abreOs integrantes da Mesa de Honra. Foto: Ariel Camilo.

Na noite de segunda-feira (27/11) foi comemorado no Plenário Tereza Delta o Dia Nacional do Cabeleireiro. A iniciativa foi do vereador Toninho Tavares (PSDB) e  realizada nos termos da Resolução n° 3.343, de 01 de junho de 2022.

Fizeram parte da Mesa de Honra:

- vereador Toninho Tavares, presidente da comissão organizadora;

- Graziela Melchior Villar, proprietária do salão Essência Concept;

- Márcio Augusto Villar, proprietário do salão Essência Concept;

- Anderson Pires de Campos, representando o prefeito Orlando Morando;

- Mateus Ferreira, representando o deputado federal Marcelo Lima.

Comemora-se no Brasil, no dia 3 de novembro, o Dia Nacional do Cabeleireiro. Nesta data é celebrado o Dia de São Martinho de Porres, padroeiro dos(as) cabeleireiros(as).

Desde jovem, São Martinho de Porres trabalhava como barbeiro-cirurgião, mas nunca deixou de ajudar os mais necessitados, aos quais dedicou toda a sua vida.

Sua morte em 3 de novembro de 1639 tornou-se um marco comemorativo, tamanha a importância do Santo espanhol, protetor dos cabeleireiros e barbeiros.

Em alguns lugares do país, a homenagem é feita no dia 19 de janeiro, devido à data de oficialização, que homenageia não apenas os cabeleireiros, como também barbeiros, maquiadores, manicures, esteticistas e profissionais afins.

Independentemente de ser celebrado em 3 de novembro ou 19 de janeiro, a data é uma forma justa de reconhecimento a estes profissionais, que dedicam sua carreira ao embelezamento dos clientes.

toninho“Hoje é uma data muito importante na qual eu me sinto padrinho de vocês aqui na cidade. Sou autor da homenagem ao Dia Nacional do Cabeleireiro no município”, destacou Toninho. Foto: Ariel Camilo.

“Hoje é um dia para celebrar e parabenizar a profissão que cuida da nossa aparência. Uma data para homenagear esses profissionais talentosos que dedicam suas vidas para deixar nossa aparência incrível. Os profissionais da beleza são verdadeiros artistas, transformam pessoas em verdadeiras obras de arte. Além disso, estes profissionais são ouvintes pacientes, compreensivos, alguém com quem possamos desabafar, oferecendo não apenas um cuidado estético, mas também um apoio emocional. Eles têm o dom de nos fazer sentir melhor. Ser profissional da beleza não é apenas uma profissão, é uma vocação. É necessário ter habilidades técnicas, criatividade, paciência para lidar com diversas demandas e gosto variado. Cada cliente é único e merece um atendimento especial, um cuidado individualizado. Os profissionais da beleza têm essa capacidade de enxergar a beleza em cada pessoa e realçar seus melhores atributos e de fazer com que ela se sinta única e especial. Nesta data quero parabenizar e agradecer a todos que, com o seu talento e dedicação, transformam nosso visual e nossas vidas. Que vocês continuem enchendo nossas vidas de cor e de estilo, espalhando a beleza e a autoestima por onde passam. Que cada corte de cabelo seja um novo começo, uma nova oportunidade de nos reinventarmos e nos sentimos mais bonitos interna e externamente. Vocês são essenciais e merecem todo o reconhecimento e gratidão por tornarem nosso dia mais bonito”, comentou Toninho Tavares em seu pronunciamento.

proprietariosMárcio Villar (à esquerda) e Graziela Villar (à direita), proprietários do Essência Concept. Foto: Ariel Camilo.

Na ocasião, os seguintes funcionários do salão Essência Concept foram homenageados com certificados de honra ao mérito:

- Sirlei Costa Oliveira

- Licieide Nascimento Roncada

- Sara Souza

- Anderson Rodrigues de Oliveira

- Beatriz Ferreira da Silva

- Vanesca Cristina Benfica

- Cristiane Santana

- Richard Oliveira Preto

- Cristiane do Vale Bezerra

- Fabiana Galvão Costa

- Maria Aparecida Souza Lopes