ss brasilitalia abreA partir da esquerda, Dr. Moreira Salata, Renato Aparecido Rosa e o vereador Minami participaram do ato de lançamento do selo postal personalizado e do carimbo comemorativo dos 50 anos da Sociedade Cultural Brasilitália durante a solenidade. Foto: Thiago Taberna

A entidade, responsável por difundir as tradições e costumes ítalo-brasileiros no município, celebrou seu 50º aniversário em uma sessão solene na noite de quinta-feira (25/04), no Plenário Tereza Delta. O vereador Hiroyuki Minami (Republicanos) presidiu a cerimônia, conforme dispõe a Resolução n° 3440/2024.

ss brasilitalia minami 2“Desde sua fundação, a Brasilitália desempenha um papel fundamental na promoção da cultura italiana, além de contribuir para fortalecer os laços com Maróstica, cidade-irmã de São Bernardo do Campo, localizada na província de Vinceza, na Itália”, destacou o vereador Minami. Foto: Thiago Taberna

Em seu pronunciamento, o parlamentar reconheceu o esforço e a dedicação dos fundadores da Brasilitália. Em seguida, destacou a relevância dos serviços prestados pela entidade para a transmissão e preservação da herança cultural italiana. “Um povo que enfrentou diversas dificuldades para chegar ao Brasil e se tornou uma comunidade bastante unida e importante para o desenvolvimento do nosso município”, afirmou.

Sediada em São Bernardo do Campo, na Rua Dr. Baeta Neves, nº 232, no Bairro Baeta Neves, a Sociedade Cultural Brasilitália foi fundada e constituída em 21 de abril de 1974, com o objetivo de reunir italianos, descendentes e simpatizantes em reuniões, eventos sociais, cívicos e festivos, cursos e seminários; além de representar a cidade em festas, palestras e comemorações.

Atualmente é representada pelo Dr. Luiz José Moreira Salata, presidente da Diretoria Executiva e demais membros, componentes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, como também pelos diretores de Departamentos e adjuntos, com o corpo de funcionários e associados em geral, interessados na causa da conservação e divulgação das tradições da Itália.

​Com um projeto de divulgação da língua e da cultura italiana, através dos cursos regulares e livres, existentes há décadas, ministrados na sede da entidade, é filiada na Fecibesp - Federação das Entidades Culturais Ítalo-brasileiras do Estado de São Paulo, contando com alunos matriculados nos diversos níveis, orientados por professores especializados.

ss brasilitaria salataPara o Dr. Moreira Salata, presidente da Diretoria Executiva da Sociedade Cultural Brasilitália, o curso de italiano oferecido pela entidade é a atividade preferida da diretoria e dos associados, formando milhares de alunos ao longo de 45 anos. Foto: Thiago Taberna.

Além do vereador Minami, as seguintes personalidades compuseram a mesa de honra:

▪️ Dr. Luiz José Moreira Salata, presidente da Diretoria Executiva da Sociedade Cultural Brasilitária;

▪️ Renato Aparecido Rosa, diretor-superintendente dos Correios;

▪️ Dra. Luciana Laspro, conselheira do Comites – Comitê dos Italianos no Exterior; responsável pelo Patronato Enasco em São Paulo; vice-presidente eleita do Circolo Italiano de São Paulo; presidente da Associação Maie Brasile - movimento associativo dos italianos no exterior -, presidente do Circolo Lucano do Brasil e suplente ao Senado italiano;

▪️ Pierluigi Pega, presidente de honra da comissão organizadora do evento, acompanhado de sua esposa, Leila Sanches Pega;

▪️ Ricardo de Moraes Ferrari, representante da Deputada Estadual Carla Morando;

▪️ Dra. Dolores Zacharias Valério, representante do Presidente da 39ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, e

▪️ Franco Di Bisceglie, diretor-tesoureiro do Circolo Italiano de São Paulo.

Destaques

Veja, nas imagens a seguir, alguns momentos da cerimônia:

ss brasilitaria pierluigiPierluigi Pega, um dos organizadores da cerimônia, discursou na tribuna em nome das famílias italianas que receberam certificados de honra ao mérito e reconhecimento cívico. Foto: Thiago Taberna

ss brasilitalia musicos

A partir da esquerda, o Coral Bicchieri D’oro, do Círculo Italiano de Toscana do Riacho Grande, e o cantor Evandro Gallão se apresentaram durante a solenidade. Foto: Thiago Taberna

ss brasilitaia 3O casal de apresentadores Ana Hickmann e Edu Guedes prestigiaram a solenidade. Foto: Thiago Taberna

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA ACESSAR:

O ÁLBUM DE FOTOS DA SESSÃO SOLENE 

A GRAVAÇÃO EM ÁUDIO DA SESSÃO SOLENE

 

mini 6

Canais online de atendimento ao munícipe
Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa.
  

abreOs integrantes da Mesa de Honra. Foto: Thiago Taberna.

Na manhã de quinta-feira (25/04), foi realizada no Plenário Tereza Delta da Câmara Municipal sessão solene de comemoração aos Grêmios Estudantis. A iniciativa foi do vereador e presidente da Casa, Danilo Lima (PODEMOS), e realizada nos termos da Resolução n° 3.451, de 10 de abril de 2024, de autoria do vereador.

Fizeram parte da mesa de honra, além do vereador Danilo Lima, presidente da comissão organizadora:

- Marcio Paula Moraes, representando Vanderlete Lozano Chiuffa Correra, dirigente regional de ensino das escolas estaduais

- Emerson Gomes Gradinar, coordenador de equipe pedagógica

- Nicollas Oliveira dos Santos, gestor dos grêmios estudantis paulistas, representante da Secretaria da Educação de São Paulo

- Pamela Silva, gestora dos grêmios estudantis paulistas, representante da Secretaria de Educação de São Paulo

- Marco Bortoleto, professor especialista em currículo

- Gustavo Prado Luis, conselheiro gremista 2024 da Escola Estadual Francisco Cristiano

- Renata Romanini, conselheira gremista suplente 2024 da Escola Estadual Senador Robert Kennedy

daniloEm seu discurso, o vereador ressaltou a importância da união dos estudantes em grupos para trazer melhorias em suas escolas. Foto: Thiago Taberna.

“O que eu acho mais importante na política como um todo é a participação. É no grêmio que vocês iniciam a vida política. A vida política não é só eleição, mas a participação em sociedade, de buscar uma cidade melhor, de buscar um mundo melhor, uma escola cada vez melhor. A partir da participação de vocês nos grêmios é que vocês recebem sugestões, críticas, podem melhorar o clima na escola, apresentar projetos nas áreas de lazer, cultura, ensino. Traz uma participação efetiva e traz para os alunos representados a possibilidade de eles também participarem”, comentou Danilo em seu pronunciamento.

Durante a solenidade, foram entregues certificados de diplomação aos estudantes membros da Diretoria Executiva do Grêmio Estudantil das escolas estaduais de São Bernardo do Campo e também o certificado de aprovação no Provão Paulista de 2023.

certificadoOrgulhosos, os alunos exibem seus certificados de diplomação como membros gremistas. Foto: Thiago Taberna.

O Grêmio Estudantil é um espaço aberto de exercício democrático da cidadania de grande valor. Por essa razão, é indispensável pensá-lo como um dos projetos da escola e inseri-lo em sua Proposta Pedagógica, acolhendo e apoiando os movimentos e desejos dos estudantes e suas potencialidades educativas. O Grêmio não é uma organização burocrática, mas sim um espaço de vivência de práticas democráticas, compromissado com uma educação voltada para a construção da cidadania e com a participação e o entendimento de serem os estudantes sujeitos sócio-históricos e culturais, que participam do processo educacional.

O grêmio pode dar importante contribuição no sentido de proporcionar o envolvimento dos estudantes, ajudando-os a pensar a escola em seu conjunto, dando o senso de pertencimento, de compromisso, de valores e princípios, bem como a reflexão e posicionamento frente aos problemas da atualidade. Dessa forma, ele favorece o desenvolvimento desses jovens em cidadãos autônomos e solidários.

A gestão democrática escolar valoriza a autonomia dos sujeitos (professores, estudantes, pais, gestão, equipe pedagógica e demais funcionários), oportunizando a participação de todos na gestão escolar, na elaboração do Projeto Pedagógico da escola, nos conselhos escolares; bem como a criação de Grêmio Estudantil pelos estudantes. Esse trabalho coletivo visa a construção da cidadania, efetivação do processo democrático e oferta de uma educação de qualidade.

Implantar e implementar ações de protagonismo juvenil proporcionará a formação de cidadãos autônomos com papel ativo no seu processo sociocultural, visando o desenvolvimento pessoal e da autonomia dos jovens, o engajamento e comprometimento social com o propósito de colaborar e transformar o contexto social no qual estão inseridos.

(Com informações do Projeto de Resolução n° 24/2024)

 

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA ACESSAR:

 O ÁLBUM DE FOTOS DA SESSÃO SOLENE 

 A GRAVAÇÃO EM ÁUDIO DA SESSÃO SOLENE

 

Canais online de atendimento ao munícipe
Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa

ss pastor kerciton abreA partir da esquerda, o vereador Lucas Ferreira, Janiê Oliveira, o pastor Kerciton Oliveira e o deputado federal Alex Manente durante a entrega do Título de Cidadão São-Bernardense, na sessão solene realizada na noite de sábado (20/04), no Plenário Tereza Delta. Foto: Assessoria do vereador Lucas Ferreira

O pastor Kerciton Alexandre Aparecido Oliveira, da Igreja A Caminho de Sião, no bairro Dos Casa, recebeu o Título de Cidadão São-Bernardense em uma sessão solene realizada na noite de sábado (20/04), no Plenário Tereza Delta. A honraria foi concedida em retribuição aos relevantes trabalhos de evangelização prestados no município, conforme disposto no Decreto Legislativo n.º 1813/2024, de autoria do vereador Lucas Ferreira (PL).

ss pastor kerciton vereadorPara o vereador Lucas Ferreira, responsável pela cerimônia, “a história do pastor Kerciton é um testemunho de perseverança e superação, impulsionado pelo propósito divino de levar a fé em Cristo a todos, mesmo em meio às suas próprias limitações”. Foto: Assessoria do vereador Lucas Ferreira

Para o parlamentar, o homenageado “é um exemplo vivo de como a fé e o comprometimento podem impactar positivamente na sociedade. Sua jornada inspiradora continua a influenciar vidas e a construir uma comunidade que busca a restauração espiritual e a divulgação do amor de Cristo em cada ação e palavra”.

ss pastor kerciton homenageado“Este é um momento muito especial para mim. Sinto-me extremamente grato e emocionado em receber esta honraria. Aqueles que pastoreiam de forma séria e verdadeira têm consciência da importância de ter o seu trabalho reconhecido como um motivo para perseverar”, afirmou o pastor Kerciton em seu discurso de agradecimento. Foto: Assessoria do vereador Lucas Ferreira

Nascido em Marília, estado de São Paulo, em 21 de maio de 1978, o pastor Kerciton é filho de José Rubens da Silva Oliveira e Ana Pereira Oliveira. Casado com Janiê, é pai de Vinicius Pedrosa, um adolescente de 17 anos.

Sua trajetória é marcada por uma busca constante pelo conhecimento e pelo serviço à comunidade.

Após concluir o ensino médio na Instituição Jandyra Vieira Cunha Barra e no Colégio São Vitor, se formou bacharel em Teologia pelo Seminário Batista e concluiu a pós-graduação em Contexto Cultural Israelita Judaico do Novo Testamento pelo Instituto Bíblico de Israel.

Conquistou habilidades linguísticas, como a formação em introdução ao hebraico bíblico pelo CATES e fluência em grego e hebraico bíblico pelo Instituto Bíblico de Israel. Continua a aprimorar seus conhecimentos na Yeshivát Shuvu, uma escola rabínica que explora o contexto judaico cultural das Escrituras.

É pastor-presidente do Ministério Evangelístico a Caminho de Sião, Igreja Cristã Restaurada, fundada em 19 de abril de 2019, no Bairro Dos Casa, em São Bernardo do Campo.

ss pastor kerciton mesaOs integrantes da mesa de honra, presidida pelo vereador Lucas Ferreira, durante a execução dos Hinos Nacional e do Município. Foto: Assessoria do vereador Lucas Ferreira

Janiê Pedrosa de Sousa Oliveira, esposa do homenageado; o pastor Julio Vitor da Palma, acompanhado de sua esposa, Clarice Gonzaga da Palma; o pastor Jarbas Monteiro Filho, acompanhado de sua esposa, Zélia Pereira Monteiro, e o conselheiro tutelar Tiago Gonzaga, acompanhado de sua noiva, Bruna Mantovani, ocuparam lugares de destaque na mesa de honra da solenidade, ao lado do pastor Kerciton Oliveira e do vereador Lucas Ferreira.

  

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR:

A GRAVAÇÃO EM ÁUDIO DA SESSÃO SOLENE

 

mini 6

Canais online de atendimento ao munícipe
Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa.
  

 

WhatsApp Image 2024 04 24 at 12.20.28 01 EditFoto: Assessoria de Comunicação.

Na manhã desta quarta-feira (24/04/2024), os vereadores de São Bernardo do Campo deram aval às seguintes propostas:

- Projeto de Lei N°. 39/2024, de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre alteração da Lei Municipal nº 7.298, de 24 de março de 2024, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com Instituição Financeira, destinada às obras do Sistema Viário e de Mobilidade Urbana, com ou sem garantia da União, e dá outras providências.

- Projeto de Lei N°. 40/2024, de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre abertura de crédito adicional especial e dá outras providências.

- Projeto de Lei N°. 41/2024, de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre abertura de crédito adicional especial e dá outras providências.

- Requerimento N°. 58/2024, de autoria coletiva, de Moção de Repúdio à festa “Bicuda”, realizada na cidade de Campinas, com a utilização de dinheiro público decorrente de emenda parlamentar.

Matérias aprovadas por acordo de lideranças

- Projeto de Resolução N°. 28/2024, de autoria do vereador Danilo Lima (PODE), que dispõe sobre autorização de cessão do Plenário “Tereza Delta” da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, e dá outras providências. (dia 3 de maio de 2024, das 14h às 18h, para realização de audiência pública referente à apresentação da minuta de Revisão do Plano Diretor do Município)

- Projeto de Decreto Legislativo N°. 36/2024, de autoria do vereador Minami (REPUBLICANOS), que dispõe sobre a concessão de “Medalha João Ramalho” à Sra. Helena Ikue Mizumura Nakashima.

- Projeto de Decreto Legislativo N°. 37/2024, de autoria do vereador Minami (REPUBLICANOS), que dispõe sobre concessão de Título de “Cidadão São-Bernardense” ao Dr. Robson Barbosa de Miranda.

- Projeto de Decreto Legislativo N°. 38/2024, de autoria do vereador Danilo Lima (PODE), que dispõe sobre concessão de Título de “Cidadão São-Bernardense” ao Dr. José Roberto de Araújo Pelosini.

- Projeto de Decreto Legislativo N°. 39/2024, de autoria do vereador Mauricio Cardozo (UNIÃO), que dispõe sobre a concessão de “Medalha João Ramalho” ao Sr. Luiz Adriano Prezia Carneiro.

- Projeto de Decreto Legislativo N°. 40/2024, de autoria do vereador Netinho Rodrigues (PODE), que dispõe sobre concessão de Título de “Cidadã São-Bernardense” à Sra. Elisa Regina Dante Godinho.

- Requerimento N°. 55/2024, de autoria do vereador Lucas Ferreira (PL), de Moção de Congratulação com o Sr. Sidnei Alves Beserra, que desempenha um papel fundamental representando, por meio do esporte, o município de São Bernardo do Campo.

- Requerimento N°. 57/2024, de autoria do vereador Pery Cartola (CIDADANIA), que Moção de Repúdio à Gol Linhas Aéreas.

- Pedido de prorrogação de prazo para que a Comissão de Fiscalização de Contratos e Convênios possa emitir seu parecer final sobre o Processo Administrativo n° 49/2023.

- Pedido de prorrogação de prazo para que a Comissão de Fiscalização de Contratos e Convênios possa emitir seu parecer final sobre o Processo Administrativo n° 93/2023.

 

Saiba mais em:

➡ 12ª Sessão Ordinária de 2024

➡ CLIQUE AQUI e ouça o áudio desta Sessão Ordinária

Canais online de atendimento ao munícipe
Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa.

reuniao brtVereadores membros da comissão especial se reuniram na Sala de Apoio, na tarde desta quarta-feira (17/04). Foto: ACOM/CMSBC.

Instalada na Câmara Municipal nesta legislatura, a comissão especial temporária que acompanha o plano e as obras do BRT (Bus Rapid Transit) se reuniu na tarde desta quarta-feira (17/04), após a 11ª sessão ordinária, para eleger seus novos presidente, vice-presidente e relator.

Após discussão e votação, o colegiado elegeu Jorge Araújo (UNIÃO BRASIL) para presidente, Henrique Kabeça (PMB) para vice-presidente e Ivan Silva (PRTB) como relator.

A Comissão Temporária Especial para acompanhar o plano e as obras do BRT (Bus Rapid Transit) na região do ABC foi instituída através do Requerimento nº 109/2021, de Jorge Araújo (União Brasil). Também fazem parte do colegiado: Gordo da Adega/Josias Paz (PODEMOS), Pery Cartola (CIDADANIA), Dr. Eliezer Mendes (PL), Ana do Carmo (PT), Minami (REPUBLICANOS), Palhinha (Avante), Reginaldo Burguês (AGIR), Alex Mognon (PP), Glauco Braido (MDB) e Almir do Gás (PRD).

 CLIQUE AQUI e saiba mais sobre os trabalhos desta Comissão Temporária Especial

Canais online de atendimento ao munícipe
Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa

Subcategorias