ss collaco abreO vereador Julinho Fuzari entregou uma placa comemorativa em homenagem aos 60 anos de fundação da Escola Estadual Prof.ª Luiza Collaço Queiroz Fonseca. Foto: Ariel Camilo

Para celebrar a data, Marli Soéli da Silva, diretora, e Reginalda Maria Costa, vice-diretora da instituição pública de ensino localizada no bairro Ferrazópolis, receberam Medalhas João Ramalho e uma placa comemorativa em uma sessão solene na noite de terça-feira (28/11), no Plenário Tereza Delta.

Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido, o vereador Julinho Fuzari (PSC), responsável pela iniciativa, também entregou diplomas de honra ao mérito a professores e funcionários em atividade e aposentados, bem como a pais e ex-alunos que fizeram parte da história da escola.

ss collaco vereador“Sinto-me honrado em presidir este momento memorável, para honrar aqueles que tanto fizeram e fazem pela nossa cidade, que contribuem e contribuíram com a educação das nossas crianças e jovens”, declarou o vereador Julinho Fuzari. Foto: Ariel Camilo

“Ao visitar algumas escolas estaduais como a Luiza Collaço, e conhecer o trabalho feito lá, uma semente de esperança foi plantada: o ensino público está resgatando sua força, porque existem pessoas batalhadoras e dedicadas à frente desses colégios. Fui surpreendido de forma positiva com as notas do Enem do ano passado ao ver a colocação das escolas estaduais em São Bernardo do Campo. Graças à dedicação e empenho de vocês que, sem tanto suporte, dão conta do recado e cumprem essa função com qualidade e excelência”, parabenizou o parlamentar.

ss collaco convidados

Professores, funcionários e alunos prestigiaram a sessão solene realizada na noite de terça-feira (28/11), no Plenário Tereza Delta. Foto: Ariel Camilo

Histórico

A escola, criada a partir do Decreto n.º 42.703, de 29 de novembro de 1963, com o nome “Grupo Escolar do Bairro de São Bernardo Mirim”, funcionava como escola isolada desde 1962.

Em 1969, foi inaugurado o atual prédio da escola - um projeto reconhecido e premiado do arquiteto Ubirajara Artioli.

Em 1970, o grupo escolar recebeu o nome “Prof.ª Luiza Collaço Queiroz Fonseca”. O professor Aurélio Cruz (1914-1993), Delegado de Ensino em São Bernardo do Campo, propôs a denominação levando em consideração que “Dona Luiza” havia sido sua professora em São Sebastião da Grama, no interior do Estado de São Paulo.

Luiza Collaço Queiroz Fonseca nasceu em Santos, em 1896, e faleceu em 1969. Formou-se professora em 1914. Realizou o curso Normal, antigo Magistério, no célebre Instituto Caetano de Campos, em São Paulo. Lecionou no bairro Brás, na capital de São Paulo; em São Sebastião da Grama; no Guarujá, e em Santos.

Em 2021, a jornada escolar passou para o período integral, atendendo o Ensino Fundamental Anos Finais (do 6º ao 9º ano), das 7h às 14h, e o Ensino Médio Regular e Ensino Médio Técnico Profissionalizante, das 14h15 às 21h15.

(Com informações do Projeto de Resolução n.º 49/2023)

Marli Soéli da Silva

ss collaco marli“Acredito que os nossos alunos mereçam uma boa educação. E, por acreditar, mesmo sendo uma professora aposentada, continuo exercendo a função de diretor de escola. O amor pela profissão, pelo que fazemos, e principalmente pelos nossos alunos sempre fala muito mais alto”, afirmou Marli Soéli da Silva, diretora da E. E. Prof.ª Luiza Collaço Queiroz Fonseca desde 2012, ao receber a medalha João Ramalho, entregue pelo vereador Julinho Fuzari. Foto: Ariel Camilo

A Sra. Marli Soéli da Silva nasceu na cidade de Alvorada do Sul, no estado do Paraná, em 11 de outubro de 1967.

Seu pai trabalhava como mestre de obras e sua mãe, como costureira.

Em 1984, mudou-se para São Bernardo do Campo, quando ainda cursava os anos finais do Ensino Fundamental, concluído na Escola Lopes Trovão.

Cursou o Magistério juntamente com o Ensino Médio na E. E. João Ramalho. Formou-se em Arte Educação em 1990, pela Faculdade Integrada Teresa D`Ávila, em Santo André.

Iniciou a trajetória na rede pública estadual em 1991. A primeira escola pública na qual foi professora de Educação Artística em São Bernardo do Campo foi a E. E. Prof.ª Maria Osório Teixeira, na Vila Ferreira. Trabalhou em várias outras unidades escolares.

Em 2001, formou-se em Pedagogia com habilitação para Gestão Escolar e Supervisão na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo do Campo. É pós-graduada pela Universidade de São Paulo em Gestão Escolar desde 2012.

Iniciou na área de gestão escolar em 2006, como vice-diretora. Em 2012, começou a carreira como diretora escolar na E. E. Professora Luiza Collaço Queiroz Fonseca. Com a ajuda da equipe e a colaboração da comunidade, faz um trabalho coletivo para que a escola cresça em qualidade e excelência.

(Com informações do Decreto Legislativo n.º 1.788, de 11 de setembro de 2023)

Reginalda Maria Costa

ss collaco reginalda“Nosso objetivo maior é formar seres humanos capazes, cidadãos conscientes de seu papel na sociedade e lutar diariamente por uma educação pública de qualidade. Agradeço a todos que reconhecem e valorizam a importância da educação para uma sociedade igualitária, humanizada e transformadora”, afirmou Reginalda Maria Costa, vice-diretora/COE (Coordenadora de Organização Escolar) da E. E. Prof.ª Luiza Collaço Queiroz Fonseca desde 2017, ao receber a Medalha João Ramalho, entregue pelo vereador Julinho Fuzari. Foto: Ariel Camilo

A Sra. Reginalda Maria Costa nasceu em Patos, no estado da Paraíba, em 22 de janeiro de 1965.

Seu pai é marceneiro e funcionário público, e sua mãe é professora primária.

Iniciou a carreira como professora em 1985, quando ainda estava na Faculdade de Letras. Formou-se em 1987, na Faculdade Francisco Mascarenhas, na cidade de Patos.

Em 1989, mudou-se para a cidade de São Bernardo do Campo, onde foi muito bem acolhida.

Em 1990, começou a ministrar aulas de Línguas Portuguesa e Inglesa na E.E.I. Prof.ª Luíza Collaço Queiroz Fonseca, para a Educação Básica, Ensinos Fundamental e Médio, bem como em várias escolas públicas e privadas.

Realizou diversos cursos de formação, atualização e Gestão Escolar na área da Educação. Concluiu sua primeira Pós-Graduação em Jaboticabal, interior de São Paulo, em 2002, e a segunda, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em 2012. Concluiu a Licenciatura em Pedagogia em 2015.

Desde 2012, atua na Escola Prof.ª Luíza Collaço Queiroz Fonseca e, por cinco anos, ocupou o cargo de Coordenadora Pedagógica, e consequentemente, Vice-Diretora, permanecendo até os dias atuais, desenvolvendo um trabalho em prol da melhoria do ensino, aprendizagem e da convivência escolar, juntamente com a Diretora Marli Soéli Silva.

(Com informações do Decreto Legislativo nº 1.789, de 11 de setembro de 2023)

Destaques

ss collaco mesaA partir da esquerda, Edson Donizete Porto, atual diretor da Unidade Escolar Lauro Gomes de Almeida; Marli Soéli da Silva, diretora da E. E. Prof.ª Luiza Collaço Queiroz Fonseca; o vereador Julinho Fuzari; Reginalda Maria Costa, vice-diretora da E. E. Prof.ª Luiza Collaço Queiroz Fonseca, e Leonor Febba Martins, ex-funcionária da E. E. Prof.ª Luiza Collaço Queiroz Fonseca, compuseram a mesa de honra. Foto: Ariel Camilo

ss collaco marquinhosO maestro Marquinhos, da Orquestra Sinfônica de São Bernardo do Campo, homenageou os convidados da sessão solene e os funcionários da Escola Estadual Prof.ª Luiza Collaço Queiroz Fonseca. Foto: Ariel Camilo

ss collaco medalhaA "Medalha João Ramalho", outorgada pela Câmara Municipal, a pessoas físicas ou jurídicas, merecedoras do reconhecimento da população são-bernardense, foi instituída pelo Decreto Legislativo n.º 68, de 21 de março de 1975. Foto: Ariel Camilo

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA ACESSAR:

O ÁLBUM DE FOTOS DA SESSÃO SOLENE 

A GRAVAÇÃO EM ÁUDIO DA SESSÃO SOLENE

 

mini 6

Canais online de atendimento ao munícipe
Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa.