ss sgi dipoma abreAo lado do secretário municipal Hiroyuki Minami e do vereador Ary de Oliveira, Edvaldo Kakegawa, coordenador da BSGI da Grande São Paulo, recebeu um diploma em comemoração ao 30º aniversário da 4ª visita do Dr. Daisaku Ikeda ao Brasil. Foto: Gabriel Sousa

Na tarde de sábado (25/11), o Plenário Tereza Delta sediou a comemoração do Dia da Soka Gakkai Internacional (SGI), com o tema “Reunindo a criatividade histórica para restaurar a paz”, conforme disposto na Resolução n.º 2.315/2005.

Criada em 1930, no Japão, por Tsunessaburo Makiguchi, a SGI difunde as filosofias e os ideais humanísticos de Nichiren Daishonin, cuja diretriz básica é a felicidade plena da humanidade. A organização não governamental, filiada à Organização das Nações Unidas (ONU), está presente em 190 países e territórios e conta com aproximadamente 12 milhões de membros em todo o mundo.

Em território nacional, a SGI é representada pela Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI), constituída em 1960 pelo Dr. Daisaku Ikeda. Com mais de 200 mil associados no país, promove exposições, intercâmbios com universidades e museus, entre outras atividades nas áreas da educação e cultura.

ss sgi minuto silêncioOs convidados da solenidade fizeram um minuto de silêncio em memória do Dr. Daisaku Ikeda, falecido no dia 15 de novembro, aos 95 anos de idade. O líder budista deixou um legado em prol da paz, da cultura e da educação. Foto: Gabriel Sousa

O vereador Ary de Oliveira (PSDB), responsável pela sessão solene, iniciou seu pronunciamento lamentando o falecimento do Dr. Ikeda, no dia 15 de novembro, aos 95 anos, de causas naturais. Ele deixou a esposa, Sra. Kaneko Ikeda, e os filhos Hiromasa e Takahiro.

“Somos solidários à família que perdeu esse grande homem, que tanto faz falta neste momento. Ele viajou o mundo todo, passou por vários países, pregando a paz, pois era esse o seu objetivo. Hoje, vemos um mundo em conflito: Ucrânia e Rússia, Israel e Hamas, além de homicídios, genocídios, feminicídios e outras formas de violência. Nesta ocasião, prestamos uma homenagem póstuma ao Dr. Ikeda, que nos deixou um grande legado. Graças a ele, temos a BSGI em nosso país, associação que presta serviço, não só em favor da união entre as pessoas, mas também para levar cultura, lazer e conhecimento à comunidade”, destacou o parlamentar.

Segundo o Requerimento n.º 170/2023, o Dr. Daisaku Ikeda nasceu em Tóquio, no dia 02 de janeiro de 1928, como o quinto de oito filhos de uma família de coletores de algas marinhas. Foi pacifista, filósofo, educador, escritor e poeta. Formado em Economia pela Escola Superior Fuji, no Japão, fundou diversas instituições voltadas à promoção da paz, da cultura e da educação em diferentes países. Assumiu como 3º presidente da Soka Gakkai em 1960, como presidente da Soka Gakkai Internacional em 1975, e como presidente honorário da Soka Gakkai em 1979.

Dentre os diversos convidados que prestigiaram a solenidade, destaca-se as presenças de Hiroyuki Minami, vereador licenciado e atual secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, representando o prefeito Orlando Morando; Edvaldo Kakegawa, representando a BSGI, coordenador da Coordenadoria da Grande São Paulo; Monique Tiezzi, coordenadora da Divisão dos Jovens da BSGI; Roberto Futema, vice-coordenador da Coordenadoria da Grande São Paulo; Magda Lombardi da Silva, coordenadora-geral da Coordenadoria Geral do Estado de São Paulo; Massaiti Assanome, responsável da Sub-Região Grande ABC; Euclides Beck, responsável da Região Metropolitana; Rosângela Glória de Souza, responsável da Divisão Feminina da Região Metropolitana; Aline Yukari Oda Fugimoto, responsável da Divisão Feminina de Jovens da Região Metropolitana; Amanda Yumi Yamaura Hyodo, responsável da Divisão dos Estudantes da Região Metropolitana, e o assessor parlamentar Mateus Ferreira, representando o deputado federal Marcelo Lima.

Confira, nas imagens abaixo, os principais momentos da cerimônia:

ss sgi videoOs convidados assistiram a um vídeo alusivo aos 63 anos de fundação da BSGI. Foto: Gabriel Sousa

ss sgi vida e obraAmanda Hyodo leu um texto sobre a vida e obra do Dr. Daisaku Ikeda. Foto: Gabriel Sousa

ss sgi proposta pazFábio Noriaki Inoue e Izabela Cristina Lino Galindo divulgaram a proposta “Reunindo a criatividade histórica para restaurar a paz”, publicada pelo Dr. Daisaku Ikeda. Foto: Gabriel Sousa

ss sgi bandasAs Bandas Asas da Paz e Kotekitai Taiyo Ongakutai executaram a “Marcha para o Século XXI”, “Jovem de Juramento” e “Canção da Alvorada Carmesim”. Foto: Gabriel Sousa

ss sgi coralO coral Uirapuru, da BSGI, se apresentou após a declamação do poema “Paz, a base para a eterna felicidade”, do Dr. Daisaku Ikeda. Foto: Gabriel Sousa

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA ACESSAR:

O ÁLBUM DE FOTOS DA SESSÃO SOLENE

A GRAVAÇÃO EM ÁUDIO DA SESSÃO SOLENE