abreOs integrantes da Mesa de Honra. Foto: Oscar Jupiraci.

Na noite da última sexta-feira (10/11), por iniciativa do vereador Aurélio Bacelar (PSDB), foi comemorado na Câmara Municipal o Dia do Médico. A solenidade foi realizada nos termos das Resoluções nº 1.268, de 13 de outubro de 1994, e nº 1.816, de 23 de outubro de 2000.

Compuseram a Mesa de Honra da sessão solene:

- vereador Aurélio, presidente da comissão organizadora;

- Dra. Thereza Christina Machado de Godoy, presidente da Associação Paulista de Medicina São Bernardo do Campo/Diadema;

- Andre Ferrari, neto de Enzo Ferrari;

- Aline Clementi Charles, esposa do Dr. João Eduardo Charles;

- Dr. Alexandre Ricardo Fumagalli;

- Dr. Celso Franco de Godoy;

- Dr. João Parisi Neto;

- Dr. Marcos Rogério da Silva;

- Dr. Stefanos Paraskevas Lazarou, diretor técnico do Hospital de Clínicas, representando o Dr. Geraldo Reple, secretário municipal de Saúde;

- Matheus Ferreira, representando o deputado federal Marcelo Lima.

“Celebramos hoje o Dia do Médico, uma data que nos permite refletir sobre a importância fundamental da profissão médica em nossa sociedade. Os médicos são verdadeiros guardiões da vida, aqueles que dedicam seus conhecimentos, habilidades e paixão para aliviar o sofrimento humano e promover o bem-estar de todos nós. Em momentos de dor e fragilidade são neles que depositamos nossa confiança e eles respondem com compaixão, dedicação e expertise. Ao homenagearmos esses notáveis médicos, prestamos tributo não apenas às suas realizações individuais, mas também à profissão médica como um todo. Agradecemos a todos os médicos que diariamente enfrentam desafios, superam obstáculos e oferecem cuidado e compaixão àqueles que deles necessitam. Nesse Dia do Médico celebramos não apenas as conquistas passadas, mas também reafirmamos nosso apoio àqueles que continuam a escrever a história da medicina em São Bernardo do Campo”, destacou Aurélio em seu pronunciamento.

aurelio“Nesta noite, temos a honra de reconhecer alguns desses notáveis profissionais que fizeram história em São Bernardo do Campo Foto”, ressaltou o parlamentar. Foto: Oscar Jupiraci.

Na ocasião, recebeu a Medalha João Ramalho: Dr. Enzo Ferrari (in memoriam), recebida por seu neto, Andre Ferrari.

O Dr. Enzo Ferrari nasceu em Mirandola, na Itália, em 14 de outubro de 1927.

Em 30 de dezembro de 1927, a família Ferrari desembarcou no Porto de Santos, e de lá, seguiram para Elisiário, no município de Catanduva, para trabalharem na roça. Foi uma saga para o Dr. Enzo Ferrari se formar médico.

Formou-se pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, na turma de 1953. Depois de formado, veio para São Bernardo do Campo, em 5 de maio de 1955, e nunca mais saiu.

Foi casado com a Sra. Orieta Ferrari e teve três filhas: Silvana, médica; Raquel, dentista e Heloisa, arquiteta.

Muito colaborou com a cidade, sendo um dos fundadores do Hospital São Bernardo. Até 1948, a cidade de São Bernardo do Campo não tinha hospital. As parturientes tinham que se locomover para as cidades vizinhas e o Dr. Enzo, com seu empreendedorismo, juntou um grupo pequeno de médicos e idealizou o Hospital São Bernardo, que cresceu e se tornou uma referência na região.

Era o mais antigo médico em atividade em São Bernardo do Campo e um dos mais antigos do Grande ABC. Tinha um grande orgulho disto, sempre se envolvendo de corpo e alma nas atividades médicas, sociais e políticas de São Bernardo do Campo.

A seguir, listamos algumas das realizações mais importantes:

- Participou, em 1958, da fundação da Sociedade Médica de São Bernardo, ao lado de seis amigos médicos, que na época, eram os únicos médicos da cidade, sendo o primeiro presidente da Sociedade, hoje Associação Paulista de Medicina - Regional de São Bernardo do Campo;

- foi o segundo presidente da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, onde também lecionou;

- foi Secretário Municipal de Saúde e Promoção Social de São Bernardo do Campo, na gestão do Prefeito Geraldo Faria Rodrigues, no período de 1973 a 1977.

Manteve-se atuante até os 90 anos de idade, quando resolveu parar de trabalhar e se dedicar a outros afazeres e à família.

Sempre gostou muito de ler e também se dedicou a escrever vários artigos para os jornais da região. Chegou a publicar três livros.

Faleceu em 11 de agosto de 2023, aos 95 anos de idade.

(Com informações do Decreto Legislativo n° 1.794/2023)

andre ferrariRecebeu a Medalha João Ramalho, representando a família, o Sr. Andre Ferrari, neto de Enzo (in memoriam). Foto: Oscar Jupiraci.

E receberam o Título de Cidadão São Bernardense:

Dr. João Eduardo Charles (in memoriam), recebido por Aline Clementi Charles, esposa.

O Dr. João Eduardo Charles nasceu em Presidente Prudente, em 19 de outubro de 1954 e faleceu em 14 de janeiro de 2022.

Foi casado com a Sra. Aline Clementi e teve três filhos: Luiz Felipe, José Guilherme e Pedro Henrique; bem como, duas netas: Valentina e Júlia.

Era morador de São Bernardo do Campo desde 1979.

Sempre trabalhou muito pela classe médica, em defesa dos médicos e melhorias necessárias para a categoria e, também, sempre estava envolvido em projetos sociais, visando auxiliar a comunidade carente.

Atuou como Médico Anestesiologista em diversos locais, tais como: Cooperativa Médica de São Bernardo do Campo - SASB, nos anos de 1981 e 1982; Hospital Príncipe Humberto em São Bernardo do Campo de 1982 a 2003; Hospital e Maternidade Rudge Ramos de 1981 a 2004; Hospital Tide Setúbal de 1985 a 1996, bem como em várias unidades da Prefeitura do Município de São Paulo de 1996 a 2000.

Além disso, ocupou os seguintes cargos:

- Diretor de Comunicação e Marketing na Associação Paulista de Medicina - Regional São Bernardo do Campo/Diadema;

- Conselheiro do CREMESP de 1993 a 2003, onde ocupou diversos cargos durante o período;

- Coordenador de Saúde da Subprefeitura de Vila Formosa, Carrão e Aricanduva, período 2000 a 2003;

- Assessor da Coordenadoria Hospitalar da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo;

- 1º Secretário da Associação Médica Brasileira de 1997 a 2000;

- Diretor da Sociedade Paulista de Anestesiologia e da SBA, período 1995 a 2001;

- Presidente da Associação Paulista de Medicina - Regional São Bernardo do Campo/Diadema, no período 2017 a 2020;

- Presidente da Câmara Técnica de Anestesiologia do Conselho Regional de Medicina de São Paulo;

- Membro da Comissão Médica do MERCOSUL, como representante do Conselho Regional de Medicina de São Paulo de 1994 a 2002.

Cabe ainda destacar que, em sua homenagem, a Unidade de Pronto Atendimento Baeta Neves, foi denominada "Doutor João Eduardo Charles".

(Com informações do Decreto Legislativo n° 1.793/2023)

alineRecebeu o Título de Cidadão São-Bernardense a Sra. Aline Clementi Charles, esposa do Dr. João Eduardo Charles (in memoriam). Foto: Oscar Jupiraci.

Dr. Alexandre Ricardo Fumagalli

O Dr. Alexandre Ricardo Fumagalli nasceu em São Paulo, Capital, em 22 de junho de 1959.

Casado com a Dra. Cristiana Fumagalli, médica pediatra, tem dois filhos: Fernando e Renato, ambos são formados em Administração de Empresas e trabalham no mercado financeiro.

Médico formado pela Santa Casa de São Paulo, em 1985, com residência em Cirurgia Cardíaca na Santa Casa de São Paulo, possui, ainda, o título de especialista em Terapia Intensiva pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva.

Após sua formação, transferiu seu trabalho para São Bernardo do Campo e aqui permanece há 33 anos, contribuindo muito com a cidade.

Ocupou o cargo de Diretor Clínico no Hospital São Bernardo, durante 12 anos; foi Presidente da Comissão de Ética Médica por 6 anos e, ainda, Presidente da Sociedade de Cardiologia da Regional do ABC, no período de 1999 a 2002.

Há vários anos atende em clínica particular, em São Bernardo do Campo, realizando consultas e exames não invasivos na área de cardiologia.

Ressalte-se, também, que é médico cardiologista no Hcor, onde atende e faz as cirurgias cardiológicas.

(Com informações do Decreto Legislativo n° 1.792/2023)

alexandreDr. Alexandre Ricardo Fumagalli recebeu o Título de Cidadão São-Bernardense das mãos do vereador Aurélio. Foto: Oscar Jupiraci.

Dr. Artur Prado Marsicano

O Dr. Artur Prado Marsicano nasceu em Santa Rita do Passa Quatro, no Estado de São Paulo, em 25 de abril de 1945.

Formou-se em 1972, pela Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul.

É casado com a Dra. Ana Carolina Denari Marsicano, que também é médica, desde 1973. Tem dois filhos: Liliana, advogada e Cesar Artur, biomédico.

Veio para São Bernardo do Campo em 1973 e aqui decidiu permanecer e construir sua família. Além disso, adotou o município como cidade natal, onde criou seus laços, afinidades e desenvolveu-se profissionalmente.

É Médico do Trabalho, formado pela Universidade do ABC, em 1974, 1ª turma.

Além disso, é pós-graduado em Gastroenterologia Clínica e Cirúrgica, com a equipe do Dr. Walter Pinotti, do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Ocupou o cargo de Médico Coordenador do Departamento de Medicina do Trabalho, no período de 1992 a 2008, no Hospital PS Central de São Bernardo do Campo, HMU - São Bernardo do Campo e Hospital Anchieta

Atuou como Médico Perito do Serviço de Medicina do Trabalho da Prefeitura Municipal, realizando o serviço de inspeção médica (SIM), até 2021.

Trabalha, também, como médico Gastroenterologista no Instituto Central de Gastroenterologia do ABC, clínica onde é sócio e atua desde 1977.

Foi Presidente da Associação Paulista de Medicina - Regional de São Bernardo do Campo/Diadema, no período de 2005 a 2008 e atualmente exerce o cargo de Diretor de Defesa Profissional.

(Com informações do Decreto Legislativo n° 1.791/2023)

therezaDr. Artur Prado Marsicano foi representado pela Dra. Thereza Christina Machado de Godoy, presidente da Associação Paulista de Medicina São Bernardo do Campo/Diadema. Foto: Oscar Jupiraci.

Dr. Celso Franco de Godoy

O Dr. Celso Franco de Godoy nasceu em Bragança Paulista, interior de São Paulo, em 31 de janeiro de 1953.

É casado com a médica Thereza Christina Machado de Godoy e tem dois filhos: Heitor e Carolina, ambos médicos.

Formado há 45 anos pelo Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC, na turma de 1978. Fez residência e se especializou em Cirurgia do Aparelho Digestivo, no Hospital Heliópolis (serviço do Prof. Dr. Salomão Chaib).

Após sua formação, optou por vir para São Bernardo do Campo e aqui constituiu sua família e iniciou a vida profissional.

Fundou a Clínica CEMES, em 1983, situada na Rua João Pessoa, nº 320, a qual se mantém atuante até hoje. Orgulha-se de ver seu empreendimento fortalecido, mesmo diante de momentos de grandes dificuldades, por quais vários empresários passaram.

A Clínica tem uma gama de especialidades e possui um corpo clínico com profissionais de excelência.

Reside em São Bernardo do Campo há 63 anos e, portanto, pela sua trajetória, contribuiu muito para o crescimento da cidade.

(Com informações do Decreto Legislativo n° 1.795/2023)

celsoDr. Celso Franco de Godoy recebeu o Título de Cidadão São-Bernardense das mãos do vereador Aurélio. Foto: Oscar Jupiraci.

Dr. João Parisi Neto

O Dr. João Parisi Neto nasceu em São Paulo, Capital.

É casado com a Sra. Cleimar Franco de Aguiar Parisi há 43 anos e tem duas filhas: Juliana Parisi e Gabriela Parisi, a qual é casada com Eugênio Carvalho Carney. E também tem uma neta: Laura.

Formado há 45 anos pela Universidade São Francisco de Bragança Paulista em 1977, após seu casamento, optou por residir na amada cidade de São Bernardo do Campo, a qual reside há 43 anos.

Fez especialização em Clínica Médica e Cardiologia na Escola Paulista de Medicina e no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, obtendo o Título de especialista pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.

Sua trajetória profissional contempla os cargos de: Médico na Volkswagen do Brasil, durante 16 anos; Chefe da Cardiologia da Santa Helena Assistência Médica por 17 anos; Diretor Clínico do Hospital Neomater, no período de 1996 a 1999; Diretor da SOCESP - Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, Regional do ABC, de 2013 a 2014 e Presidente da Associação Paulista de Medicina Regional de São Bernardo do Campo e Diadema de 1997 a 2002, quando, na sua gestão, foi construída a atual sede em terreno com cessão de uso concedida pela Prefeitura de São Bernardo do Campo, na administração do então Prefeito Dr. Mauricio Soares.

Atende em consultório particular há 40 anos, na área de Cardiologia, realizando todos os tipos de exames cardiológicos não invasivos.

(Com informações do Decreto Legislativo n° 1.790/2023)

joaoDr. João Parisi Neto recebeu o Título de Cidadão São-Bernardense das mãos do vereador Aurélio. Foto: Oscar Jupiraci.

Dr. Marcos Rogério da Silva

O Dr. Marcos Rogério da Silva nasceu em Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais e reside em São Bernardo do Campo há 39 anos.

Formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em 1980.

Casado com a Sra. Maria Regina Luiz da Silva, tem três filhos: Amália, Produtora de Eventos; Rafael, Médico Emergencista e Clínico Geral; e Marcio, Engenheiro Mecânico.

É pós-graduado em Geriatria e Gerontologia pelo Instituto de Pesquisa e Ensino Médico (IPEMED-SP).

Possui um consultório médico e também realiza atendimento domiciliar nas especialidades de Geriatria, Clínica Médica e Medicina do Trabalho.

Realiza, ainda, perícia médica junto ao INSS e, com orgulho, trabalhou no Serviço Público de São Bernardo do Campo por 30 anos, no período de 1992 a 2022.

Atua há 42 anos na Clínica Médica e como Socorrista, bem como, tem 25 anos de experiência na área de Geriatria.

Ademais, exerce trabalho voluntário como Colaborador Médico da Associação Brasileira de Alzheimer - ABRAz, Regional de São Bernardo do Campo.

(Com informações do Decreto Legislativo n° 1.796/2023)

marcosDr. Marcos Rogério da Silva recebeu o Título de Cidadão São-Bernardense das mãos do vereador Aurélio. Foto: Oscar Jupiraci.

 

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA ACESSAR:

 O ÁLBUM DE FOTOS DA SESSÃO SOLENE

 A GRAVAÇÃO EM ÁUDIO DA SESSÃO SOLENE

 

Canais online de atendimento ao munícipe
Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa