TopoFoto: Gabinete da Presidência.

No dia 09/11/2023, cerca de 200 estudantes da 3ª série do Colégio Ábaco (Unidade I) visitaram a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo. Durante a visita, exploraram os diversos espaços da câmara, incluindo os Gabinetes dos Vereadores, a Biblioteca, a Presidência e o Plenário Tereza Delta. Também conversaram com o Presidente da Câmara para tirar algumas dúvidas sobre o funcionamento da instituição.

EntregaFoto: Aluno do Colégio Ábaco entrega solicitação de travessia elevada ao Presidente da CMSBC. Foto: Gabinete da Presidência.

Durante a visita, os alunos também apresentaram uma importante solicitação à Câmara Municipal: a construção de uma travessia elevada em frente ao colégio, visando proporcionar um ambiente mais seguro e acessível para todos que frequentam a unidade escolar.

A participação ativa dos alunos na busca por soluções para a comunidade demonstra um notável senso de responsabilidade cívica e participação cidadã. A Câmara Municipal acolheu a solicitação com atenção e comprometeu-se a analisar a proposta, considerando-a como uma importante contribuição para a melhoria das condições de segurança no entorno da escola.

Mos. Vis. Ábaco EdtFotos: Gabinete da Presidência / Assessoria de Comunicação

Essa interação entre os alunos e as autoridades locais evidencia a relevância do programa como uma oportunidade não apenas de conhecer o funcionamento do legislativo, mas também de promover o diálogo construtivo entre os jovens e os representantes da comunidade, fortalecendo assim a participação ativa dos estudantes na vida cívica e democrática da cidade. Ademais, todos os alunos receberão um certificado de participação na Visita Pedagógica.

WhatsApp Image 2023 11 09 at 07.51.16 EdtImagem: Gabinete da Presidência.

Essa iniciativa faz parte do programa “Visita Pedagógica”, que busca aproximar os alunos das redes pública e privada das atividades dos vereadores e funcionários da CMSBC, permitindo que conheçam de forma mais próxima o trabalho desenvolvido pelos parlamentares.