ss padres abreA partir da esquerda, o deputado federal Marcelo Lima, o padre Gonise, o vereador Aurelio e o padre Toninho. Foto: Oscar Jupiraci

Os padres Gonise Portugal da Rocha, da Paróquia Cristo Operário, em Santo André, e Antônio Luiz de Araújo (Toninho), da Paróquia Jesus de Nazaré, na Vila São José, foram agraciados com títulos de cidadão são-bernardense em uma sessão solene na noite de sábado (19/08), no Plenário Tereza Delta.

ss padres vereador“Fico muito honrado em homenageá-los através do Poder Legislativo pelo espetacular trabalho que ambos desenvolvem em nossa sociedade. Recebam nossa admiração, carinho e respeito”, afirmou o vereador Aurelio. Ele é autor dos Decretos Legislativos n.º 1.576, de 7 de fevereiro de 2019; e n.º 1.699, de 20 de outubro de 2021, que instituíram as homenagens. Foto: Oscar Jupiraci.

As honrarias, entregues pelo vereador Aurelio (PSDB), representam o reconhecimento do poder público pelos relevantes serviços sociais e religiosos prestados à comunidade. “Padre Toninho exerce o sacerdócio com muito zelo, empenho e solicitude, sendo um exemplo de paz e esperança para o rebanho que lhe foi confiado. Padre Gonise realiza um trabalho extraordinário de evangelização, com devoção intensa e incansável. Seu rebanho é sempre acolhido com muito amor e respeito. Parabenizo ambos por se dedicarem com afinco à vocação que Deus lhes confiou. Que Deus sempre guie seus passos nesta linda e santa missão”, declarou o parlamentar.

ss padres marcelo limaO deputado federal Marcelo Lima prestigiou a solenidade e compôs a mesa de honra ao lado dos homenageados e do vereador Aurelio. Foto: Oscar Jupiraci

 

Homenageados

Gonise Portugal da Rocha (Padre Gonise)

ss padres goniseA partir da esquerda, o deputado federal Marcelo Lima, o padre Gonise, e o vereador Aurelio. Foto: Oscar JupiraciO Sr. Gonise Portugal da Rocha (Padre Gonise) nasceu no dia 13 de abril de 1978, na cidade de Vitória da Conquista, Estado da Bahia.

Quando criança, já se encantava com as tradições da igreja católica nas missas dominicais e nos encontros da Legião de Maria, acompanhado de sua avó.

Quando contava com cerca de seis anos de idade, mudou-se para São Bernardo do Campo. Nessa época, afastou-se da igreja. O retorno ocorreu alguns anos mais tarde, quando tinha treze anos de idade, ocasião em que uma prima o convidou para participar da encenação da “Paixão de Cristo”, que ocorreria durante a procissão da “Sexta - Feira Santa”.

A partir de então, seu envolvimento com a igreja tornou-se maior. Fez a “Primeira Eucaristia”, foi crismado e começou a participar de diversas pastorais, como a catequese infantil, crisma e liturgia, até assumir a coordenação do Grupo de Jovens que ele denominou “Jesus Cristo Razão de Viver”.

O chamado para a ordenação veio por conta de uma obrigação que ele sentia ter com as pessoas. Nessa época, auxiliava o Padre Ademir, que estava à frente da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, situada no Jardim das Orquídeas, em São Bernardo do Campo e que tinha quatorze capelas que exigiam a presença de um padre. Então, se perguntou: - Por que não me doar também? Eu posso ser um padre e ajudar.

Assim, ingressou no seminário diocesano em 19 de março de 2000 e foi ordenado oito anos mais tarde, no dia 22 de novembro. Logo, foi nomeado vigário da Paróquia “Maria Mãe dos Pobres”, situada no Jardim Canhema, em Diadema, onde atuou por seis anos.

No dia 9 de fevereiro de 2014, assumiu o comando da Paróquia Santa Maria, situada no Bairro Demarchi, em São Bernardo do Campo, em uma missa de posse que contou com a presença de Dom Nelson.

Na referida Paróquia, o Padre Gonise realizou um espetacular trabalho de evangelização. Suas liturgias tinham público que ia além dos moradores do bairro, especialmente nas missas de cura realizadas às noites de segunda-feira.

(com informações do Decreto Legislativo n.º 1.576/2019)

Antônio Luiz de Araújo (Padre Toninho)

ss padres toninhoA partir da esquerda, o padre Toninho e o vereador Aurelio. Foto: Oscar JupiraciO Sr. Antônio Luiz de Araújo - Padre Toninho, nasceu em 31 de julho de 1957, na cidade de Macaíba, estado do Rio Grande do Norte.

É filho do Sr. Pedro Luiz de Araújo e da Sra. Angelina Lourenço de Araújo.

Em 29 de janeiro de 1975, ingressou no Seminário dos Frades Franciscanos Capuchinhos.

Como sacerdote, seus quatro primeiros anos de trabalho foram na cidade de Recife.

Em 1986, mudou-se para a cidade de São Bernardo do Campo, morando no bairro Vila Vivaldi e atuando, por seis anos, na Paróquia Santa Edwiges. Em seguida, também por seis anos, atuou na Paróquia São Pedro Apóstolo, no bairro Taboão.

Posteriormente, atuou por dois anos e oito meses na Paróquia Santa Luiza e São Carlos Borromeu, no bairro Príncipe de Galles, localizada no município de Santo André.

No ano de 2001, teve seu diploma de Teologia reconhecido pela Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção.

Exerceu então o magistério, lecionando Filosofia em algumas escolas estaduais de São Bernardo do Campo.

Também lecionou Filosofia e Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção; no Curso de Teologia para Leigos da Igreja do Carmo, em São Paulo, extensão da Assunção e no Instituto de Teologia da Diocese de Santo André, no qual foi diretor.

Entre os anos de 2004 e 2009, fez seu mestrado em Filosofia, pela Pontifícia Universidade São Tomas D’Aquino – Angelicum, em Roma.

De volta ao Brasil, entre os anos de 2011 e 2017, desenvolveu um trabalho memorável para a comunidade, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no bairro Ferrazópolis.

Em 13 de agosto de 2017, assumiu o comando da Paróquia Jesus de Nazaré, no bairro Vila São José, onde permanece até hoje.

Na missa de sua posse, ele deixou sua mensagem aos fiéis com a seguinte frase: “Vamos ser felizes, porque tristeza não paga dívida”.

Na ocasião, ele também confirmou que a felicidade faz parte da sua personalidade, quando declarou: “Vou caminhando e cantando e seguindo a canção. Claro que temos que trabalhar, mas temos que ser alegres com a vida, ser felizes, mesmo quando há problemas”.

(com informações do Decreto Legislativo n.º 1.699/2021)

 

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA ACESSAR:

O ARQUIVO DE FOTOS DA SESSÃO SOLENE

A GRAVAÇÃO EM ÁUDIO DA SESSÃO SOLENE

 

mini 6

Canais online de atendimento ao munícipe
Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa.