ss aniversario sbc abreA sessão solene em comemoração ao aniversário de São Bernardo do Campo, realizada na noite de quinta-feira (17/08), homenageou empresas, instituições, entidades e personalidades pelo importante trabalho realizado em prol do desenvolvimento econômico e social do município. Foto: Oscar Jupiraci

A Câmara Municipal comemorou o aniversário da cidade na noite de quinta-feira (17/08), no Plenário Tereza Delta, com a entrega de Troféus Top SBC e moções de congratulação a empresas, entidades, instituições e personalidades que contribuíram para o desenvolvimento econômico e social do município.

O prêmio contemplou 49 homenageados, em sete categorias. “Claro que existem muitas outras organizações que também fazem parte do crescimento da cidade, mas aqui temos representantes da indústria, do serviço, da construção, da educação, do empreendedorismo, da logística, do terceiro setor - tão importante na sociedade nos dias de hoje - e do funcionalismo público. Juntos, somos uma força motriz capaz de levar a cidade adiante. Juntos, conseguiremos enfrentar os desafios que teremos pela frente. Juntos, transformaremos São Bernardo em uma cidade cada vez melhor para se viver”, afirmou o vereador Danilo Lima (PSDB), presidente do Legislativo.

O parlamentar ocupou lugar de destaque na mesa de honra ao lado do prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando; da primeira-dama e deputada estadual Carla Morando; do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami, e do subtenente Clóvis Catarino Lima, chefe de instrução do Tiro de Guerra n.º 02-078, representando o Exército Brasileiro. Diversos vereadores da atual legislatura também prestigiaram a solenidade.

Pronunciamentos

Abaixo, os convidados que discursaram na tribuna durante a solenidade:

ss aniversario sbc danilo lima“É dia de homenagear São Bernardo, e nada mais justo do que premiar as empresas que representam o que a cidade é hoje”, destacou Danilo Lima, presidente do Legislativo. Foto: Oscar Jupiraci
ss anivesario sbc nelson lemeNelson da Silva Leme, vice-presidente do conselho administrativo da Termomecânica, agradeceu a honraria em nome dos demais homenageados, desejando sucesso e progresso ao município. Foto: Oscar Jupiraci
ss aniversario sbc minamiHiroyuki Minami, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, idealizador do Troféu Top SBC, parabenizou os premiados pela relevante contribuição para o desenvolvimento econômico e social do município. Foto: Oscar Jupiraci
ss aniversario sbc carla morando Copia“Eu poderia citar 470 motivos, desde a zeladoria e infraestrutura até as indústrias, comércio e serviços, para comprovar como nossa cidade é linda, acolhedora, pujante, importante e boa para se viver”, declarou a deputada estadual Carla Morando. Foto: Reprodução Facebook/deputada estadual Carla Morando
ss aniversario sbc prefeito“Às instituições e empresas que, com sua atuação e parceria, ajudaram nossa cidade a seguir sua trajetória de crescimento, continuem acreditando em São Bernardo, porque esta é uma terra frutífera e próspera, com gente que ama trabalho”, disse o prefeito Orlando Morando ao concluir seu discurso. Foto: Oscar Jupiraci

Troféu Top SBC

Confira a relação dos homenageados por categoria:

ss aniversario sbc trofeuO Troféu Top SBC entregue àqueles que contribuíram para o desenvolvimento de São Bernardo do Campo em 2023. Foto: Oscar Jupiraci

1) INVESTIMENTOS, SINERGIA E SUSTENTABILIDADE

• A.M.E. – ASSOCIAÇÃO DAS MULHERES EMPREENDEDORAS
  • FACON 7 ENERGY

História

São Bernardo do Campo, cujas origens remontam ao ano de 1553, já foi conhecida como “capital dos móveis”, tendo em vista o considerável número de indústrias moveleiras que, no início do século, contribuíram para o desenvolvimento da cidade.

Posteriormente, tornou-se berço da indústria automobilística nacional.

Foi em nosso município também, que nasceram o sindicalismo e os importantes movimentos trabalhistas, responsáveis pelos consideráveis avanços para o segmento.

A cidade foi sede da primeira companhia cinematográfica brasileira, além de dona de circuitos gastronômico e ambiental reconhecidos em todo o país.

Sua importância se deve às suas características econômica e cultural e, ainda, por sua localização estratégica, a sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo.

É parte integrante da região do Grande ABC, com território 408,45 km², sendo 118,21 km² em zona urbana, 214,42 km² em zona rural, além de ter 75,82 km² pertencentes à represa Billings.

O território do município conta com 53,7% de sua área como de proteção aos mananciais

A data convencional para a comemoração da fundação de São Bernardo do Campo é 20 de agosto, por ser o dia dedicado ao santo padroeiro São Bernardo de Claraval.

Pelos motivos expostos, o Poder Legislativo Municipal parabeniza a cidade de São Bernardo do Campo pelo seu aniversário de 470 anos, desejando prosperidade ao município.

(com informações do Requerimento n.º 97/2023)

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA ACESSAR:

O ARQUIVO DE FOTOS DA SESSÃO SOLENE

A GRAVAÇÃO EM ÁUDIO DA SESSÃO SOLENE