01 WhatsApp Image 2023 06 20 at 16.46.56 1Foto: Assessoria de Comunicação CMSBC.

Na manhã de 20 de junho de 2023, terça-feira, 11 alunos do 3º ano do Centro de Formação e Integração Social - CAMP SBC - tiveram a oportunidade de visitar a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo. Durante essa visita especial, os estudantes percorreram os diversos espaços da câmara, incluindo os Gabinetes dos Vereadores, a Biblioteca, a Presidência e o Plenário Tereza Delta. Além disso, tiveram a chance de interagir diretamente com o Presidente da CMSBC, esclarecendo suas dúvidas sobre o funcionamento da casa legislativa.

“O Colégio CAMP está trabalhando com a possibilidade de conhecimento da estrutura do Estado brasileiro.

Primeiro discutindo o que que é o Estado, seus significados e como isso acaba influenciando no nosso cotidiano, nas nossas escolhas políticas e nas instâncias da nossa vida.

Nesse momento do projeto, nós estamos estudando as instituições do estado brasileiro, ou seja, quais são as atribuições dos nossos agentes públicos (vereadores, deputados, prefeitos...) e como cada Casa representa um papel, separando suas responsabilidades e suas atribuições.

Ao final do projeto, entre outras coisas, os alunos vão produzir um minidicionário de termos políticos para familiarizar a comunidade escolar de maneira geral, com termos como "Comissão de Justiça", "Secretarias Especiais", "CPI", "Tramitação" entre tantas outras. Palavras que fazem parte do cotidiano, mas que acabam muitas vezes desanimando o eleitor de acompanhar as políticas, exatamente por não perceber seu sentido.

Então a ideia é familiarizar e sensibilizar a comunidade escolar com termos específicos da política, aumentando o repertório para que se possa acompanhar as decisões.” Professor Felipe Valente.

Mos WhatsApp Image 2023 06 20 at 16.47.10Foto: Assessoria de Comunicação CMSBC.

A iniciativa faz parte do programa “Câmara de Portas Abertas”, que tem como finalidade promover a construção da cidadania, aproximar a sociedade do Legislativo de São Bernardo do Campo, proporcionando maior conhecimento sobre os processos legislativos, a função e o trabalho desenvolvido pelos parlamentares.

Ao final da visita, como reconhecimento pela experiência enriquecedora proporcionada pela Câmara Municipal, os estudantes receberam certificados de participação na Visita Pedagógica.

 

Canais online de atendimento ao munícipe
Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa.