ss autismo abreO vereador Julinho Fuzari presidiu a sessão solene em comemoração ao Dia do Autismo. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 para destacar a importância do diagnóstico, tratamento e pesquisas sobre o transtorno, além de defender a aceitação e a integração dessa parcela da população. Foto: Oscar Jupiraci

Este foi o tema adotado pela sessão solene realizada na manhã de domingo (02/04), no Plenário Tereza Delta. A iniciativa do vereador Julinho Fuzari (PSC) busca conscientizar a população, de forma a valorizar o respeito, a aceitação e a compreensão das particularidades que afetam as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), reduzindo os estereótipos e a discriminação.

O autismo é um distúrbio complexo do neurodesenvolvimento; uma síndrome comportamental que envolve atrasos e comprometimentos nas áreas de interação social, linguagem/comunicação, incluindo uma ampla gama de sintomas emocionais, cognitivos, motores e sensoriais.

ss autismo vereador“A Câmara Municipal é o local adequado para discutir políticas públicas no município que promovam a inclusão, e isso é feito através de leis que tragam bem-estar às crianças autistas. Para isso, contamos com a participação e a mobilização da população”, afirmou o vereador Julinho Fuzari. Foto: Oscar Jupiraci

Para o parlamentar, com a instituição do uso do “Cordão de Girassol” como instrumento auxiliar de orientação e identificação de pessoas com deficiência oculta no município, por meio da aprovação da Lei nº 7.002/2021, de sua autoria, “as famílias retomaram a socialização porque deixaram de ser julgadas nas ruas quando os filhos estavam em crise, em um shopping, chorando no chão. Ao invés das pessoas passarem, apontarem o dedo e dizerem ‘é falta de castigo’ ou ‘isso é manha’; com o acessório, elas identificavam e ofereciam ajuda. Isso é inclusão”.

Ele informou que, atualmente tramita no Legislativo, o Projeto de Lei nº 137/2022, que dispensa a apresentação de laudo de reavaliação médica das pessoas que já tenham sido diagnosticadas com TEA para acesso a ações e serviços públicos e privados em São Bernardo do Campo. “Muitas vezes, para renovar o documento, a criança com TEA tem que aguardar um ano para a consulta com o neurologista na rede. Vencida a validade do laudo, a criança deixa de ter seus direitos assistidos, como a seletividade alimentar (nutrição adequada e terapia nutricional), o transporte escolar e o professor auxiliar em sala de aula. Uma vez autista, autista para a vida toda, mas podemos melhorar a vida dessa criança, que continuará a ser autista enquanto viver”, explicou.

Palestras

ss autismo palestrantesComo forma de agradecimento, o vereador Julinho Fuzari entregou placas comemorativas aos palestrantes da sessão solene em comemoração ao Dia do Autismo em São Bernardo do Campo. Foto: Oscar Jupiraci

Para discutir a condição que, segundo estimativas, afeta mais de 2 milhões de pessoas no Brasil, os organizadores promoveram debates com os seguintes profissionais de saúde, terapeutas, neuropediatras e especialistas na causa:

Thainara Morales (fundadora da Clínica Arte Psico) – “Sinais de TEA em bebês”

Dra. Camila Almeida Exposto Alves (neurologista infantil) – “De Autismo a Transtorno do Espectro Autista: mudanças nos critérios diagnósticos”

Eloize Aliane (psicóloga e coordenadora clínica) – “Ideias para estimular crianças do TEA de acordo com ABA [Análise do Comportamento Aplicada]”

Rafaella Pascarelli (terapeuta ocupacional) – “Seletividade alimentar”

Cibele Eduardo e Amanda Rici (fonoaudiólogas) – “A importância da Comunicação Alternativa”

Arthur de Barros (convidado) – “A trajetória de um autista escritor”

Dra. Kelly Portugal Previato (cirurgiã-dentista) – “Orientações e cuidados de higiene oral dentro do TEA”

Dr. Rubens Wajnsztejn (neurologista) – “A neurologia da infância e da adolescência: diagnóstico e terapêutica contemporânea no TEA”

Dra. Alessandra Caturani (coordenadora do Núcleo Especializado em Aprendizagem da Faculdade de Medicina do ABC) – “A travessia rumo à avaliação interdisciplinar: prevalência, diagnóstico e invisibilidade”

Steffane Aparecida (psicóloga), Rafaella Lallo e Lorena Ortega (convidadas) – “Os benefícios da Terapia ABA na vida de um paciente com TEA”

Rayssa Siqueira e Vitória Machado (psicólogas) – “A diferença entre ABA e psicoterapia” e “Psicoterapia para adolescentes”

Douglas Vieira Machado (psicomotricista), Isaac Santiago (acompanhante terapêutico) e Victor Torres (convidado) – “A importância dos exercícios físicos para crianças e adolescentes com autismo”

Amanda Tenório (psicóloga e coordenadora clínica) e Erick Amaro (convidado) – “O tratamento do Transtorno do Espectro Autista na adolescência”

Thainá Queiroz (psicopedagoga) – “O papel da escola na inclusão do autista”.

Daniele Milena dos Santos Nottoli (convidada) – “As mães da sala de espera”

Os participantes abordaram assuntos como sinais de TEA em bebês, terapia ocupacional, o papel da escola na inclusão do autista, mudanças nos critérios diagnósticos, orientações e cuidados de higiene oral, avaliação interdisciplinar, neurologia da infância e da adolescência, diferenças entre ABA e psicoterapia, a importância dos exercícios físicos e da comunicação alternativa, entre outros. A gravação em áudio das palestras está disponível neste link.

A Dra. Thainara Morales, fundadora da Clínica Arte Psico, o deputado federal Alex Manente, sua esposa, Mariana Manente, e o vereador Estevão Camolesi compuseram a mesa de honra da solenidade, instituída conforme os termos da Resolução n° 3.151/2018.

ss autismo mosaicoCrianças e adolescentes com TEA participaram de atividades monitoradas que incluíram oficinas terapêuticas de artes, brinquedos infláveis, música e barraquinhas de alimentação no andar térreo do prédio sede do Legislativo. Fotos: Oscar Jupiraci

 

Clique AQUI para acessar as fotos desta sessão solene:

 

mini 6

Canais online de atendimento ao munícipe
Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa.