ss volks abreA partir da esquerda, Orlando Morando, prefeito de São Bernardo do Campo; vereador Danilo Lima, presidente da Câmara Municipal, e Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil. Foto: Oscar Jupiraci

Para celebrar a data, a fabricante alemã, que iniciou suas atividades no país em 23 de março de 1953, no Ipiranga, em São Paulo (SP), e, seis anos depois inaugurou a unidade Anchieta em São Bernardo do Campo, recebeu a Medalha João Ramalho na noite de terça-feira (28/03), no Plenário Lenildo Freitas Magdalena (“Plenarinho”). A honraria é concedida em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por entidades que honram e contribuem para o crescimento e desenvolvimento do município.

Na ocasião, também foi entregue uma Moção de Congratulação pelo aniversário de fundação da empresa, assinada por todos os vereadores da atual legislatura.

ss volks mosaico

A partir da esquerda, o vereador Danilo Lima, presidente do Legislativo; Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil, e Orlando Morando, prefeito de São Bernardo do Campo. Fotos: Oscar Jupiraci

Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil, e Orlando Morando, prefeito de São Bernardo do Campo, compuseram a mesa de honra, ao lado de Danilo Lima (PSDB), atual presidente do Legislativo, autor da Resolução nº 3.374, de 22 de março de 2023, que instituiu a homenagem.

Para o parlamentar, “falar de Volkswagen é falar de São Bernardo também, porque a evolução da cidade passa pela fábrica. Nestas 7 décadas, vocês contribuíram e contribuem econômica e socialmente para tornar São Bernardo a cidade que é hoje. Muitas pessoas vieram de outros lugares do Estado e do país para trabalhar nas montadoras nas décadas de 1970 e 1980. Grande parte delas foi para a Volks e, com o salário que recebiam, conseguiram se manter, constituir família, e até trazer outros parentes para cá. Falar de Volkswagen é falar também de histórias e boas lembranças. Que nos próximos 70 anos, vocês continuem ajudando no desenvolvimento da nossa cidade e deixando belos momentos e recordações na vida das pessoas”, concluiu.

Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil, destacou a importância da comemoração. “Fazer 70 anos não é para qualquer um. Temos uma história muito forte no país. É com muita alegria que celebramos essa data. São 7 décadas marcadas por pioneirismo, inovações tecnológicas e produtos memoráveis. É uma grande honra para nós ter o município de São Bernardo do Campo como um grande parceiro. Em todos esses anos, contribuímos com o desenvolvimento econômico e social da cidade, que nos recebeu com muito carinho”.

O prefeito Orlando Morando reconheceu a importância de ter uma indústria como a Volkswagen movimentando a economia do município. “Tenho certeza de que o respeito que a matriz alemã tem pela Volkswagen de São Bernardo é muito grande - a primeira fábrica construída fora da Alemanha. É um legado importante que permanece e, acima de tudo, de um futuro que está por vir. Quando vemos um volume altíssimo de investimentos em São Bernardo, novos lançamentos, um centro voltado à tecnologia de combustíveis limpos, nos dá um otimismo imenso. Ter uma montadora como a Volks é extremamente importante porque o arranjo produtivo local que ela desencadeia não é o emprego na planta da Anchieta, e sim o emprego erradicado por todo o Estado de São Paulo e pelo Brasil. A empresa continua sendo a maior contribuinte em IPTU e transferência de ICMS e a maior empregadora do município. Direta ou indiretamente são mais de 10 mil colaboradores”, destacou o chefe do Executivo.

ss volks vereadoresOs vereadores de São Bernardo do Campo prestigiaram a sessão solene realizada no “Plenarinho”, na noite de terça-feira (28/03). Foto: Oscar Jupiraci

A solenidade contou ainda com a presença dos vereadores de São Bernardo do Campo, secretários municipais, empresários e profissionais de imprensa. O deputado federal Marcelo Lima não pôde comparecer pessoalmente, mas enviou uma mensagem gravada em vídeo, parabenizando a montadora.

ss volks presenteApós o encerramento regimental da solenidade, o prefeito Orlando Morando presenteou Ciro Possobom com uma obra do artista plástico são-bernadense Odamar Versolatto. Foto: Oscar Jupiraci

Trajetória

“A história da Volkswagen do Brasil começou no dia 23 de março de 1953, em um galpão na Rua do Manifesto, no bairro Ipiranga, em São Paulo.

Na época, o sucesso das vendas incentivou a marca a construir uma fábrica no Brasil, que não se limitava à montagem de veículos, mas que fosse também uma base de exportação para toda a América do Sul.

ss volks sbcInaugurada oficialmente em 18 de novembro de 1959, a planta da Via Anchieta, em São Bernardo do Campo, foi a primeira fábrica da Volkswagen instalada fora da Alemanha. Foto: Divulgação/VW do Brasil

Assim nasceu a planta da Anchieta, em São Bernardo do Campo; a primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, inaugurada em 1959. Além de ser um complexo industrial completo, tem um centro de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos com alta tecnologia e inovação.

Nessa época, a Volkswagen democratizou o automóvel no Brasil com o Fusca e a Kombi, e muitas outras inovações em seguida.

Foi a primeira marca a produzir um carro nacional com injeção eletrônica, o ‘Gol GTI’, em 1988. Também desenvolveu o primeiro carro nacional produzido em série com freios ABS e catalizador, o ‘Santana’, em 1991, e o primeiro motor ‘Total Flex’, que estreou no 'Gol'. Essa tecnologia, que completa 20 anos, revolucionou o mercado brasileiro e, até hoje é referência global em inovação e sustentabilidade.

Atualmente, a Volkswagen está investindo R$ 7 bilhões no Brasil e na América Latina até 2026 para fortalecer ainda mais sua posição competitiva na região. Esse investimento inclui projetos de veículos locais, digitalização e descarbonização.

A evolução é constante e a transformação é impulsionada pela estratégia ‘Acelera VW’, lançada ano passado. O objetivo é tornar a marca ainda mais diversa, digital, ágil, centrada no cliente e neutra em carbono.

Como parte dessa estratégia, a Volkswagen está lançando 15 novos veículos até 2025, entre eles, o ‘ID.4’, 100% elétrico, anunciado no dia do aniversário, que chega ao mercado no segundo semestre.

O ID.4 marca a estreia da Volkswagen do Brasil na era da eletrificação, rumo a uma mobilidade neutra em carbono para todos. A descarbonização, inclusive, é um pilar fundamental da empresa mundialmente, que tem a meta de ser neutra em carbono até 2050.

No Brasil, a Volkswagen segue pela mesma estrada com diversas iniciativas, entre elas, a inauguração, na fábrica Anchieta, do ‘820 Center’, uma área de pesquisa inteiramente dedicada ao desenvolvimento de tecnologias com baixa emissão de CO2 nos veículos.

Ao longo das décadas, a Volkswagen revolucionou seu portifólio de produtos - que oferecem máxima qualidade, inovação, tecnologia e segurança. Modernizou suas quatro fábricas no Brasil, desenvolveu novas tecnologias e hoje é uma marca muito mais próxima das pessoas, inovadora, desejada, digital e conectada.

A Volkswagen do Brasil tem uma importância estratégica para o grupo no mundo, que sempre acreditou no forte potencial do mercado brasileiro e da região, tanto que o Brasil foi escolhido para iniciar a expansão global da marca.

Há 70 anos contribui com a evolução da indústria e da economia brasileira, gerando empregos, renda e fomentando a inovação. Mais de duzentas mil pessoas já passaram pela empresa desde o início.

Nessa longa estrada, histórias emocionantes foram construídas na vida, no coração e na garagem dos brasileiros.

A empresa continua impulsionando a transformação da Volkswagen do Brasil, construindo história de sucesso, sempre com foco total no cliente, na mobilidade sustentável, contribuindo com o desenvolvimento de São Bernardo do Campo”.

(com informações fornecidas por Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil)

 

Clique aqui para acessar a gravação em áudio desta sessão solene

Clique aqui para acessar a Galeria de Imagens com as fotos desta sessão solene

 

mini 6

Canais online de atendimento ao munícipe
Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa.