abreQuem cantou o hino de São Bernardo do Campo foi Maria de Lourdes Bras dos Santos, sobrinha do maestro João Gomes, responsável pelo arranjo do hino, na época em que Wallace Simonsem foi prefeito. Foto: Oscar Jupiraci.

Dando início às comemorações do mês da mulher na Câmara de São Bernardo do Campo, hoje o hino foi cantado por Maria de Lourdes Bras, sobrinha do maestro João Gomes, que foi o responsável pelo arranjo do hino. Sua família é de músicos e musicistas.

Durante a sessão, foram entregues flores às vereadoras Ana Nice e Ana do Carmo, representada por sua assessora Orisilda Marques. Na data de hoje, 08 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher.

Flores SOFotos: Oscar Jupiraci.

Na manhã desta quarta-feira (08/03), os vereadores de São Bernardo do Campo deram aval às seguintes propostas:

- Projeto de Lei n° 21/2023, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre abertura de crédito adicional especial. De acordo com o texto da lei, fica aberto, na Secretaria de Finanças, crédito adicional especial no valor de até R$ 1.971.100,00 (um milhão, novecentos e setenta e um mil e cem reais), visando adequações orçamentárias.

- Projeto de Lei n° 22/2023, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre abertura de crédito adicional especial. De acordo com o texto da lei, fica aberto, na autarquia “Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo”, crédito adicional especial no valor de até R$ 1.000,00 (mil reais), visando adequações orçamentárias.

- Indicação n° 1386/2023, de autoria da Comissão de Segurança Pública, ao Prefeito Municipal, da necessidade de se determinar ao setor competente urgentes providências, objetivando a elaboração de um projeto de lei que estabeleça a assistência jurídica gratuita para os Guardas Civis Municipais, nos processos judiciais decorrentes do exercício de sua função.

Um acordo de lideranças aprovou os seguintes projetos:

- Projeto de Decreto Legislativo n° 5/2023, de autoria do vereador Estevão Camolesi (PSDB), que dispõe sobre concessão de Título de “Cidadão Benemérito” ao Sr. Claudio Henrique de Melo Maciel (Pai Claudinho). O pergaminho correspondente à honraria de que trata este artigo será entregue ao homenageado durante a realização de sessão solene nas dependências do Templo Ilê Olá Omi Asé Opô Araká, em São Bernardo do Campo.

- Projeto de Resolução n° 11/2023, de autoria do vereador Ary de Oliveira (PSDB), que dispõe sobre a criação da comemoração do “Dia da Ciência e Tecnologia” no município de São Bernardo do Campo. A comemoração ocorrerá anualmente, preferencialmente no dia 16 de outubro, em sessão solene, para a qual serão convidadas autoridades civis, militares e religiosas, podendo ser realizados debates, exposições, palestras e demais eventos afins.

- Projeto de Resolução n° 12/2023, de autoria do vereador Danilo Lima (PSDB), que dispõe sobre a realização de sessão solene em homenagem ao Cuidador.

- Requerimento n° 22/2023, de autoria do vereador Palhinha (AVANTE), que repudia o Vereador Sandro Luiz Fantinel (Partido Patriota) de Caxias do Sul/RS, em razão da fala discriminatória e preconceituosa contra os baianos e seus trabalhadores.

- Requerimento n° 24/2023, de autoria do vereador Glauco Braido (PSD), que apoia o Requerimento, de 5 de março de 2023, de autoria do Deputado Federal Kim Kataguiri, que dispõe sobre a manifestação favorável à participação da República da China (Taiwan), na condição de observador na 76ª Assembleia Mundial da Saúde da Organização Mundial da Saúde — OMS, em maio de 2023, na Suíça.

Também foi dado conhecimento ao plenário que a partir da data de hoje, o vereador Mauricio Cardozo (PSDB) passa a exercer a função de vice-líder do governo.

Saiba mais em:

6ª Sessão Ordinária de 2023
 CLIQUE AQUI e ouça a gravação em áudio desta Sessão Ordinária

Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa