ss jp abreO Sr. João Paganelo Neto exibe a Medalha João Ramalho entregue pelo vereador Eduardo Tudo Azul. A honraria é concedida a pessoas físicas ou jurídicas, merecedoras do reconhecimento da população são-bernardense. Foto: Oscar Jupiraci

O Sr. João Paganelo Neto recebeu a Medalha João Ramalho em uma sessão solene realizada na noite de terça-feira (26/03), no Plenário Tereza Delta. Proposta pelo vereador Eduardo Tudo Azul (PSDB) por meio do Decreto Legislativo nº 1812/2024, a honraria é concedida em retribuição aos relevantes serviços sociais prestados ao município.

ss jp vereador“É um homem íntegro, afável, de temperamento forte e focado em seus objetivos. Graças a estes atributos, arrebata seguidores por onde passa”, justificou o vereador Eduardo Tudo Azul ao propor a homenagem. Foto: Oscar Jupiraci

“É gratificante condecorar uma pessoa tão valorosa como o Sr. João Paganelo Neto. Sua história de vida demonstra que suas iniciativas de ajudar o próximo são praticadas de maneira genuína, sincera e verdadeira, beneficiando inúmeras famílias de forma anônima. A filantropia não se limita apenas à doação de recursos materiais como alimentos, cadeiras de rodas ou aparelhos ortopédicos; ela também engloba o incentivo, o diálogo, a atenção, a gentileza e o tempo dedicado ao serviço voluntário - tão fundamentais quanto as contribuições financeiras”, mencionou o parlamentar na tribuna.

O Sr. João Paganelo Neto é natural de Ibitinga, estado de São Paulo. Tem 72 anos de idade e reside há 35 anos na cidade. É casado há 45 anos com a Sra. Maria Tereza Cístolo Paganelo. É pai de Alexandre e avô de Rafael e Matheus.

Iniciou sua trajetória profissional na Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo, onde permaneceu por 43 anos. Começou a trabalhar ainda jovem, como ajudante, e ocupou diversos cargos, encerrando sua carreira na área de logística.

Foi presidente, e é membro ativo e atuante, da diretoria da Sociedade Filantrópica Thomaz Idineu Galera, onde promove e realiza diversas ações visando coletar alimentos, fraldas, produtos de higiene pessoal, cestas básicas, cadeiras de rodas, roupas e demais itens para ajudar os mais carentes.

Como tarefeiro do Centro Espírita Lírio Branco há vários anos, arrecada mantimentos e coordena o preparo de marmitas (sopão). Semanalmente, são produzidas cerca de 80 marmitas, destinadas às pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social.

ss jp homenageadoEntre outras ações, o Sr. João Paganelo Neto (acima) distribui marmitas para pessoas em situação de rua. Essa população aumentou 935,31% nos últimos 10 anos, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base em dados do Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. Foto: Oscar Jupiraci

“Não estou sozinho nessa caminhada. Além do apoio dos irmãos maçons e dos meus familiares, tenho uma equipe comigo. Represento um grupo de aproximadamente 70 pessoas que, todas as quartas-feiras, desde 2001, distribui marmitas aos moradores de rua.  Meu desejo é que cada colaborador recebesse essa homenagem, por isso, divido esse reconhecimento com todos eles”, afirmou o Sr. João Paganelo Neto em seu discurso de agradecimento.

O Sr. Wagner Colombo, venerável da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Thomaz Idineu Galera, e José Eufébio de Abreu Dias, assessor especial do gabinete do Grão-Mestre Geral, representando o Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, ocuparam lugares de destaque na mesa de honra da solenidade, ao lado do vereador e do homenageado.

ss jp homenagemO vereador Eduardo Tudo Azul recebeu homenagem do Sr. José Eufébio de Abreu Dias, do Grande Oriente do Brasil, e do Sr. Wagner Colombo, da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Thomaz Idineu Galera, integrantes da mesa de honra. Foto: Oscar Jupiraci

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA ACESSAR:

O ÁLBUM DE FOTOS DA SESSÃO SOLENE

A GRAVAÇÃO EM ÁUDIO DA SESSÃO SOLENE