abreOs integrantes da Mesa de Honra. Foto: Oscar Jupiraci.

O Aniversário de Fundação do Distrito Ecológico do Riacho Grande no Município de São Bernardo do Campo é uma data festiva comemorada com a realização de uma sessão solene. Neste ano de 2023, comemora-se 75 anos de fundação do distrito. A solenidade foi realizada na noite de segunda-feira (11/12), nos termos da Resolução n° 3.296, de 22 de setembro de 2021, de autoria do vereador Netinho Rodrigues (PP), que também presidiu a sessão.

Compuseram a mesa de honra:

- vereador Netinho Rodrigues, presidente da comissão organizadora;

- Capitão Pablo Souza, do 6° Batalhão, Comandante da 6ª Cia do Riacho Grande;

- Dr. Mauricio Barros, investigador da Polícia Civil, representando o Dr. Aloísio, do 4° DP;

- Sr. Heitor Cristofolini, sub-prefeito do distrito do Riacho Grande;

- Dr. João Carlos, ortopedista;

- Padre Rogério Duarte Irmão;

- Sr. Marcelo Lima.

netinho“Um grande orgulho meu como vereador ter criado essa propositura de aniversário do distrito ecológico do Riacho Grande. O Riacho Grande é um paraíso aqui na nossa cidade”, comentou o vereador. Foto: Oscar Jupiraci.

“Hoje o Riacho Grande tem essa miscigenação de povos que constitui essa gente maravilhosa que forma a população. O Riacho Grande é mais que um bairro, é o nosso distrito ecológico, nossa caixa de vida com muita história. Sempre nos lembra a importância da preservação da vida e da natureza. Conta com importantes pontos turísticos e de lazer; uma população trabalhadora; com qualidade de vida pelo clima diferenciado”, destacou Netinho em seu pronunciamento.

Histórico

Em 24 de dezembro de 1948, o então governador Adhemar de Barros elevou a VILA DE RIO GRANDE à categoria de Distrito e alterou o nome para RIACHO GRANDE.

O bairro Riacho Grande, depois estabelecido como Distrito Ecológico do Riacho Grande, remonta ao Brasil colonial, mais precisamente no século XVI, com os caminhos que ligavam o planalto ao litoral paulista. Por conta disso, a região sediou inúmeras pousadas e ranchos que serviam aos viajantes, mas que hoje não mais existem.

A antiga Vila do Riacho Grande, da qual se originou a sede do atual distrito, se formou nas proximidades da Estrada Velha de Santos, a partir da linha colonial do Riacho Grande, área que foi coberta parcialmente pelas águas da Represa Billings, assim como boa parte do distrito.

Já no século XIX, o governo Imperial instalou as linhas coloniais de Bernardino de Campos, Campos Sales, Rio Pequeno, Voluntários da Pátria, Capivari e Curucutu, sendo que as três últimas deram origem aos bairros de mesmo nome. Dessa maneira, os imigrantes europeus que se instalaram nestes núcleos deram início à efetiva ocupação da região, dedicando-se inicialmente à extração da madeira e à venda de carvão. Logo depois a região se transformaria no berço da indústria moveleira são-bernardense, sediando as primeiras fábricas de móveis e serrarias.

Localiza-se também na região o Bairro dos Finco, estabelecido a partir do local onde se instalou, em 1889, a família do italiano Fortunato Finco. Ali Fortunato construiria uma serraria, posteriormente transformada em uma fábrica de cadeiras.

Criado oficialmente em 1948, o distrito do Riacho Grande abriga atualmente, além dos bairros Rio Grande (sede) e Finco, os dez bairros rurais de São Bernardo do Campo: Alto da Serra, Capivari, Curucutu, Imigrantes, Rio Pequeno, Santa Cruz, Tatetos, Taquacetuba, Varginha e Zanzalá.

Na área do Riacho Grande também é realizada a captação e tratamento de água pela Sabesp, a empresa de saneamento básico paulista, para posterior distribuição ao longo dos municípios do Grande ABC.

Há caminhos no distrito que servem como rota alternativa para chegar até o distrito de Parelheiros, na Zona Sul de São Paulo, como por exemplo a Estrada Água Limpa (em São Paulo Estrada do Curucutu), que liga o Núcleo Santa Cruz, em São Bernardo, até a Estrada da Barragem, em São Paulo. E há também a Estrada do Capivari (com acesso pela Rodovia dos Imigrantes, no Km 38 da Pista Norte, sentido São Paulo).

Registre-se, por fim, que no Distrito Ecológico do Riacho Grande localizam-se duas aldeias indígenas: a aldeia Guyrapa-Ju e parte da aldeia Krukutu, já que na maior parte ela encontra-se no distrito de Parelheiros, extremo sul de São Paulo.

(Com informações do Projeto de Resolução n° 8/2021)

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA ACESSAR:

▶ O ARQUIVO DE FOTOS DA SESSÃO SOLENE

▶ A GRAVAÇÃO EM ÁUDIO DA SESSÃO SOLENE

Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa