ss firmino abreÀ esquerda, o vereador Lucas Ferreira entregou a Medalha João Ramalho junto com um diploma ao Dr. Antonio Firmino Junior em uma sessão solene na noite de sexta-feira (01/12), no “Plenarinho”. Foto: Ariel Camilo

A entrega da honraria ao Dr. Antonio Firmino Junior em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município aconteceu na noite de sexta-feira (01/12), no Plenário Lenildo Freitas Magdalena (“Plenarinho”), em uma sessão solene presidida pelo vereador Lucas Ferreira (sem partido), autor do Decreto Legislativo n.º 1.799/2023, que instituiu a homenagem.

ss firmino vereadorEm sua fala, o vereador Lucas Ferreira lembrou da época de estudante universitário, quando conheceu o Dr. Antonio Firmino Junior. Foto: Ariel Camilo

“Ao retomar os estudos na UNIP-Anchieta, me deparei com este nobre amigo e grande professor, que ministrava aulas de Ética. Naquela época, ele era coordenador, e nosso convívio melhorou bastante quando conversávamos sobre melhorias no curso. ‘Na multidão de conselhos, a sabedoria’. Enfrentei dificuldades financeiras durante a faculdade, e o Dr. Firmino me incentivou para que eu não desistisse; para que eu persistisse em meus objetivos e superasse as adversidades - que são normais em nossas vidas, me encorajando a alcançar propósitos maiores. Agradeço o que o Dr. Firmino fez por mim, e por tudo o que ele representa para todas as pessoas que aqui estão”, ressaltou o parlamentar.

O Dr. Antonio Firmino Junior é advogado, formado em Direito na FMU - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Mestre em Direito Internacional pela Universidade Católica de Santos, e Doutorando em Direito do Trabalho pela Universidade de Buenos Aires. Graduado em Comércio Exterior pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, e Pós-Graduado em Sistemática de Comércio Exterior pela Universidade São Judas.

Atuante nas áreas Cível, Trabalhista e Previdenciária, fundou o escritório de advocacia Firmino & Neumann Advogados. Leciona como professor universitário há 18 anos, nas áreas de Direito Civil, do Trabalho e Internacional, em diversas universidades, como a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, Universidade Paulista, Universidade Anhanguera, entre outras.

É palestrante e autor de inúmeros artigos da área do Direito, violência contra a mulher e assédio moral no trabalho. Realizou diversas ações sociais na cidade de São Bernardo do Campo, auxiliando a população e participando de atividades com jovens na ETEC - Lauro Gomes*.

ss firmino tribuna“Nem em meu sonho mais ousado podia supor que, dentre tantos habitantes desta cidade, seria eu, alvo de uma homenagem da Câmara de Vereadores”, declarou o Dr. Antonio Firmino Junior ao agradecer a honraria. Foto: Ariel Camilo

“Recebo esta honraria em memória dos meus pais e de minha família, composta por operários e metalúrgicos, mas também daqueles que para cá vieram ousar empreender. Recebo esta honraria como advogado, profissão da qual me orgulho; e na condição de professor, que nutre carinho e responsabilidade pelos alunos, que são o resultado dos sonhos que sonhei para mim. Recebo esta homenagem como muitos aqui que, quando pegam a via Anchieta, passam por determinado quilômetro, sentem uma abrupta alteração de temperatura, veem a neblina baixar e pensam: ‘Que bom! Cheguei em casa!”, concluiu o Dr. Antonio Firmino Junior em seu discurso de agradecimento.

ss firmino mesa honraAcima, os integrantes da mesa de honra da solenidade, composta por familiares e amigos do Dr. Antonio Firmino Junior. Foto: Ariel Camilo

Familiares, amigos e alunos do Dr. Antonio Firmino Junior participaram da solenidade, entre eles: a juíza federal Dra. Kátia Cilene Balugar Firmino, esposa do homenageado; o Dr. Luis Eduardo Crosseli, coordenador do Centro Universitário Anhanguera - São Bernardo do Campo; a Dra. Patrícia Duarte Neumann, representante do escritório Firmino & Neumann; o Sr. Thiago Gonzaga, conselheiro tutelar, e a Sra. Natalia Ferreira, esposa do vereador Lucas Ferreira, convidados a compor a mesa de honra.

(*Com informações do Decreto Legislativo nº 1.799, de 10 de novembro de 2023)

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR:

O ÁLBUM DE FOTOS DA SESSÃO SOLENE