abreOs integrantes da Mesa de Honra da noite. Foto: Oscar Jupiraci.

Na noite de quinta-feira (24/08), foi comemorado o “Dia da Colonização Italiana em São Bernardo do Campo”, no Plenário Tereza Delta. A iniciativa foi do vereador Ary de Oliveira (PSDB), e realizada nos termos da Resolução n° 4.972/2001 e do Decreto Legislativo n° 791/2004.

Além de Ary, compuseram a Mesa de Honra da solenidade:

- Marcelo Lima, deputado federal

- Subtenente Clóvis catarino Lima, chefe de instrução do Tiro de Guerra 02-078, representando o Exército Brasileiro

- Fausto Longo, ex-senador italiano

- Anderson Campos, representando o prefeito Orlando Morando

- Ricardo Ferrari, representando a deputada estadual Carla Morando

- Ailton Baffa, conselheiro da Sociedade Cultural Brasilitália

- Sérgio Demarchi, ex-vereador

Na ocasião foi outorgada a Comenda de San Bartolomeo a:

- Alessandra Baldini Bamback

- Edmondo Guglielmi

- Gustavo Borali

- Hermes Tomasoni

- Marco Aurélio Silveira

- Mateus Agostinho Demarchi

- Mario Sartorelli Junior

- Pedro Ivo Bitolo (in memoriam)

- Ricardo Capovilla

- Shirlei Brazolotto

Em seu pronunciamento, o vereador Ary de Oliveira comentou sobre o progresso que os imigrantes italianos e seus descendentes trouxeram e trazem para o município. “É uma satisfação realizar mais uma sessão solene em homenagem aos italianos, que vieram para a nossa cidade ajudar no progresso. Trabalharam em carvoarias, na indústria moveleira, na gastronomia local. Essas famílias tradicionais tem que ser relembradas. Esse ano vamos homenagear dez famílias, mas quero que todos os descendentes se sintam homenageados, porque São Bernardo do Campo deve muito à comunidade italiana”, destacou Ary.

ary“São Bernardo do Campo deve muito à comunidade italiana”, comentou Ary de Oliveira, presidente da comissão organizadora da sessão solene. Foto: Oscar Jupiraci.

A Comenda Di San Bartolomeo é uma honraria que é outorgada pela Câmara Municipal de São Bernardo do Campo na comemoração do "Dia da Colonização Italiana em São Bernardo do Campo".  Ela tem o formato de uma cruz maltada com raios entremeados. Em seu centro, há uma circunferência com fundo vermelho e um cavalo alado e rampante (bandeira de Toscana) circundado em verde onde estará inscrita: "Comenda de San Bartolomeo - Decreto Legislativo nº 791/2004 - Câmara Municipal de São Bernardo do Campo".

comendaIdealizada nos termos do Decreto Legislativo n° 791/2004, a Comenda Di San Bartolomeo remete à bandeira da Toscana, região no centro da Itália. Foto: Oscar Jupiraci.

Destaques

alessandraAlessandra Baldini Bamback discursou sobre a importância do Dia da Colonização Italiana e da Comenda Di San Bartolomeo. Foto: Oscar Jupiraci.

matheusMatheus Demarchi discursou em nome dos homenageados da noite. Foto: Oscar Jupiraci.

mosaico artistasAndré da Silva Gomes e Mario Sartorelli foram as atrações musicais da noite com canções italianas. Fotos: Oscar Jupiraci.

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA ACESSAR:

▶ O ARQUIVO DE FOTOS DA SESSÃO SOLENE

A GRAVAÇÃO EM ÁUDIO DA SESSÃO SOLENE