ss italianos abreO vereador Eduardo Ginez Tudo Azul ao lado dos representantes de famílias tradicionais italianas que colaboraram para a construção da história do município. Foto: Oscar Jupiraci

Imigrantes italianos e seus descendentes que, com dedicação, amor ao próximo e relevantes serviços prestados, contribuíram para o desenvolvimento do município, receberam medalhas em uma sessão solene presidida pelo vereador Eduardo Ginez Tudo Azul (PSDB) na noite de segunda-feira (26/06), no Plenário Tereza Delta.

Confeccionada exclusivamente para a ocasião, a honraria é entregue anualmente, juntamente com um diploma, aos indicados por uma comissão organizadora, conforme disposto na Resolução n.º 2800/2011.

Em 2023, a cerimônia, instituída por meio da Lei Municipal n.º 4766/1989, contemplou Beniamino Sardano, Carlos Roberto Contim, Cláudio Barberini Jr., Dolores Zacharias Valério, Domingos Lentini Jr., Fernando Antônio Vanzella, João Tadeu Buccieri, Luiz Sabatini, Nerino Cuzziol, Olga Maria Canal Chuffe, Silvério Macchia (in memoriam), Teresa Valéria Paterna e Valdinéia Tereza Bastos Cavalaro.

ss italianos vereador “Quando penso na Itália, a primeira lembrança que vem à mente é o meu avô. Em 1924, com apenas 4 anos de idade - o caçula de 10 irmãos – foi trazido para o Brasil pelos pais em busca de uma vida melhor. Ao completar 14 anos de idade, mudou-se para São Bernardo, onde conheceu minha avó e constituiu família”, mencionou o vereador Eduardo Ginez Tudo Azul. Foto: Oscar Jupiraci

“Penso em todos os desafios que os nossos antepassados passaram, fugindo de uma economia precária ou da guerra e, com coragem e pioneirismo, buscaram novas oportunidades em outros países. Eles recebiam folhetos [de propaganda] em suas casas, com promessas de terras e enriquecimento. Após enfrentar mais de 40 dias de viagem, em que muitos morriam em decorrência de doenças virais, chegavam aqui, onde se deparavam com uma realidade de semiescravidão. As primeiras colônias italianas começaram a se formar em 1887. A abolição da escravidão no ano seguinte encorajou a vinda de mais imigrantes tentando vencer na vida. Olhando para cada um dos homenageados desta noite, não tenho dúvidas de que eles venceram”, declarou o parlamentar.

ss italianos tribunaA partir do alto à esquerda, em sentido horário, o deputado federal Marcelo Lima; a deputada estadual Carla Morando, o secretário municipal Hiroyuki Minami e a Sra. Dolores Zacharias Mariano em pronunciamento na tribuna do plenário. Fotos: Oscar Jupiraci

A deputada estadual Carla Morando; o deputado federal Marcelo Lima; Hiroyuki Minami, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo; Dr. Luiz José Moreira Salata, presidente da Sociedade Cultural Brasilitália; Dra. Andrea Castro Alves, vice-presidente da 39ª Subseção da OAB-SBC; Rogério Nunes Pezzuol, representando o Dr. Artur José Dian, delegado-geral de Polícia Civil de São Paulo, prestigiaram o evento.

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA ACESSAR:

O ARQUIVO DE FOTOS DA SESSÃO SOLENE

A GRAVAÇÃO EM ÁUDIO DA SESSÃO SOLENE