ss japoneses abre CopiaA partir da esquerda, o vereador Ary de Oliveira, a Sra. Sumae Onoda, esposa do homenageado, Sr. Mitsugi Onoda, e Hiroyuki Minami, secretário municipal, autor da Lei que instituiu a sessão solene em comemoração à imigração japonesa. Foto: ACOM/CMSBC

Na tarde de sábado (24/06), o Plenário Tereza Delta sediou a tradicional sessão solene em homenagem aos imigrantes japoneses e seus descendentes, prevista na Lei n.º 4629/1998. Na ocasião, o Sr. Mitsugi Onoda, diretor-presidente da Associação Cultural de Mizuho, recebeu a Medalha João Ramalho pelos relevantes serviços prestados ao município.

“Há mais de um século, as famílias nipônicas se estabeleceram em São Bernardo do Campo e, com resiliência, trabalho árduo e perseverança, contribuíram para o desenvolvimento econômico e cultural de nossa cidade. Esta solenidade é um reconhecimento do legado rico e valioso desta comunidade”, destacou o vereador Ary de Oliveira (PSDB). Responsável pela solenidade, ele presidiu a mesa de honra composta por:

▪ Hiroyuki Minami, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, representando o Prefeito Municipal de São Bernardo do Campo, Orlando Morando;

▪ Chiho Komuro, cônsul-geral adjunta do Japão em São Paulo;

▪ Sr. Mitsugi Onoda, presidente da Associação Cultural de Mizuho, acompanhado de sua esposa, Sra. Sumae Onoda;

▪ Subtenente Clóvis Catarino Lima, chefe de instrução do Tiro de Guerra n° 02-078 de São Bernardo do Campo;

▪ Silvio Tadao Nakashima, presidente da União das Associações Nipo-Brasileiras de São Bernardo do Campo e presidente do Bunka de São Bernardo do Campo;

▪ Mauro Ikeda, presidente da Associação Cultural, Recreativa e Esportiva da Paulicéia;

▪ Pedro Miura, vice-presidente do Grêmio Recreativo Rudge Ramos;

▪ Dr. Renato Ishikawa, presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo);

▪ Marcos Vivaldo Alcantara de Cayres, secretário municipal de Serviços Urbanos, representando o deputado federal Marcelo Lima.

ss japoneses mosaico

Registros da sessão solene em homenagem aos imigrantes japoneses e seus descendentes. Fotos: ACOM/CMSBC

A programação da solenidade incluiu a entronização das bandeiras pelos atiradores do TG n.º 02-078; a exibição de um vídeo com fotos do Sr. Mitsugi Onoda; apresentações de dança dos membros da Associação Cultural de Mizuho, sob coordenação do professor Inácio Matsuzaka; do grupo de taiko (tambores japoneses) Mizuho Wadaikô, sob coordenação de Leni Hiromi Uehara, e do cantor Paulo Hirai, interpretando a música “Namida No Hana Butai”.

Além dos integrantes da mesa de honra, os organizadores convidaram Letícia Maki Onoda, neta do homenageado, e Mariana Kakuiti, aluna do curso de Língua Japonesa da Associação Cultural de Mizuho, sob coordenação da professora Neusa Fujii, para discursarem na tribuna.

Homenageado

IMG 20230624 WA0106Sr. Mitsugi Onoda. Foto: ACOM/CMSBC

O Sr. Mitsugi Onoda nasceu no dia 10 de outubro de 1937, na cidade de Odaka Machi Sooma Gum, na província de Fukushima, no Japão.

É o quarto filho de Jisuke Onoda e Nao Onoda, tendo ainda mais seis irmãos.

Estudou no Japão do ensino primário até o ginásio.

Ainda jovem, ajudava no comércio de distribuição dos pescados de seu pai, transportando-os para a estação de trem para serem enviados à Tóquio, capital do Japão.

Em 1954, aos 17 anos de idade, decidiu imigrar para o Brasil na companhia de seu irmão mais velho, Akira.

Após a partida do porto de Yokohama, a viagem marítima com o navio “África Maru” durou aproximadamente 40 dias, até chegar no Brasil, atracando no porto de Santos no dia 10 de junho de 1954.

De Santos, a viagem prosseguiu de trem até a cidade de Uraí, no estado do Paraná, onde foi morar com a família de seus avós e tios, e trabalhar na roça.

Em 1964, conheceu Sumae, filha de Kiyoshi e Masue Takahara. Namoraram por 3 anos e uniram-se em matrimônio no dia 25 de julho de 1967.

Deixaram a casa dos tios e se mudaram para o município de Moreira Sales, para um sítio arrendado de sua tia, onde cultivaram feijão e milho.

Como usava muito inseticida na lavoura, sofreu grave intoxicação. Vendeu o sítio, e, em 1978, mudou-se para São Bernardo do Campo.

Chegando aqui, trabalhou por sete anos como feirante de vendas de legumes. Em seguida, tornou-se distribuidor de colchões ortopédicos.

Teve quatro filhos: Massao Renato, Maristela Sumiko, Elisabeth e Sérgio.

Atualmente aposentado, o Sr. Mitsugi adora uma boa pescaria, principalmente em alto-mar. Mas o que mais lhe alegra é estar junto com os amigos.

Em 2003, foi convidado para ser sócio da Associação Cultural de Mizuho, onde faz parte do departamento de karaokê. Assumiu o cargo de Diretor Cultural e foi eleito Diretor-Presidente. Pretende fazer o que estiver ao seu alcance para trazer benfeitorias para a entidade.

Atualmente, aos 86 anos de idade, sente-se muito feliz juntamente com os seus familiares e amigos.

(com informações do Decreto Legislativo n.º 1.778, de 20 de abril de 2023)

ss japoneses navioA imigração japonesa no Brasil começou há 115 anos, com a chegada do navio Kasatu Maru ao porto de Santos, trazendo 781 japoneses, no dia 18 de junho de 1908, após mais de 50 dias em alto-mar. Em São Bernardo, este símbolo da imigração japonesa está eternizado em um monumento na rua Joaquim Nabuco, inaugurado em 2008, em homenagem à comunidade nipônica. Foto: Facebook/Mizuho Bunka Kiokai Mizuho

👉 Clique aqui para saber mais sobre a imigração japonesa em São Bernardo do Campo

👉 Clique aqui para acessar a gravação em áudio desta sessão solene