WhatsApp Image 2023 03 23 at 17.21.42Da esquerda para a direita: Assessora do Secretário de Segurança, Sra. Gisele Karina Forte; Coordenador do Centro de Gerenciamento, Sr. Cesar Wendel Fidelis Delpim; Vereador Lucas Ferreira; Vereador Glauco Braido; Secretário de Segurança, Sr. Lourival dos Santos Silva; Vereador Paulo Chuchu; Subcomandante da da Guarda Civil Municipal, Sr. José Rogério Gonçalves Dourado; Comandante da Guarda Civil Municipal, Sr. Douglas Bispo da Silva e o Guarda Civil Municipal, Sr. José Vicente Passos. Foto: Sr. Ricardo Quiles, Assessor de Comunicação da Secretaria de Segurança.

Nesta quinta-feira (23/03/2023), a Comissão de Segurança Pública visitou o Centro de Gerenciamento de Emergências da Secretaria Municipal de Segurança de São Caetano do Sul para conhecer de perto as tecnologias e estratégias adotadas pelos órgãos responsáveis pela segurança pública local. A troca de conhecimentos foi considerada fundamental para aprimorar as ações desenvolvidas em São Bernardo do Campo e reduzir os índices de criminalidade.

Impressionou a quantidade, qualidade e recursos inteligentes das câmeras em viaturas policiais e de monitoramento instaladas nas principais vias públicas da cidade. As imagens capturadas pelas câmeras são analisadas em tempo real pela equipe de segurança pública e por inteligência artificial, permitindo uma resposta rápida e eficiente em caso de ocorrências.

Foi destacado também a interação entre as polícias civil, militar e guarda civil municipal, que trabalham em conjunto para garantir a segurança da população. Dessa forma, há um compartilhamento de informações e uma atuação integrada, o que potencializa a capacidade de combate ao crime na cidade.

Além disso, estratégias como bloqueios diários em determinados pontos da cidade também foram destacados como importantes na prevenção da criminalidade. Essas ações, juntamente com as tecnologias empregadas, contribuem para que a cidade vizinha tenha um dos menores índices de violência do país e já tendo sido contemplada, pela Connected Smart Cities, com o prêmio de cidade mais segura do Brasil.

Diante de todas essas informações, a comissão retorna à São Bernardo com muitas ideias a serem implantadas. O intercâmbio de experiências entre as cidades vizinhas foi extremamente valioso para aprimorar as políticas de segurança pública e garantir ainda mais tranquilidade e segurança à população.

Participaram da visita os vereadores Paulo Chuchu (PRTB), presidente, Glauco Braido (PSD), vice-presidente e Lucas Ferreira (sem partido), secretário da Comissão.

À Comissão de Segurança Pública compete emitir parecer nas proposições relativas à política municipal de segurança pública, bem como em todos os assuntos relacionados à Guarda Civil Municipal.

Mos. SCS EditFotos: Sr. Ricardo Quiles, Assessor de Comunicação da Secretaria de Segurança.

Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa