abreFoto: Oscar Jupiraci.

Na manhã desta quarta-feira (15/02), os vereadores de São Bernardo do Campo deram aval às seguintes propostas:

- Projeto de Lei n° 13/2023, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a autorização do Poder Executivo em repassar valor para entidades assistenciais sem fins lucrativos atendidas pelo Fundo Social de Solidariedade - FSS e cadastradas em ao menos 1 (um) dos Conselhos Municipais de Assistência Social - CMAS, da Criança e do Adolescente - CMDCA e dos Direitos da Pessoa Idosa - CMDPI - para uso na aquisição de veículo automotor modelo picape compacta a ser utilizado exclusivamente no apoio, fomento e desenvolvimento de suas atividades estatutárias.

De acordo com o texto do projeto, o Fundo Social de Solidariedade pretende repassar o valor de até R$ 85.000,00 (oitenta e cinco mil) às 50 (cinquenta) entidades constantes do Anexo Único do Projeto de Lei que hoje encontram-se cadastradas nos Conselhos supracitados, para uso exclusivo de aquisição de veículo automotor, devidamente emplacado e documentado, cuja destinação será para poio, fomento e desenvolvimento de suas atividades estatutárias.

- Projeto de Resolução n° 7/2023, de autoria do vereador Julinho Fuzari (PSC), que dispõe sobre a comemoração ao “Dia da Conscientização da Apraxia de Fala na Infância”. A comemoração ocorrerá anualmente, preferencialmente no mês de maio, em sessão solene para a qual serão convidadas autoridades civis e toda população são-bernardense.

A apraxia de fala na infância (AFI) é um tipo de transtorno motor de fala que afeta a habilidade para sequencializar os movimentos necessários para a produção dos sons da fala. A criança tem ideia do que quer comunicar, mas seu cérebro falha ao planejar e programar a sequência de movimentos/gestos motores da mandíbula, dos lábios, da língua e de outros articuladores, responsáveis por produzir os sons que formam sílabas, palavras e frases. Geralmente, são crianças que compreendem bem a linguagem, mas falar é um grande desafio. O objetivo desta ação é levar conhecimento sobre o tema às famílias, bem como, informações sobre os melhores métodos de diagnóstico, terapias e tratamentos disponíveis mundialmente.

- Requerimento n° 6/2023, de autoria do vereador Glauco Braido (PSD), que repudia o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ter propagado desinformação (fake news) quando de suas últimas visitas oficiais à Argentina e ao Uruguai, se referindo ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff como "golpe de estado".

- Requerimento n° 13/2023, de autoria do vereador Paulo Chuchu (PRTB), que congratula a Equipe do 6º Batalhão de Ações Especiais de Polícia – BAEP – 2ª Companhia AEP, Viatura E-06243 (BAEP 23), 2º Sargento 990244-9 Adilson Scomparin Junior (Comandante de Equipe), Soldado PM 171663-8 Victor Allef de Souza Costa (Motorista), Soldado PM 144367-4 Antônio Marcos da Silva Soares e Soldado PM 145691-1 Antonio Ferreira Campos Netto que capturaram um indivíduo procurado pela justiça e que, durante o trajeto até o 1º D.P. de São Bernardo do Campo, foram cientificados via Copom que na Rua Rui Barbosa, altura do nº 184, nesta cidade, três indivíduos efetuaram roubo a um veículo da empresa Fedex, subtraindo mercadorias, como celulares e microcomputadores, totalizando o valor de R$ 26.617,96 (vinte e seis mil, seiscentos e dezessete reais e noventa e seis centavos).

- Requerimento n° 14/2023, de autoria do vereador Paulo Chuchu (PRTB), que congratula a Equipe do 8º Distrito Policial de São Bernardo do Campo, os policiais: Rafael dos Santos Nagliati (Investigador de Polícia), Fernando Henrique Caran Ibiapina (Agente de Telecomunicações) e Alberto Santos Britto (Agente Policial), que prenderam, em flagrante, três indivíduos que haviam roubado um cavalo mecânico e uma carreta, bem como, mantido em cárcere privado, o Sr. Marcos Alberto da Silva Araújo.

- Requerimento n° 15/2023, de autoria do vereador Dr. Eliezer Mendes (PODE), que congratula a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Ministério de São Bernardo do Campo, em face do reconhecimento da Nova Diretoria da Igreja.

- Requerimento n° 16/2023, de autoria do vereador Maurício Cardozo (PSDB), que congratula a Deputada Estadual Carla Morando, tendo em vista sua incansável busca pela melhoria da segurança pública em todo Estado de São Paulo, valorizando os Guardas Civis Municipais.

Foi dado conhecimento ao Plenário do Requerimento nº 12/2023, de autoria do vereador Julinho Fuzari (PSC), de pesar pelo falecimento da Sra. Vitoria Giocoma Cucchiara, ocorrido no dia 1º de janeiro de 2023.

Saiba mais em:

3ª Sessão Ordinária de 2023
 CLIQUE AQUI e ouça a gravação em áudio desta Sessão Ordinária

Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa