ss templarios abreO vereador Ary de Oliveira (ao centro) ao lado dos organizadores da sessão solene em comemoração ao Dia dos Templários na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo. Foto: Assessoria do vereador Ary de OliveiraPara relembrar a ordem militar e religiosa fundada na Europa Medieval com objetivo de defender os peregrinos cristãos a caminho de Jerusalém, o vereador Ary de Oliveira (PSDB) propôs uma sessão solene na noite de terça-feira (06/12), no Plenário Tereza Delta. “É com muita alegria que recebemos todos em nossa Casa Legislativa, onde atuamos há quase 40 anos, nesta oportunidade valiosa para aprender um pouco sobre a filosofia e o trabalho filantrópico dos Templários”, afirmou o parlamentar. Para organizar a solenidade, ele se baseou nos termos da Resolução nº 2.411, de 31 de agosto de 2006.

“Somos poucos, porém proativos. Com empatia e civismo, nos compadecemos com a dor alheia da sociedade como um todo, e buscamos sempre ajudar o próximo. Os Templários não têm fronteiras. Com alguns recursos, doações de membros e apoios de colaboradores, organizamos um mutirão para revitalizar alguns espaços do Colégio Estadual Rodrigues Alves, na capital paulista, adotamos e restauramos praças abandonadas, resgatamos desabrigados das ruas e oferecemos atendimento médico a crianças”, explicou Ricardo Mayer, secretário-geral da Ordem Internacional Civil e Militar Cavaleiros Templários do Brasil (OICMCTB), na tribuna. (Clique aqui para ouvir a íntegra dos discursos da solenidade).

Além dele, a cerimônia contou com a presença de Roberto Guazzelli, grão-mestre da OICMCTB, do tenente-coronel Vlamir Luz Machado, comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano; do subtenente Clóvis Catarino Lima, chefe de instrução do TG nº 02-078; do apresentador Gilberto Barros, e de Marco Antônio dos Reis, diretor titular da CIESP/Distrital Sul, na composição da mesa de honra.

templarios dominio publicoIlustração de membros da ordem militar medieval dos Cavaleiros Templários. Imagem: Domínio público

Durante a solenidade, os organizadores entregaram Títulos de Membros de Honra e Diplomas de Mérito às seguintes personalidades: Adriano da Costa e Silva, Antonio Alves Teixeira, Carlos Alberto Maciel, Deusati Eliana Cardoso, Dom Faisal Metne Junior, Fred Rovella, Gilberto Barros, Jader William Ferreira da Silva, Joel Lemos de Oliveira, Jonathan Barbosa Lopes, José Carlos Zampol, Kamel Aref Saab, Lilian Schiavo, Luis Fernando Valente de Souza Marcondes, Magno Cavalcante dos Santos, Marigildo Fabretti, Osmar Manfredini Farinos, Rafael Gustavo Marquezine, Regina de Martino, Rogério Pedroso de Pádua e Ronaldo Barbosa.

De acordo com o Projeto de Resolução nº 56/06, que dispõe sobre a comemoração do Dia dos Templários, os Pobres Cavaleiros de Cristo foi a mais importante das ordens da cavalaria, instituída em 1.119 por Hughes de Payns e oito cavaleiros francos, adotando a regra de santo Agostinho.

Reconhecida em 1.128 pelo Concílio de Troyes, passou a obedecer à regra de São Bernardo. Destinava-se a proteger os cristãos e manter a paz na Terra Santa. Instalou-se perto do Templo do Rei Salomão, em Jerusalém, de onde veio o nome Templários.

A organização chegou a receber sob sua guarda os depósitos dos reis da França e passou, por esse motivo, a ser credora da realeza e nobreza. Na Inglaterra, arrecadava, cobrava e administrava certos impostos e chegou mesmo a criar, para maior facilidade de seus clientes, cartas de crédito, que favoreciam transações comerciais.

No reinado de Filipe, o Belo (1268-1314), da França, foram acusados de heresia e devassidão. Todos, inclusive o grão-mestre Jacques de Molay, foram condenados à morte na fogueira.

Uma bula do papa Clemente V, em 1.312, extinguiu a ordem, a pedido de Filipe, o Belo, que desejava fortalecer o poder real com as riquezas dos Templários, então confiscadas. Ao desaparecer, estavam no auge do poder, com cerca de vinte mil membros e propriedades em toda a Europa.

Atualmente, a Ordem dos Templários é objeto de estudos por parte de historiadores e de pessoas interessadas pelo tema.