02 TopoFoto: Oscar Jupiraci.

Na noite do último sábado (22/10), foi comemorado o Dia da Ordem DeMolay em Comemoração aos 35 Anos do Capítulo João Ramalho. A solenidade foi presidida pelo vereador Estevão Camolesi (PSDB), no Plenário Tereza Delta, nos termos da Resolução n° 3.124, de 09 de agosto de 2017.

Junto com o vereador, compuseram a Mesa de Honra: Sergio Lorenzoni, Presidente do Conselho Consultivo do Capítulo João Ramalho; Sr. Adhemar Moura Flores, Venerável Mestre da ARLS Fraternidade São Bernardo do Campo; os Srs. Ailton Lima, Carlos Roberto Jeronymo, Mauricio de Cecco Porfirio, Murillo Gomes Ferrarez, Valdir Teixeira de Almeida, membros do Conselho Consultivo; Sr. Euclydes Ghedin Coelho, e os Srs. Leonardo Machado e Sr. Fábio Alexandre Gomes, Past Mestres Conselheiros.

13fsdfsBaluartes e Sete Virtudes Cardeais. Fotos: Oscar Jupiraci.

“Nossos antepassados bem sabiam que a Liberdade Religiosa, representada pela Bíblia Sagrada, que a Liberdade Civil, representada pela Bandeira de nosso país, e a Liberdade Intelectual, representada pelos Livros Escolares, deviam sempre caminhar lado a lado para serem efetivas. Em volta desses baluartes, a Ordem DeMolay coloca sete velas, simbolizando as Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay: Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo. Como a luz dessas velas ilumina esta Sala Capitular, possa sua luz brilhar diante dos homens, a fim de que eles possam ver os seus bons trabalhos e glorificar o seu Pai que está no céu.” Mestre Conselheiro Italo Porfirio.

04Vereador Estevão Camolesi. Foto: Oscar Jupiraci.

Em seu pronunciamento, o Vereador Estevão Camolesi destacou as campanhas efetuadas pela Ordem DeMolay em prol dos mais necessitados durante a pandemia. “É uma honra para mim como Presidente da Câmara, poder também presidir essa sessão de nossa autoria em homenagem aos 35 anos do Capítulo João Ramalho da Ordem DeMoley. Falar sobre a pandemia foi algo muito vivo para nós, pois muitos de nós perdemos alguém ou conhecemos alguém, que partiu desse mundo numa situação extremamente difícil... A Ordem DeMolay é formada por jovens de disciplina, pois onde há ordem, há progresso, mas onde não há disciplina, não há ordem que se estabeleça.” Comentou o Vereador Estevão Camolesi.

05Os primeiros homenageados da noite. Ao centro: Sr. Sergio Lorenzoni, Vereador Estevão Camolesi e o Sr. Adhemar Flores. Foto: Oscar Jupiraci.

Homenageados da Noite

Vereador Estevão Camolesi, Sr. Sergio Lorenzoni e o Sr. Adhemar Flores; Past Mestres do Capítulo; Srs. do Conselho Consultivo: Mauricio Porfirio, Ailton Lima, Valdir Teixeira, Carlos Jeronymo, Sergio Lorenzoni e Murillo Ferrarez; Membros da Comissão de 35 Anos do Capítulo: Srs. Wallyson Diogo, Vinicius Rodrigues, Gabriel Fernandes, Leonardo Machado, Leonardo Tadeu, Gabriel Fioruci, Igor Plazezwski, Matheus Pascui e David Emanuel e Sras. Lidia Porfirio, Jucimara Galache, Magali Petreca, Daniela Marrese, Maria Marrese, Carolina Pedro e Patricia Marchini.

06 FênixFênix: Representando o ressurgimento pós-pandemia e os 35 anos do Capítulo João Ramalho.

O QUE É A ORDEM DEMOLAY?

A Ordem DeMolay é uma entidade masculina composta por jovens que possuem entre 12 até 21 anos de idade. A Ordem possui princípios fraternais, filantrópicos e filosóficos e tem como principal objetivo auxiliar na formação de jovens cidadãos que serão bons adultos, cavalheiros e corteses. Baseiam suas vidas nas Sete Virtudes Cardeais, que são os guias para uma vida respeitosa e cidadã: Amor Filia, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo. A partir do momento da iniciação, o jovem ganha irmãos em todas as partes do mundo, e começa a nutrir relações que podem durar a vida toda.

A Ordem tem como seu patrono Jacques DeMolay, o último Grão Mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários, que foi capturado a mando do Rei da França, Filipe, o Belo, em 1307 e torturado até 1314. Durante 7 anos, ele não revelou os segredos de sua Ordem e nem entregou seus irmãos. Centenas de anos depois, foi nomeado como patrono da Ordem DeMolay, e sua história ensinou a ter fidelidade para com as pessoas à nossa volta e às nossas promessas e juramentos.

QUEM É O CAPÍTULO JOÃO RAMALHO?

O Capítulo João Ramalho é importante para a história da Ordem DeMolay no Brasil, pois foi o sétimo capítulo no estado de São Paulo a ser instalado. Todos os sábados realizam reuniões, e lá planejam o futuro dos trabalhos e as filantropias que realizam, entre muitas outras coisas.

Em São Bernardo do Campo, a Ordem Demolay tem realizado diversos trabalhos sociais, dentre os quais podemos destacar a realização de cursinhos pré-vestibulares gratuitos, bem como a arrecadação de alimentos para distribuição aos mais necessitados, campanhas de doação de sangue entre outras atividades em creches.

(Com informações de Italo Porfirio - Mestre Conselheiro)

MCMestre Conselheiro Italo Porfirio. Foto: Oscar Jupiraci.

Para maiores Informações:

Italo Porfirio - Mestre Conselheiro