ss deolindo abreEm uma sessão solene realizada na noite de terça-feira (27/09), no Plenário Tereza Delta, o músico paulistano Deolindo recebeu o título de cidadão são-bernardense, concedido pelo vereador Eduardo Ginez Tudo Azul, autor do Decreto Legislativo nº 1.738/2022, que instituiu a homenagem. Foto: Oscar Jupiraci

O Plenário Tereza Delta foi palco de uma homenagem ao cantor e compositor José Deolindo Neto, mais conhecido como Deolindo. O artista, nascido em 1946, no bairro da Bela Vista, região central da capital paulista, recebeu o título de cidadão são-bernardense em uma sessão solene presidida pelo vereador Eduardo Ginez Tudo Azul (PSDB), na noite de terça-feira (27/09).

ss deolindo vereador“Esta é uma justa homenagem a alguém que fez muito pelo samba de São Bernardo do Campo, de São Paulo, e também do Brasil. Estou bastante honrado por ser o autor da propositura que concede o Título de Cidadão São-Bernardense ao Sr. Deolindo, e muito grato por ele ter aceitado a honraria”, afirmou o vereador Eduardo Ginez Tudo Azul em seu pronunciamento na tribuna. Foto: Oscar Jupiraci

“O Título de Cidadão São-Bernardense é uma das poucas honrarias que nós, vereadores, podemos entregar. Durante a Legislatura, temos direito a apenas quatro; então, tem que ser muito bem escolhida. Em 16 anos de mandato, meu pai [Juarez Tudo Azul, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal] entregou somente um título desses. Quando penso em condecorar alguém, essa pessoa tem que, de fato, ser digna de receber tal homenagem. E o Sr. Deolindo é essa pessoa.

Em uma época adversa, ele foi pioneiro, desbravando caminhos e superando barreiras, batalhando para que o samba, um ritmo tão tradicional da cultura popular brasileira, fosse mais conhecido e apreciado. Graças à iniciativa de artistas como ele, os sambistas de hoje têm mais abertura para mostrar seu trabalho. Esta homenagem é um reconhecimento de tudo aquilo que ele conquistou ao longo de sua carreira”, explicou o parlamentar em seu discurso.

ss deolindo carlaoEm um dos momentos mais especiais da noite, o músico Carlão Maneiro interpretou a canção “Trajetória”. De autoria de Xavier e Deolindo, o samba retrata a história do homenageado. Foto: Oscar Jupiraci

A Sra. Sara Maria da Silva, esposa do Sr. Deolindo; Sergio Thomé, secretário municipal de Serviços Urbanos, representando o vice-prefeito Marcelo Lima; as Sras. Renata da Silva Deolindo e Roseli de Fátima, filhas; Rayane da Silva Deolindo Pires, neta, e os amigos Ismar Alves e Antônio Xavier Gonçalves compareceram à cerimônia e compuseram a mesa de honra ao lado de Eduardo Ginez Tudo Azul e do homenageado.

ss deolindo videoAcima, os integrantes da mesa de honra e os convidados da solenidade assistem a um vídeo com fotos e depoimentos de familiares, amigos e parceiros do músico Deolindo. Foto: Oscar Jupiraci

“Salve o samba!”

ss deolindo homenageado“É com muita honra e orgulho que recebo esta homenagem maravilhosa. Estou muito feliz com este reconhecimento. Agradeço o apoio da minha família, dos meus amigos e dos idealizadores deste evento, que não mediram esforços para me prestigiar. Como não tenho palavras para expressar minha gratidão, gostaria de agradecer cantando”, afirmou o Sr. Deolindo, que encerrou seu discurso interpretando a canção “Gratidão”, de Xande de Pilares. Foto: Oscar Jupiraci

José Deolindo Neto, conhecido como Deolindo, nasceu em 13 de fevereiro de 1946, em São Paulo, no Bairro da Bela Vista (Bixiga) e, desde então, no auge dos seus 76 anos de idade, sua personalidade é sinônimo de musicalidade, de elegância e de bom humor.

Sua história vem de longe. Já em 1966, participava, com apoio e incentivo de amigos, de eventos, festas e programa de calouros, sempre levando sua voz aveludada e seu entusiasmo pelo samba.

Na década de 1980, mais precisamente em 1985, retomou sua vocação de cantor e segue se apresentando em várias casas noturnas de São Paulo e do ABC paulista.

Em 1986, fundou com os amigos sambistas o Grupo Geração, com o qual, logo de saída, recebeu o prêmio "Cidade de São Bernardo do Campo" no IV Musicanto. Daí por diante, foram vários prêmios e participações em programas de rádio e TV.

Neste caminho de sambista, compositor e intérprete, também gravou sua história ao samba-enredo paulista.

Na região do ABC, também deixou sua marca como compositor e intérprete em vários carnavais, tendo a honra de ter suas composições levadas à avenida.

Enfim, com suas andanças e realizações, tornou-se um baluarte do verdadeiro samba, um compositor que construiu importante trajetória, sempre levando a força e a boa energia do samba raiz.

Em 2004, lançou o projeto Saudações aos Poetas e Bambas, "Tributo a Roberto Ribeiro".

Muitos foram e são seus parceiros de estrada e composições, mas um compositor, em especial, merece ser destacado: Xavier, sambista e compositor de valor, amigo de sempre e que, ao longo dos anos, também passou a ser um grande irmão.

Ao lançar o CD "A Voz do Compositor", realizou um sonho antigo e fez jus à sua história de amor pela música, um presente que oferece a todos que gostam de um bom samba, com a harmonia dos velhos tempos.

Em agosto de 2019, lançou o seu segundo CD solo, intitulado: "A melhor parte de mim", com a participação de Péricles, Salgadinho, Caríca, Rene Sobral e Sônia Miranda, produção e arranjos de Marcio Prata, gravado em HR estúdio, São Paulo.

Por fim, segue uma expressão costumeiramente dita por Deolindo: "Salve o samba! E a todos que amam esta bandeira".

(Fonte: Decreto Legislativo nº 1.738, de 27 de abril de 2022)

CLIQUE AQUI para ver as fotos desta sessão solene na Galeria de Imagens

CLIQUE AQUI para acessar a gravação em áudio desta sessão solene