ss debora brandao abreA partir da esquerda, o vereador Toninho Tavares, a Profª. Dra. Débora Vanessa Caús Brandão e o Dr. Rodrigo Gago Freitas Vale Barbosa, Diretor da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Foto: Oscar Jupiraci

A Mestra e Doutora em Direito pela PUC/SP, Pós-Doutora pela Universidade de Salamanca, Professora, Coordenadora acadêmica da Faculdade de Direito de São Bernardo e autora de obras jurídicas recebeu o Título de Cidadã São-Bernardense em uma sessão solene promovida pelo vereador Toninho Tavares (PSDB) na noite de segunda-feira (08/08), no Plenário Tereza Delta.

ss debora brandao vereador“A Dra. Débora Brandão é uma das maiores autoridades em Direito atuando no Brasil. Propus essa honraria, não só pelos seus predicados, que são muitos, mas também para que os jovens cidadãos de nossa cidade tenham cada vez mais exemplos de mulheres fortes, que romperam os desafios que nossa sociedade impõe, para cumprir seus objetivos e realizar seus sonhos”, ressaltou o vereador Toninho Tavares. Foto: Oscar Jupiraci

“Fiz questão de homenageá-la por sua importância junto à Faculdade de Direito de São Bernardo, colaborando para a promoção do bem comum. É uma pessoa que não só preenche, como transborda esse requisito. Professora, advogada, mãe e mulher, a Dra. Débora Brandão nasceu em nossa vizinhança, em São Caetano do Sul, e há muito tempo participa ativamente da vida de São Bernardo do Campo. Desde 2006 contribui para a formação de centenas de estudantes na Faculdade de Direito, uma das maiores instituições de ensino jurídico do Brasil. Muitos advogados, juízes e promotores que atuam hoje em nossa cidade devem uma fração de sua trajetória às aulas de Direito de nossa homenageada.

Só esse brilhante trabalho como docente já justificaria a concessão do título, mas ela fez ainda mais por nossa cidade. Atuou no Escritório-Escola da Faculdade de Direito, fomentando a solução dos conflitos, uma das principais formas de ‘desafogar’ o Poder Judiciário. Além disso, é uma profissional que busca a excelência naquilo que faz, com títulos de mestrado e doutorado pela PUC/SP e pós-doutorado pela Universidade de Salamanca, na Espanha, uma das mais antigas e prestigiadas do mundo”, declarou Toninho Tavares em seu discurso. Ele é o autor do Decreto Legislativo n° 1.751, de 23 de junho de 2022, que instituiu a solenidade.

mosaico 1

mosaico 2

Acima, os integrantes da mesa de honra foram convidados a fazer uso da palavra na tribuna do Plenário Tereza Delta. Fotos: Oscar Jupiraci

A mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades e personalidades:

Vereador Toninho Tavares, Presidente da Comissão Organizadora;

Dra. Débora Vanessa Caús Brandão, homenageada da noite;

Dr. José Roberto Gil Fonseca, assessor especial de governo;

Desembargador Otacílio Ferraz Felizardo, representando o Tribunal de Justiça de São Paulo;

Eduardo Ginez Tudo Azul e Ana Nice, vereadores de São Bernardo do Campo, representantes do Poder Legislativo;

Dr. Luiz Ricardo Biagioni Bertanha, Presidente da 39ª Subseção da OAB/SP;

Dr. Diego Tavares, representando a OAB/SP;

Dr. Rodrigo Gago Freitas Vale Barbosa, Diretor da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo;

Dr. Gustavo Cotomacci, coordenador do Curso de Direito da Faculdade Metodista;

Ricardo Ferrari, assessor, representando a deputada estadual Carla Morando.

BIOGRAFIA

ss debora brandao homenageada“Tornei-me são-bernardense oficialmente, porque ‘de coração’ eu já era fazia muito tempo. Virei ‘batateira”, disse, em tom bem-humorado, a Dra. Débora Vanessa Caús Brandão ao receber a honraria concedida pela Câmara Municipal. Foto: Oscar Jupiraci

A Dra. Débora Vanessa Caús Brandão nasceu no dia 3 de junho de 1973, na cidade de São Caetano do Sul, estado de São Paulo.

É filha da Sra. Vera Lúcia Caús Brandão, professora de Ciências aposentada e do Sr. José Carlos de Macedo Brandão, que foi professor de Filosofia e Teologia e pastor metodista.

É casada há 21 anos com o Sr. Fernando Machado Torres, psicólogo e com carreira executiva na indústria farmacêutica, tendo passado pela Bristol Myers Squibb, por 5 anos; pela Novartis Biociências, por 13 anos e pela Boehringer IngeIheim, por 8 anos, desde 2014.

Tem dois filhos em idade escolar: Daniel, de 16 anos de idade e Beatriz, de 14 anos de idade.

Começou a trabalhar aos 15 anos de idade, dando aulas de inglês para crianças e seguiu assim durante a faculdade.

Formou-se em Direito no final de 1995 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi monitora de Direito Civil desde o 3º ano. Estagiou em escritório de advocacia cível e trabalhista, depois, na Fundação Prefeito Faria Lima - CEPAM e, por fim, no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, junto aos juízes de 1ª instância.

Depois de formada, foi contratada como advogada do Departamento Jurídico do Unibanco - União de Bancos Brasileiros. Lá atuou na área que respondia ao Banco Central e, depois, integrou a equipe da área criminal, cuidando dos crimes contra os consumidores e ações ligadas aos sócios.

Em seguida, transferiu-se para o Cartão Unibanco, onde atuou especialmente com Direito do Consumidor.

Quando se desligou do Banco, passou a advogar autonomamente, em parceria com seu colega de turma, Dr. Ronaldo Mendes Fernandes, especificamente na área cível. Até hoje permanecem atuando juntos, há mais de 20 anos.

O escritório é sediado na Vila Mariana, Capital, onde se dedica ao consultivo e contencioso cível, especialmente ao Direito de Família e Sucessões.

Cursou o Mestrado em 2001 e o Doutorado em 2004, em Direito Civil, na Pontifícia Universidade Católica - PUC/SP, sob a orientação do Dr. Renan Lotufo. Ademais, defendeu o Pós-Doutorado em Direito pela Universidade de Salamanca, na Espanha em 2018.

Foi aprovada no Concurso de Provas e Títulos para Professora de Direito Civil na Universidade Municipal de São Caetano do Sul em 2002.

Em 2006, foi aprovada e tomou posse como Professora Titular de Direito Civil da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Iniciou ministrando aulas de Direito das Coisas e, em seguida, migrou para Direito de Família, disciplina com a qual se ocupa atualmente.

Em 2014, habilitou-se como mediadora judicial por meio da capacitação promovida pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ e assumiu a Coordenação Pedagógica do CEJUSC de São Bernardo do Campo, representando a Faculdade de Direito - FDSBC. Colaborou naquele setor até o final de 2015.

Na Faculdade de Direito, coordenou o Escritório-Escola, supervisionando 5 advogados e estagiários por um ano. Atualmente, coordena a Pós-Graduação em Direito Civil.

No que concerne à Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/SP, integra o Núcleo Temático da Escola Superior da Advocacia - ESA/SP como Coordenadora em Direito Civil; atua como membro da Comissão de Direito de Família, na qualidade de consultora; tem colaborado ministrando vários cursos de especialização em Direito Civil na Escola Superior da Advocacia - ESA Central e Santo André; palestrado gratuitamente em muitas Subseções, como São Bernardo do Campo e Santo Amaro, além de participar do Congresso Mulheres Familiaristas, promovido pela OAB/SP.

Também, tem atuado junto à Associação dos Advogados de São Paulo - AASP, Escola Paulista de Direito - EPD e Escola Brasileira de Direito - EBRADI.

Escreveu alguns livros e artigos que têm colaborado para o estudo do Direito Civil, especialmente o Regime de Bens no novo Código Civil, publicado pela Editora Saraiva, entre outros.

Faz parte de diversos institutos jurídicos, como o Instituto Brasileiro de Direito Contratual - lBDCont; Instituto Brasileiro de Responsabilidade Civil - IBERC; Instituto de Direito Privado - IDP; International Society of Family Law - ISFL; Federação de Advogados de Língua Portuguesa - FALP, entre outros.

Também, tem tido a oportunidade de participar como palestrante em congressos nacionais e internacionais, além de ministrar, em dois momentos diferentes, aulas a convite da Faculdade de Direito de Coimbra, Portugal, que lhe foram muito especiais.

(Com informações do Decreto Legislativo n° 1.751, de 23 de junho de 2022, de autoria do vereador Toninho Tavares)

 

CLIQUE AQUI para acessar a Galeria de Imagens com as fotos desta Sessão Solene 
CLIQUE AQUI para ouvir a íntegra desta Sessão Solene 

  

mini 6

Canais online de atendimento ao munícipe
Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa.