ss artes marciais mosaico abreA partir do alto, à esquerda, em sentido horário, José Alberto dos Santos, José Belarmino, Marcelo Melo Pereira e José Carlos de Aragão receberam Medalhas João Ramalho. Fotos: Oscar Jupiraci

Professores, atletas e praticantes de diferentes estilos de lutas se reuniram no Plenário Tereza Delta na noite de sexta-feira (29/07) para prestigiar a entrega de Medalhas João Ramalho aos mestres José Alberto dos Santos, José Belarmino, José Carlos de Aragão e Marcelo Melo Pereira. Pela vida dedicada ao esporte, eles foram homenageados na sessão solene em comemoração ao Dia das Artes Marciais no município, promovida pelo vereador Aurélio (PSDB).

“Essa data é um tributo à prática milenar amplamente difundida no país, e que merece todo o nosso reconhecimento por contribuir para o desenvolvimento de várias habilidades, valores e experiências, trazendo muitos benefícios para a saúde física e mental”, disse o parlamentar ao ressaltar a importância do evento, realizado nos termos da Resolução nº 3.148, de 1 de março de 2018.

Confira, nas imagens abaixo, os destaques da solenidade:

ss artes marciais dancaAntes do início da sessão solene, os convidados assistiram a uma apresentação da equipe de Dança do Leão, do Instituto Long Fei, no térreo do Palácio João Ramalho. Foto: Oscar Jupiraci

ss artes marciais vereadorO vereador Aurélio aproveitou a ocasião para comunicar que é autor de um projeto de lei que dispõe sobre a inclusão do ensino de artes marciais nas escolas municipais. Foto: Oscar Jupiraci

ss artes marciais grao mestreO vereador Aurélio também homenageou o grão-mestre Yeo Jin Kim, da Liga Nacional de Taekwondo. Ele é membro da família que introduziu a arte marcial sul-coreana no Brasil. Foto: Oscar Jupiraci

ss artes marciais mesaO vereador Aurélio posa ao lado dos homenageados e dos convidados da mesa de honra, dentre os quais, o comandante da Guarda Civil Municipal Carlos Cesar e o grão-mestre Yeo Jin Kim, representando todas as modalidades de artes marciais. Foto: Oscar Jupiraci

ss artes marciais homenagensDurante a solenidade, os organizadores entregaram broches da Câmara Municipal e certificados de honra ao mérito a diversos praticantes de artes marciais por incentivarem atividades esportivas que pregam harmonia e fraternidade entre os povos. Foto: Oscar Jupiraci

Acesse as fotos desta solenidade na Galeria de Imagens da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo.  A íntegra da gravação em áudio da cerimônia está disponível no site do Legislativo.

Os homenageados

José Alberto dos Santos

ss artes marciais jose alberto santosJosé Alberto dos Santos, o Mestre Betho, recebe a homenagem do vereador Aurélio. Foto: Oscar Jupiraci

O Sr. José Alberto dos Santos, casado, nasceu na cidade de Santos, estado de São Paulo.

Conhecido como mestre Betho, é faixa preta 8º Dan internacional.

Considerado um dos mais conceituados mestres de Taekwondo e Hapkido do Brasil, já representou o país em vários eventos nacionais e internacionais.

É membro do Conselho de Ética da Liga Nacional de Taekwondo.

Fez estágio em vários países, tais como: Estados Unidos, Coreia, Japão, Espanha, Argentina, Peru e outros.

É especialista em defesa pessoal militar e urbana, tendo sido instrutor no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, bem como na Escola Superior de Aeronáutica, no Batalhão de Choque da Polícia Militar e na Guarda Municipal de Jacareí.

Tem mais de 35 anos de sua vida ligados ao esporte e trabalhando com projetos sociais.

É ex-coordenador técnico da equipe da SEJEL - Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer.

Atualmente, é coordenador do projeto "Lutando pela Educação" da Secretaria de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia de Ribeirão Pires.

Além disso, é educador, palestrante e comerciante no ramo de informática.

(Com informações do Decreto Legislativo nº 1.638, de 5 de fevereiro de 2020)

 

José Belarmino

ss artes marciais belarminoJosé Belarmino, o Mester Belocqua Wera, recebe a homenagem do vereador Aurélio. Foto: Oscar Jupiraci

O Sr. José Belarmino, conhecido como "Mestre Belocqua Wera", mudou-se para São Bernardo do Campo em 1967.

No ano de 1970, deu início à prática do Boxe com o treinador Abstemar José, na antiga EUNI, no projeto do CME (Conselho Municipal de Esportes).

Em 1975, formou-se faixa-preta de Taekwondo com o Grão-Mestre Bong Shur Park.

Em 1976, formou-se no Muay Thai.

No ano de 1985, formou-se faixa-preta em Karatê Full Contact.

Em 1986, formou-se faixa-preta em Sipal Ki Do.

Durante os anos 70 e 80, participou de diversas competições de Taekwondo, Boxe, Boxe Tailandês, Karatê Full Contact, Kickboxing e Torneios Abertos de Artes Marciais.

Ainda nos anos 80, criou o estilo Belocqua Wera Kickboxing, um estilo genuinamente brasileiro, com o qual competiu e formou grandes campeões brasileiros, sul-americanos, pan-americanos, intercontinentais e mundiais, tais como: Paulo Zorello, Alex Poatan, Caique Raoni, Vercely Barrios, Ailton Pessoa, Júlio César Salvador, Silvana Lima e muitos outros.

O Sr. José Belarmino já foi treinador da seleção brasileira de Kickboxing; treinador tricampeão da seleção de São Bernardo do Campo de Kickboxing nos jogos abertos do interior; treinador tricampeão do mundial de Kickboxing profissional com o pupilo Paulo Zorello; treinador campeão do Glória Kickboxing, o maior evento de luta em pé do mundo, com o pupilo Alex Poatan; treinador campeão do WGP, maior torneio da luta em pé da América Latina, com o pupilo Alex Poatan; e treinador com recorde de invencibilidade de 11 disputas de títulos mundiais com 9 KOs (nocautes).

(Com informações do Decreto Legislativo nº 1.746, de 25 de maio de 2022)

 

José Carlos de Aragão

ss artes marciais aragaoJosé Carlos Aragão, o Mestre Aragão, recebe a homenagem do vereador Aurélio. Foto: Oscar Jupiraci

O Sr. José Carlos de Aragão, conhecido como "Mestre Aragão", nasceu em 21 de outubro de 1960, na cidade de Vagner, no estado da Bahia.

Aos 18 anos de idade, em julho de 1979, veio sozinho para São Bernardo do Campo, em busca de novas oportunidades.

Em 1983, matriculou-se na Escola de Karatê-Do Gojuryu, situada no centro de São Bernardo do Campo, na Avenida Jurubatuba, e, com o Mestre Yamauchi, treinou até a faixa-amarela.

Em 26 de fevereiro de 1986, após assistir um campeonato de Karatê de contato, decidiu mudar para o estilo Shidokan, treinando com o mestre Moryama, onde começou novamente pela faixa-branca.

Em 1988, quando estava na faixa-verde, começou a ajudar seu mestre a dar aulas para crianças e, em 1990, com a autorização do referido mestre, ainda na faixa-marrom, começou a dar aulas na Sociedade Amigos do Bairro Ferrazópolis.

No ano de 1992, inaugurou sua própria academia de Karatê na Rua Fernando Ferraz, localizada no bairro Ferrazópolis, bem como participou do seu primeiro exame e graduou-se faixa-preta.

Devido ao crescimento da quantidade de alunos matriculados, o espaço tornou-se pequeno e, em 1993, a academia foi transferida para a Rua Tiradentes.

No referido ano, o Sr. José Carlos de Aragão também foi contratado pelo Clube da Volkswagem para dar aulas de Karatê.

Em 2000, realizou seu primeiro campeonato de Karatê Shidokan no Clube da Volkswagen, e assim foram todos os anos seguintes.

Em 2004, iniciou seu curso de Seitai - Massagem Oriental e, após dois anos, começou a atender pacientes com problemas de coluna e dores em geral.

No ano de 2015, foi convidado pelo Fundador do Shidokan, Kancho Soeno, após sua visita ao Brasil, para conhecer a Matriz no Japão.

Em 2016, viajou para o Japão e teve a oportunidade de conhecer as origens do Karatê Shidokan.

Participou como convidado do Campeonato Mundial de Karatê Shidokan.

Foram 40 anos no Karatê Shidokan e, em sua trajetória, conquistou até o 5º Dan da faixa-preta e formou mais de 80 alunos faixas-pretas.

Em 2017, criou seu próprio estilo de Karatê, o Aragonkaikan e tornou-se o Kancho Fundador com o 6º Dan da faixa-preta.

Hoje, conta com mais de 100 alunos entre crianças e adultos, sendo, aproximadamente, 10 alunos com mais de 20 anos de experiência no Karatê. O aluno mais antigo tem 75 anos de idade e 27 anos de prática no Karatê.

Atualmente, com 61 anos de vida, o baiano que chegou a São Bernardo do Campo somente com uma peça de roupa, querendo mudar de vida, é referência para muitos jovens e adultos.

(Com informações do Decreto Legislativo nº 1.747, de 25 de maio de 2022)

 

Marcelo Melo Pereira

ss artes marciais marcelo meloMarcelo Melo, o Mestre Marcelo, recebe a homenagem do vice-prefeito Marcelo Lima e do vereador Aurélio. Foto: Oscar Jupiraci

O Sr. Marcelo Melo Pereira nasceu no dia 5 de agosto de 1974.

Graduou-se em Educação Física pela FEFISA (Faculdades Integradas de Santo André) e em Direito pela UniABC (Universidade do Grande ABC).

Iniciou no Taekwondo aos 11 anos de idade, no ano de 1985, em São Paulo.

Formou-se faixa-preta no ano de 1992, tendo completado, neste ano, 30 anos de graduação.

Mudou-se de São Paulo para São Bernardo do Campo em 1995 e, no mesmo ano, inaugurou a Associação Tigre de Taekwondo (próximo à FEI), a qual está ativa até os dias atuais.

Além dos títulos, em 2008, organizou a primeira etapa do campeonato Paulista pela Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo (FETESP) e idealizou o São Bernardo Open de Taekwondo, tendo realizado duas edições (2008 e 2009), sendo todos os eventos no Clube Mesc de São Bernardo do Campo.

O Mestre Marcelo Melo é faixa-preta 6º Dan - Internacional Kukkiwon.

Introduziu o Taekwondo no Clube Mesc em 2001, onde permanece até dias atuais.

No período de 2001 a 2006 deu aulas de Taekwondo no Volkswagen Clube.

É Advogado e Diretor Jurídico da World Musa Taekwondo Brasil.

Ao longo dos anos, participou de diversos campeonatos, sendo: Tricampeão Paulista pela Federação Paulista de Taekwondo nos anos de 1995, 1996 e 1999; Campeão Brasileiro pela Liga Nacional de Taekwondo em 1995 - antiga UBT (União Brasileira de Taekwondo); Campeão Sul-Americano de Artes Marciais em 1996 - ASAM (Associação Sul-Americana de Artes Marciais) Paraguai; Campeão do Campeonato Aberto de Artes Marciais em 1997 - ASAM Santiago do Chile; Campeão do Brazil Open em 2001.

Além disso, conquistou outros títulos diversos.

(Com informações do Decreto Legislativo nº 1.748, de 25 de maio de 2022)

   

mini 6

Canais online de atendimento ao munícipe
Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa.