ss zanutto abreA partir da esquerda, o Sr. Silvio Braz Zanutto exibe o diploma que acompanha a Medalha João Ramalho, entregue pelo vereador Netinho Rodrigues. Foto: Oscar Jupiraci

Aos 78 anos de idade, o Sr. Silvio Braz Zanutto recebeu a Medalha João Ramalho em reconhecimento aos serviços prestados ao município de São Bernardo do Campo, em especial às ações pastorais na Paróquia Santa Teresinha, em uma sessão solene presidida pelo vereador Netinho Rodrigues (PP) na noite de segunda-feira (25/07), no Plenário Tereza Delta.

ss zanutto vereador“O Sr. Silvio dedica-se à família e aos amigos, que muito o admiram por sua disposição em sempre ajudar as pessoas ao seu redor. Colaborando com os mais necessitados e com a geração de empregos, contribui muito com a comunidade são-bernardense e com o desenvolvimento da cidade”, afirmou o vereador Netinho Rodrigues. Foto: Oscar Jupiraci

“Conheci o Sr. Silvio na Igreja Santa Teresinha. E, no dia a dia, vi a generosidade dele e quantas pessoas ele ajudou. Foi praticamente um dos fundadores do bairro Santa Teresinha. Pai de família exemplar, comerciante, amigo e parceiro de todos. Ele já havia recebido um Título de Cidadão São-Bernardense oferecido por esta Casa de Leis, então, nada mais justo do que conceder uma Medalha João Ramalho. Às vezes, as pessoas são homenageadas depois que partiram dessa vida. Acho que a homenagem tem que ser dada em vida, para que a pessoa esteja aqui para sentir a demonstração de respeito, carinho e admiração, e o quanto é querida e importante. É um orgulho e uma honra entregar essa condecoração em agradecimento a tudo o que o Sr. Silvio fez pelo nosso município”, concluiu o parlamentar.

Durante a solenidade, foram exibidos três vídeos: o primeiro, com uma mensagem do Padre Rafael, da Paróquia Santa Teresinha; o segundo com congratulações do Frei Rinaldo Stecanela, apresentador da TV Século 21, de Campinas, e do Programa Saúde & Fé, da TV Aparecida, e o último, no qual Sr. Zanutto narra um pouco de sua trajetória.

ss zanutto mesaOs integrantes da mesa de honra da sessão solene de entrega da Medalha João Ramalho ao Sr. Silvio Braz Zanutto. Foto: Oscar Jupiraci

Os organizadores convidaram as seguintes autoridades e personalidades para compor a mesa de honra, ao lado de Netinho Rodrigues e do Sr. Zanutto:

Marcio Madureira, assessor, representando o vice-prefeito Marcelo Lima;

Ricardo Ferrari, assessor parlamentar, representando a deputada estadual Carla Morando;

João Sgrignoli Jr., representando o Lar da Criança Emmanuel;

Luiz Tizzo, representando a Paróquia Santa Teresinha;

Antonio Pedro de Almeida, representando os comerciantes da Prestes Maia;

Octavio Ramos Rossati, sócio da empresa Madeiras Nativa;

Antonio Claudio Zanutto, sobrinho do homenageado, representando os familiares, e

Claudinei Zanutto, dono da Materiais de Construção Zanutto.

Biografia

ss zanutto homenageado“Sou grato a todos aqui presentes. Guardarei no coração o nome e a fisionomia de cada um que prestigiou essa sessão solene”, agradeceu o Sr. Silvio Zanutto, em sua fala na tribuna do Plenário Tereza Delta. Foto: Oscar Jupiraci

O Sr. Silvio Braz Zanutto nasceu em 23 de maio de 1944 em São Manoel, São Paulo. É o caçula de quatorze irmãos.

Casou em 1969 com a Sra. Ordalina Augusta de Oliveira Zanutto, com quem teve dois filhos: Ângelo Pedro de Oliveira Zanutto, advogado; e Silvio Braz Zanutto Júnior, administrador de empresas. Estes são casados com a Sra. Maria Dolores Carrasco Zanutto e a Sra. Cristiane Sampaio Zanutto, respectivamente.

É avô de Giovanna Carrasco Zanutto e Mariana Sampaio Silvio Zanutto.

Em 1948, aos 4 anos de idade, mudou-se com sua família para São Bernardo do Campo, onde reside até os dias de hoje.

Estudou na Escola Pública Maria Iracema Munhoz, onde cursou o primário, bem como no Colégio São José e João Ramalho.

Esforçado, trabalhou de 1962 a 1966 no ponto de táxi Expresso.

Em 1966, adquiriu um caminhão Mercedes-Benz e começou a fazer entregas de móveis em quase todo o Brasil.

Em 1980, tornou-se sócio-proprietário do Restaurante São Manoel, onde permaneceu durante treze anos.

Foi diretor da ACISBC - Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo.

Por sua grande atuação no município, recebeu o Título de Cidadão São-Bernardense, conferido por esta Câmara Municipal, conforme Decreto Legislativo nº 1.048, de 7 de agosto de 2008; o Diploma de Honra ao Mérito por serviços prestados à comunidade Católica e a Medalha dos Imigrantes Italianos e seus descendentes.

Dentre suas inúmeras atividades, é atualmente Membro do Conselho Superior Municipal de São Bernardo do Campo; Coordenador da PASCOM - Pastoral de Comunicação da Paróquia Santa Terezinha e outras Pastorais; Coordenador da Pastoral de Obras da Igreja Nossa Senhora das Dores e São Pelegrino; Diretor da SAB - Associação dos Amigos do Bairro Nova Petrópolis.

(Com informações do Decreto Legislativo nº 1.739, de 29 de abril de 2022, de autoria do vereador Netinho Rodrigues)

CLIQUE AQUI para acessar a Galeria de Imagens com as fotos desta Sessão Solene
CLIQUE AQUI para ouvir a íntegra desta Sessão Solene