abreIntegrantes da Mesa de Honra: Foto: Oscar Jupiraci.

Na noite da última quinta-feira (30/06), foi realizada na Câmara Municipal sessão solene que homenageou os imigrantes italianos e seus descendentes. A iniciativa foi do vereador Eduardo Ginez Tudo Azul (PSDB) e realizada nos termos da Lei n° 4.766, de 28 de junho de 1999, de autoria do vereador licenciado Hiroyuki Minami.

Esta solenidade homenageia os imigrantes italianos e seus descendentes, pessoas de famílias tradicionais italianas que construíram a história do município. A tarefa de escolher os homenageados cabe a uma comissão organizadora, composta por membros da colônia italiana.

Além do vereador, presidente da comissão organizadora, compuseram a Mesa de Honra do evento: Sr. Márcio Barreira, representando o Poder Executivo e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Sr. Hiroyuki Minami; Dr. Luis Henrique Farias, representando a Deputada Estadual Carla Morando; Sr. André Pretel Pacheco, assessor, representando o vice-prefeito Marcelo Lima; Sr. Eduardo Sene, presidente do Rotary Clube de São Bernardo do Campo; Sra. Isabel Martinez Todesco, representando a comunidade italiana e Sra. Antonia Galante Vial, representando os homenageados anteriores desta sessão.

eduardo“Vocês homenageados aqui hoje fazem parte da construção da nossa cidade, em cada um desenvolvendo sua atividade, independente da profissão que exerça. Muito obrigado por contribuir com a evolução da nossa São Bernardo do Campo”, destacou o vereador. Foto: Oscar Jupiraci.

Em seu pronunciamento, Eduardo falou sobre sua descendência italiana, das dificuldades que seus bisavós enfrentaram quando chegaram ao Brasil. “Saíram da Itália e vieram para o Brasil, com uma expectativa de um futuro melhor para eles e imaginem o quanto isso foi difícil: o sustento, as batalhas. O povo italiano é um povo aguerrido, que veio pra cá para trabalhar, para desenvolver uma atividade”, comentou o parlamentar.

“É inegável a importância da imigração italiana na vida dos brasileiros e, em especial, em nossa cidade, onde a cada esquina vemos traços de nossos antepassados. Uma cidade pujante, que desde o ano de 1897 tem as marcas das mãos dos trabalhadores italianos. Nossos nonos e nonas ajudaram a construir essa história de sucesso, com forte atuação no comércio, na indústria, gastronomia e cultura. Homens e mulheres fortes e de fibra que, através de seu suor, dedicação e alegria cativante criaram caminhos para todos nós descendentes, orgulhosos, trilharmos e construirmos um futuro de sucesso, justo e de muita alegria. Como descendente de italiano, é uma honra ser o presidente da comissão organizadora de tão importante sessão solene”, pronunciou Eduardo Tudo Azul.

prefeito marosticaO prefeito de Maróstica, cidade-irmã de São Bernardo do Campo Matteo Mozzo enviou um vídeo cumprimentando os imigrantes italianos e seus descendentes. Foto: Oscar Jupiraci.

Na ocasião, foram entregues “Medalhas dos Imigrantes Italianos e Seus Descendentes” a doze homenageados. Essa honraria também é de autoria de Hiroyuki Minami, através da Resolução n° 2.800, de 28 de abril de 2011.

Homenageados da sessão:

- Sr. Antonio Luís Martin Bianco

- Sr. Arnaldo Lunardi

- Sr. Carlos Alberto Gianotto

- Sra. Cristina Todesco

- Sr. Carlos Marola

- Sr. Marcos Galante Vial

- Sra. Maria Luiza Sabatini lazzuri

- Sr. Nelson Crevellaro

- Sra. Olinda Antônia de Martin Andreotti

- Sra. Renata Di Folco Penchiari

- Sr. Sergio Grotti

- Sr. Silvio José Marola

Mos.1Homenageados e suas famílias. Fotos: Oscar Jupiraci.

Mos.2Homenageados e suas famílias. Fotos: Oscar Jupiraci.

Mos.3Homenageados e suas famílias. Fotos: Oscar Jupiraci.

evandro mouraO cantor Evandro Moura animou a noite com músicas italianas. Foto: Oscar Jupiraci.

Multimídia

CLIQUE AQUI e veja as fotos desta Sessão Solene