Topo EditDa esquerda para a direita: Coronel Carlos Alberto, Major João Francisco Terron, Capitão Flavio Soares de Sousa e o Vereador Maurício Cardozo. Fotos: Oscar Jupiraci.

Em sessão solene realizada na noite de terça-feira (31/05), foi concedido o Título de Cidadão São-Bernardense ao Sr. Flavio Soares de Sousa, presidida pelo vereador Maurício Cardozo (PSDB), nos termos do Decreto Legislativo n° 1.734/2022, de 27 de abril de 2022, no Plenário Tereza Delta.

A honraria foi concedida em razão dos relevantes serviços prestados na área de segurança pública ao Município de São Bernardo do Campo.

02 Foto Mesa de Honra EditFotos: Oscar Jupiraci.

Além do vereador, compuseram a Mesa de Honra: o Coronel Carlos Alberto, Secretário de Segurança, representando o Poder Executivo Municipal; o Major João Francisco Terron, Representando o Tenente-Coronel Vlamir Luz Machado; o Capitão Flavio Soares de Sousa, Homenageado da noite e sua Filha Eduarda Lapa Soares; os Vereadores Danilo Lima e Afonso Torres; o Sr. Ricardo Ferrari, representando a Deputada Estadual Carla Morando, e o Sr. Márcio Madureira, Chefe de Gabinete, representando o Vice-Prefeito Marcelo Lima.

03 Assinatura EditVereador Maurício Cardozo. Fotos: Oscar Jupiraci.

O vereador Maurício Cardozo agradeceu e cumprimentou as autoridades presentes, destacou o comprometimento do homenageado com a segurança pública. “Se hoje consegui alguma vitória no meu trabalho enquanto Vereador, junto à população, com relação à Segurança Pública, com certeza foi graças à sua ajuda, o seu companheirismo e me inspirando na sua garra por justiça. Deixo definitivamente minha gratidão e minha admiração por ser este oficial voltado à atender de perto a população  da nossa cidade. Meus parabéns a você por tudo que representa para a Segurança Pública do Estado de São Paulo, e em especial, hoje para a nossa Grande São Bernardo do Campo.”

04 MosO Coronel Carlos Alberto e o Major João Francisco Terron fizeram uso da tribuna para parabenizar o homenageado. Fotos: Oscar Jupiraci.

05 Foto Capitão EditCapitão Flávio Soares de Sousa. Fotos: Oscar Jupiraci.

O Capitão Flávio Soares de Sousa agradeceu ao vereador pela homenagem, agradeceu sua família, e a todos os amigos presentes. Lembrou de sua passagem pela Força Tática, pelo 45º DP, pela ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), BAEP, e atualmente, 2ª Cia do 6º BPM/M. “Agora eu tenho a grata satisfação de estar na 2ª Cia com esses policiais que estão aqui presente, é por tudo que eles fazem por mim, que eu cheguei aqui agora. Senão fosse por esses policiais, eu não a teria a luz de ser reconhecido pelo vereador, como eu fui.”

06 Título EditDa esquerda para a direita: Major João Francisco Terron, Coronel Carlos Alberto, Sra. Cristina Aparecida Soares Lapa (esposa do homenageado), Capitão Flavio Soares de Sousa, Eduarda Soares Lapa (filha do homenageado) e o vereador Maurício Cardozo. Fotos: Oscar Jupiraci.

Cidadão São-Bernardense

O Sr. Flavio Soares de Sousa, conhecido como Capitão Soares, nasceu no dia 8 de julho de 1973, na cidade de São Vicente, estado de São Paulo.

É filho do Sr. Francisco Vasconcelos de Sousa e da Sra. Gercina Soares Vasconcelos.

É casado com a Sra. Cristina Aparecida Soares Lapa, com quem possui uma filha, Eduarda Soares Lapa, hoje, com 10 anos de idade.

07 Família EditCapitão Flavio Soares de Sousa acompanhado de sua esposa e filha. Fotos: Oscar Jupiraci.

Ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo no ano de 1994, como soldado.

Em 1996, prestou concurso para Cabo e foi aprovado.

Em 1998, ingressou no Curso de Formação de Sargentos e, em 2005, na Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

Foi declarado aspirante a oficial em 2008 e designado para servir no 6º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, sediado na cidade de São Bernardo do Campo.

Tem bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública e, em Educação Física.

Além disso, é faixa preta em Karatê, estilo Shorin-Ryo, 1º Dan.

Possui os seguintes cursos e estágios na instituição:

- Qualidade Total;

- Direitos Humanos;

- Operações de Inteligência;

- Força Tática;

- Gerenciamento de Crises;

- Conduta de Patrulha em local de alto risco;

- Tático de Operaciones Especiales Policiales; e

- Patrulhamento Tático e Ações Especiais de Polícia.

Foi condecorado com 3 honras ao mérito:

- Aeronáutica, em 1993;

- Polícia Militar do estado de São Paulo, em 2009 e em 2013.

Possui a láurea do mérito pessoal em 1° grau.

Conquistou as seguintes medalhas:

- Mérito e Dedicação, em 2007;

- Governador Pedro de Toledo, em 2008;

- Honra ao Mérito grau bronze, São Caetano do Sul, em 2011;

- Mérito do Policial de São Bernardo do Campo, em 2012;

- Cinquentenário das Forças de Paz do Brasil, em 2013;

- Mérito Policial de Diadema, em 2014;

- Jubileu de Prata, em 2014;

- Tiradentes, em 2015; e

- Centenário do 1° Batalhão de Polícia de Choque Tobias de Aguiar, em 2017, sendo a mais importante de sua carreira.

Conquistou a Challenge Coin em grau bronze da ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), por ter sido aprovado no estágio do referido batalhão, um dos processos de seleção mais rigorosos de Tropas Militares, no qual atingiu a capacidade técnica e tática exigida para integrar uma equipe das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar.

Conquistou também a Challenge Coin em grau prata da ROTA, por ter participado de Ocorrência de Destaque no Batalhão Tobias de Aguiar.

Conquistou, ainda, a Challenge Coin em grau ouro da ROTA, pelos relevantes serviços prestados à Sociedade Paulista e ao Batalhão Tobias de Aguiar, a qual traz em seu diploma: “orgulha-te do primeiro dia que pisou aqui, de teu esforço para conquistar teu espaço, sabemos que não foi fácil, mas tua perseverança nos tornou irmãos. A fileira determinada a combater o Crime Organizado, lado a lado, destemida, abnegada, certa de que nunca estaremos sós, pois UMA VEZ ROTA, SEMPRE ROTA”.

Já atuou como Comandante de Equipe de Busca, Comandante de Pelotão de Radiopatrulha, Comandante de Pelotão de Força Tática, Comandante de Pelotão de Ações Especiais de Polícia, Comandante de Pelotão de ROTA, Comandante Interino da 2ª Cia de ROTA e Comandante da 2ª Cia do 6º BAEP.

Ficou de Restrição Operacional 5 vezes, tendo sido transferido 2 vezes de batalhão, quando em 2020, foi retirado do 6º Batalhão de Ações Especiais de Polícia.

É o atual Comandante da 2ª Cia do 6º BPM/M de São Bernardo do Campo, que atende aos bairros: Taboão, Jordanópolis, Rudge Ramos, Jardim Anchieta e Pauliceia, sobressaindo-se por sempre conduzir um excelente trabalho voltado à Segurança Pública, disseminando programas de conscientização da população para a prevenção da criminalidade, como por exemplo, a implantação do Programa Vizinhança Solidária nos diversos bairros onde atua.

 

08 Foto Geral EditFotos: Oscar Jupiraci.

 

Multimídia

 CLIQUE AQUI e veja as fotos desta Sessão Solene 

 CLIQUE AQUI e ouça o áudio desta Sessão Solene 

Canais online de atendimento ao munícipe

Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa.