Foto Abre EditFotos: Oscar Jupiraci.

Na noite da última quinta-feira (26/05), o Sr. Alexandre Martins de Oliveira foi condecorado com o Título de Cidadão São-Bernardense. A honraria foi concedida em razão dos relevantes serviços prestados ao Município de São Bernardo do Campo, pelo vereador Paulo Chuchu (PRTB) durante sessão solene, realizada nos termos do Decreto Legislativo n° 1.723, de 23 de fevereiro de 2022, no Plenário Tereza Delta.

Foto Mesa EditVereador Paulo Chuchu. Fotos: Oscar Jupiraci.

Além do vereador, compuseram a Mesa de Honra o Cel. Carlos Alberto dos Santos, Sec. de Segurança Pública, representando o Poder Executivo Municipal; o Investigador da Polícia Civil do Estado de SP, Sr. Alexandre Martins de Oliveira, homenageado da noite; o Dr. Miguel Ferreira da Silva, Delegado do Deic; o Sr. Marcus Casanova Nogueira, Investigador-Chefe da Delegacia Seccional de SBC; o Sra. Carla Zibelini, Investigadora-Chefe da Corregedoria Seccional de SBC, e o Sheik Jihad Hammadah, representante da Comunidade Islâmica de SBC.

Foto Chuchu EditVereador Paulo Chuchu. Fotos: Oscar Jupiraci.

O vereador Paulo Chuchu agradeceu ao homenageado por todo aprendizado dentro das forças de segurança, agradeceu também, todos os integrantes da Mesa de Honra, destacou a qualidade dos convidados presentes, parabenizou o GOE (Grupo de Operações Especiais) e a Polícia Civil pelos trabalhos prestados na Cidade de São Bernardo do Campo e no Estado de São Paulo. “Receba essa homenagem como um pequeno gesto de gratidão que eu tenho por você e por sua história aqui em São Bernardo do Campo. Respeito e eterna Gratidão por todos.” comentou o parlamentar.

Foto Homenageado EditInvestigador Alexandre Martins de Oliveira. Fotos: Oscar Jupiraci.

O Sr. Alexandre Martins de Oliveira destacou as ocorrências policiais das quais participou na região do ABC, que iam desde assaltos à banco com reféns, tentativas de resgate de presos, sequestros, até rebeliões em presídios locais. “A homenagem não é para mim, mas para todos que lutaram nas várias fases de criminalidade que São Bernardo enfrentou. Se hoje as coisas estão melhores, é por todo trabalho feito anos atrás pelo GOE, pelas equipes de investigações, pelas Forças Táticas, pela Polícia Militar e por todas as forças de segurança. É uma merecida homenagem para todos os policiais que trabalharam tanto, dedicando suas vidas em todas as fases da criminalidade na região”.

Foto Título EditDa esquerda para a direita: Coronel Carlos Alberto dos Santos, Secretário de Segurança Pública; Sr. Alexandre Martins de Oliveira, homenageado da noite; Vereador Paulo Chuchu, Presidente da Sessão Solene. Fotos: Oscar Jupiraci.

Cidadão São-Bernardense

O Investigador da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Sr. Alexandre Martins de Oliveira, nasceu no dia 25 de julho de 1970, na capital do Estado de São Paulo.

É filho da Sra. Odete Mendes Martins de Oliveira e do Sr. Balbino Martins de Oliveira.

Iniciou sua história na Polícia Civil do Estado de São Paulo no ano de 1994, após ter sido aprovado em concurso público de provas e títulos para o cargo de Investigador de Polícia.

Atuou na delegacia seccional de São Bernardo do Campo de 1994 a 2000, quando foi transferido para o Grupo Especial de Resgate – GER (atual Grupo Especial de Reação), no qual permaneceu até 2010.

Desde então, desempenha suas atribuições como encarregado no Grupo de Operações Especiais (GOE) da DEIC (Delegacia Especializada em Investigações Criminais) de São Bernardo do Campo, anteriormente denominado GARRA (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos).

Apresenta, até então, cerca de dezoito anos de atuação em prol da segurança pública deste Município, colecionando ocorrências de destaque.

Participou, também, de inúmeros cursos e competições policiais internacionais, representando bravamente os valores da Polícia Civil do Estado de São Paulo, tais como:

- Escola de SWAT Básico – Hollywood/Flórida – EUA;

- HK Nova York – EUA HK San José – Califórnia - EUA;

- HK Washington DC – EUA TEES – Memphis/Tennessee - EUA;

- Curso de Negociação de Reféns – Jujuy;

- ARG Miami Dade Sniper Course – EUA;

- Curso de Inteligência e Negociação – Roma;

- ITA Curso de Proteção a Dignitários – Ministério da Justiça;

- Instrutor de Armamento e Tiro – ACADEPOL PCSP;

- Explosivos - ACADEPOL PCSP ANP;

- Sniper Policial – COT – Polícia Federal;

- Gerenciamento de Crises - ACADEPOL PCSP;

- Sniper Week de 2011 a 2014;

- Swat Round Up de 2014 a 2019;

- Dubai Swat Challenger - 2019 e 2020; e

- Curso junto ao Grupo Anti Terror da Suíça Scorpions – 2021.

Foto Fecha EditFotos: Oscar Jupiraci.

Multimídia

CLIQUE AQUI e veja as fotos desta Sessão Solene