abreMembros do TG 02-078 fizeram a entronização das bandeiras para a entoação dos hinos nacional e de São Bernardo do Campo. Foto: Oscar Jupiraci.

Na noite de terça-feira (26/04), foi realizada sessão solene em comemoração ao Dia do Exército Brasileiro e do Tiro de Guerra de São Bernardo do Campo. Cem atiradores do TG 02-078, sediado no município, compareceram ao Plenário Tereza Delta para comemorar a data e receber diplomas de congratulação entregues pelo vereador Julinho Fuzari (PSC), presidente da Comissão Organizadora da cerimônia. Segundo os organizadores, eles foram condecorados pelo compromisso de servir com lealdade e coragem o Exército Brasileiro, garantindo a soberania nacional e a preservação da paz da nação.

Além do vereador, compuseram a Mesa de Honra: o coronel Carlos Alberto dos Santos, secretário municipal de Segurança Urbana, representando o prefeito Orlando Morando; os subtenentes Rodrigo da Cunha Rocha, Chefe de Instrução do TG nº 02-078, e Clovis Catarino Lima, instrutor do TG nº 02-078, e o 3° sargento do Exército Brasileiro, Sr. Jonanthan Barbosa Lopes.

Em seu pronunciamento, o vereador Julinho Fuzari agradeceu o trabalho que o Tiro de Guerra vem fazendo no município. “Esses jovens entraram no Tiro de Guerra jovens, mas sairão homens. Sei o quanto o Tiro de Guerra transforma suas vidas, quantas famílias foram resgatadas pelo Exército Brasileiro, que resgata valores éticos e morais. Durante a pandemia, o TG 02-078 ajudou muito nossa cidade, com arrecadação de alimentos, no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social)”. comentou o parlamentar.

julinho“Em nome do Poder Legislativo do município eu parabenizo e agradeço o TG 02-078 pelo trabalho de resgate desses jovens e dos valores como o amor e o respeito à família, ao próximo e à Pátria”, disse Julinho. Foto: Oscar Jupiraci.

carlos alberto“O Exército tem a missão nobre de defender o território brasileiro e, mais do que isso, defender as instituições, a lei, os poderes Executivo, Judiciário e Legislativo. Fazer campanhas de solidariedade. Eu vejo o Exército Brasileiro construindo pontes e poços, participando nas catástrofes, como aconteceu há pouco tempo com as enchentes no Rio de Janeiro, arrecadando e distribuindo alimentos durante a pandemia”, comentou o Coronel Carlos Alberto. Foto: Oscar Jupiraci.

rodrigo“Em quase sete décadas de existência o TG 02-078 já formou mais de 15 mil jovens. Estamos aqui na árdua missão de formar nossos jovens sem, contudo, esquecer das necessidades ambientais e de segurança do nosso município”, declarou o subtenente Rodrigo da Cunha Rocha. Foto: Oscar Jupiraci.

homenagensOs subtentes Rodrigo da Cunha Rocha (segundo, da esquerda para a direita) e Clovis Catarino Lima (primeiro à direita) receberam homenagens do vereador Julinho Fuzari. Foto: Oscar Jupiraci.

Informações complementares

A solenidade foi realizada nos termos das Leis Municipais nº 4.958, de 11 de abril de 2001, e nº 5.951, de 14 de maio de 2009, que instituem e regulamentam a comemoração da “Semana do Exército Brasileiro” em São Bernardo do Campo.

No dia 19 de abril é comemorado no Brasil o “Dia do Exército”. A celebração remete à Primeira Batalha dos Guararapes, episódio acontecido em Pernambuco em 1648. Na ocasião, brasileiros resistiram a invasores holandeses que, há 18 anos, dominavam boa parte da Região Nordeste.

Pelo Decreto nº 51.429, de 13 de março de 1962, sancionado pelo presidente da República João Goulart, pelo primeiro-ministro Tancredo Neves e pelo ministro da Guerra general-de-exército João de Segadas Vianna, o marechal Luís Alves de Lima e Silva, duque de Caxias, foi consagrado Patrono do Exército Brasileiro.

Os Tiros de Guerra (TG) são órgãos de formação de reserva que possibilitam aos convocados, mas não incorporados em organizações militares da ativa, prestar o serviço militar inicial nos municípios onde residem. Desse modo, os jovens convocados recebem instrução, conciliando-a com o trabalho e estudo. No TG, o atirador deverá permanecer por um período de 6 a 10 meses participando de atividades específicas das Forças Armadas. Ao término do período, o referido militar é licenciado das fileiras do Exército.

A organização de um Tiro de Guerra ocorre em acordo firmado com o município e o Comando da Região Militar, o exército fornece os instrumentos (normalmente sargentos ou subtenentes), fardamento e equipamentos, enquanto a administração municipal disponibiliza as instalações.

Trata-se de um órgão cuja atuação é fundamental na formação da sociedade, divulgando valores éticos, morais e patrióticos, que, uma vez inseridos na vida desses militares, ajudam na manutenção das famílias e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

O aniversário do TG 02-078 de São Bernardo do Campo é comemorado no dia 23 de abril, data de sua criação no ano de 1953. O primeiro Chefe de Instrução foi o Sargento João Nunes Victória e seu primeiro Diretor foi o Prefeito Lauro Gomes. Sua primeira sede localizava-se na Rua Marechal Deodoro, sendo transferida em 1970 para o local atual, na Avenida Conde de São Lourenço, nº 271, no bairro Jardim Silvina.

Multimídia

CLIQUE AQUI e veja as fotos desta Sessão Solene