abreDa esquerda para a direita: Paulo Chuchu (PRTB), Presidente; Glauco Braido (PSD), Vice-Presidente; Palhinha (Avante), Secretário da comissão. Foto: Oscar Jupiraci.

Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (26/04) no Auditorium da Câmara municipal, a Comissão de Segurança Pública (CSP) recebeu integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM).

Uma de suas reivindicações foi a mudança do nome de uma gratificação por periculosidade que os guardas recebem para adicional por risco de morte e incorporá-la à aposentadoria. E reajustar esse adicional de forma escalonada, de 30% até 100%.

A comissão apresentou o resultado de estudo feito pela Procuradoria Legislativa da Câmara sobre o que cabe e o que não cabe aos vereadores para ajudar os guardas civis em sua pauta de reivindicações.

Durante a reunião foram expostos os problemas de violência urbana e, principalmente, o aumento no índice de roubos em alguns bairros do município em horários específicos. Vereador Paulo Chuchu comentou que em São Bernardo ainda ocorrem muitos furtos e roubos, principalmente em pontos de ônibus.

A Comissão de Segurança Pública foi criada através do Projeto de Resolução n° 10/2021, de autoria do vereador Paulo Chuchu (PRTB), seu presidente. A comissão foi instituída para emitir parecer nas proposições relativas à política municipal de segurança pública, bem como em todos os assuntos relacionados à Guarda Civil Municipal.

O Colegiado, instituído por meio da Resolução nº 10/2021, é composto pelos vereadores: Paulo Chuchu (PRTB), Presidente; Glauco Braido (PSD), Vice-Presidente; Palhinha (Avante), Secretário, e Ivan Silva (PP), Suplente.