ss consciencia negra abreOs convidados da vereadora Ana Nice no Plenário Tereza Delta. A sessão solene motiva a discussão de temas alusivos à data, que marca a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência contra a escravidão. Fotos: Oscar Jupiraci

A discussão do tema “Memória Ancestral: Uma Potência para a Reconstrução da Nossa História. O Direito Negro à Ancestralidade (DNA)”, pautou a sessão solene presidida pela vereadora Ana Nice (PT), na noite de terça-feira (23/11), no Plenário Tereza Delta.

Segundo a parlamentar, a cerimônia foi inspirada no Projeto de Lei nº 96/2021, de sua autoria, que visa criar o Programa São Bernardo do Campo DNA África, para cadastrar os cidadãos Descendentes de Negros Africanos Escravizados no Brasil (DNAEBs), residentes na cidade, para a realização de exames de DNA para Sequenciamento e Mapeamento Genéticos de Ancestralidade, com a finalidade de localização da origem geográfica e familiar.

ss consciencia negra vereadora“O Brasil tem seu corpo na América, e sua alma na África”. A frase do padre jesuíta Antônio Vieira foi citada pela vereadora Ana Nice em seu pronunciamento na tribuna ao falar do resgate da história e da memória da população negra no país. Foto: Oscar Jupiraci

“Como diz o professor Jefferson Conceição e Vânia Viana, a exclusão e a desigualdade marcaram o trabalho desde os primórdios da formação econômica do Brasil. Infelizmente, nosso país é marcado por desigualdades devido aos quase 400 anos de regime escravagista. Há desigualdade em todos os setores, em todas as áreas”, declarou a parlamentar em seu discurso.

Para ela, “a falta de memória do povo preto também é uma desigualdade em relação aos outros povos. É mais uma dívida do Estado Brasileiro com a população descendente de negros africanos. Após a abolição da escravatura, na Primeira República, no governo de Deodoro da Fonseca, o Ministro da Fazenda, Rui Barbosa, ordenou que queimassem toda a documentação referente à escravidão do nosso país, tirando o direito do povo preto de conhecer sua história. Um ataque a mais de 5 milhões de homens, mulheres e crianças arrancados da sua terra natal e trazidos para o nosso país em regime escravagista”.

ss consciencia negra slide showAo lado de convidadas, a vereadora Ana Nice recebe o resultado de seu exame de DNA. Para ela, é possível refazer a ligação com os ancestrais e encontrar um lugar de origem através da ciência genética. Foto: Oscar Jupiraci

Durante a solenidade, Ana Nice recebeu a resposta de seu próprio teste de ancestralidade, depois de entregar os resultados dos outros 13 participantes:

Carlos Roberto da Silva (Ketu)

Crivone Leite Silva

Heloísa Brasilinos

Iara Bento

Ilacir de Jesus Chagas

Irene Conceição Xavier (Doné Irene)

Jefferson José Conceição

Marco Antônio Souza (Marquinhos)

Marina Inês do Nascimento

Paula Queren Chaves Moura

Ronaldo José Costa (Rone)

Valdene Maria dos Santos

Zé Neguinho

Convidados

ss consciencia negra tribunaRegistros dos integrantes da Mesa de Honra durante seus discursos. Fotos: Oscar Jupiraci

As seguintes personalidades compuseram a Mesa de Honra e fizeram o uso da palavra na tribuna:

Professor Acácio Santos, pró-reitor de Assuntos Comunitários e de Políticas Afirmativas da Universidade Federal do ABC;

Patty Ferreira, vice-prefeita de Diadema e secretária de Assistência Social e Cidadania;

Adriana Di Battista, Doutora em Genética, responsável pelo processamento de geração dos resultados de ancestralidade do laboratório que realizou os exames nos 13 homenageados e na vereadora Ana Nice;

Paulo Caires, presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos;

Fernanda Curti, secretária estadual de Mulheres do Partido dos Trabalhadores;

Daniel Calazans, secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores São Paulo (CUT-SP).

ss consciencia negra bandaA Banda Batucada Solano, do Centro Cultural Afro-Brasileiro Solano Trindade, apresentou as músicas “Discriminação Racial” e “Negrume da Noite”. Foto: Oscar Jupiraci

Multimídia

camara foto CLIQUE AQUI e veja as fotos desta Sessão Solene