ss abreA partir da esquerda, o coronel Carlos Alberto dos Santos, secretário municipal de Segurança Urbana; a Sra. Jaqueline Batista Giroto, esposa do homenageado, o Sr. Edemilson Rogério Giroto, e o vereador Paulo Chuchu. Foto: Oscar Jupiraci

O Sr. Edemilson Rogério Giroto recebeu o Título de Cidadão São-Bernardense em uma sessão solene realizada na noite de segunda-feira (08/11), no Plenário Tereza Delta.

A iniciativa do vereador Paulo Chuchu (PRTB) reconheceu os relevantes serviços prestados pelo homenageado, que trabalhou a maior parte de sua carreira no 6º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, sediado no município, desempenhando atribuições na área de segurança pública, principalmente na Companhia de Força Tática. Atualmente é presidente e instrutor-chefe do Clube de Tiro e Centro de Treinamento Tático Especializado Assault, no bairro Rio Grande.

ss vereador paulo chuchu“É minha obrigação homenagear pessoas importantes para São Bernardo do Campo, que, inclusive me estenderam a mão e contribuíram para a minha caminhada, para que eu chegasse onde estou hoje”, afirmou o vereador Paulo Chuchu, autor do Decreto Legislativo nº 1.695/2021, que concede o título de cidadania ao sargento PM Edemilson Rogério Giroto. Foto: Oscar Jupiraci

“Temos que valorizar e apoiar os policiais. O que faço aqui hoje é uma pequena amostra do que eles merecem. São cidadãos que, por causa da violência urbana, quando saem de casa para trabalhar e se despedem da família, não sabem como será o dia, se vão voltar ou não. Acordam pensando no risco que correm ao sentar em uma viatura e atender uma ocorrência. Muitas vezes, parece fácil: uma discussão de casal, uma briga de trânsito, um desacordo em um comércio, que pode se tornar uma troca de tiros - algo muito rápido e perigoso, que você torce para sair vivo - e eles podem não retornar. Por isso, respeito cada um dos policiais. Sem a proteção deles, não estaríamos aqui”, explicou o parlamentar em seu discurso na tribuna.

O sargento PM Giroto iniciou sua fala agradecendo a Deus, à família, ao vereador Paulo Chuchu e a todos os presentes. “Cada um de vocês aqui, uns um pouco mais, outros um pouco menos, fizeram parte da minha história, que começou há 30 anos, como policial militar, e hoje, como empresário. É muito mais do que uma amizade. É uma irmandade. Muitos que me acompanham na minha caminhada há tantos anos estão comigo pelo respeito, pela admiração, pelo amor. Esse carinho é o que nos dá força, que não nos deixa desistir diante das dificuldades. Sou eternamente grato. Vocês mereceriam esse prêmio, porque sem vocês isso não seria possível. Sozinhos, não somos nada. Juntos, somos mais fortes”, concluiu.

Os organizadores convidaram as seguintes personalidades e autoridades para compor a Mesa de Honra da solenidade: o vereador Paulo Chuchu, idealizador da cerimônia; o coronel Carlos Alberto dos Santos, secretário municipal de Segurança Urbana, representando o prefeito Orlando Morando; o sargento PM Edemilson Rogério Giroto, acompanhado de sua esposa, a Sra. Jaqueline Batista Giroto; o subcomandante Rogério Dourado, da Guarda Civil de São Caetano do Sul; o terceiro-sargento da Força Aérea Brasileira, Marcelo Oliveira, e o Dr. Mário Virgeã, advogado.

ss sargento girotoSargento PM Giroto. Foto: Oscar Jupiraci

O Sargento da Polícia Militar, Sr. Edemilson Rogério Giroto, nasceu no dia 23 de abril de 1970, na cidade de Rio Claro, no estado de São Paulo.

É filho da Sra. Clarice Moita Giroto e do Sr. João Antônio Giroto.

Iniciou sua história na Polícia Militar do Estado de São Paulo no ano de 1989, após ter sido aprovado em concurso público para o cargo de soldado.

Trabalhou a maior parte de sua carreira nº 6º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, sediado neste Município, desempenhando suas atribuições na área de segurança pública, principalmente na Companhia de Força Tática, colecionando inúmeras ocorrências de destaque em 26 anos de atuação.

Em 2000 fundou o Clube de Tiro e a Escola de Treinamento Tático Assault, localizados em São Bernardo do Campo, nos quais atua como Presidente e Instrutor-Chefe, repassando para inúmeros profissionais da segurança pública e privada, bem como para CACs (Colecionadores, Atiradores desportivos e Caçadores), seus conhecimentos técnicos teóricos e práticos, adquiridos ao longo de sua brilhante carreira.

Além disso, é instrutor dos cursos de: Proteção de Autoridades do 2º Batalhão do Exército Brasileiro, Procedimentos Operacionais, CDC (Controle de Distúrbio Civil) e Tiro das Guardas Civis Municipais de Caçapava, Diadema, São Caetano do Sul, Itapeva, Sorocaba, Ferraz de Vasconcelos, Botucatu e Barueri.

Importante destacar que o Sargento da Polícia Militar, Sr. Edemilson Rogério Giroto, concluiu, além de outros, os seguintes cursos:

* Conduta de Patrulha em Área de Alto Risco do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) - RJ;

* SWAT (Special Weapons and Tactics), ministrado em Los Angeles, EUA;

* Técnicas e Táticas Especiais, SWAT Miami, EUA; e

* Operações Helitáticas de Alto Risco do GEAR.

E, como forma de reconhecimento pelos bons serviços prestados à Polícia Militar e à sociedade paulista, destacamos as seguintes honrarias por ele recebidas:

* Medalha de Mérito Pessoal em 2º Grau da PMESP (Polícia Militar do Estado de São Paulo);

* Medalha Tiradentes da PMESP;

* Medalha da Revolução de 1932 da PMESP; e

* Certificado de Reconhecimento da SWAT Miami, EUA.

(Com informações do Decreto Legislativo nº 1.695, de 30 de setembro de 2021)

Multimídia

camara foto CLIQUE AQUI e veja as fotos desta Sessão Solene