ss dia escoteiros capaA Câmara Municipal comemorou o Dia do Escoteiro em solenidade presidida pelo vereador Julinho Fuzari (Cidadania) na tarde de sábado (27/04), no Plenário Tereza Delta.

Crianças e jovens que fazem parte do movimento educacional criado pelo britânico Robert Baden-Powell no início do século XX se reuniram no Plenário Tereza Delta na tarde de sábado, 27/04/2024, às 15:00 horas, para comemorar o Dia do Escoteiro em uma sessão solene presidida pelo vereador Julinho Fuzari (Cidadania), conforme disposto na Resolução nº 871/1985 e Decreto Legislativo nº 1.814/2024..

Fizeram parte da Mesa de Honra ao lado de Julinho Fuzari:

- Sr. Raphael Tadeu Ramos Raiza, Comissário Distrital do 14º Distrito Escoteiro de São Bernardo do Campo;
- Deputado Federal Alex Manente;
- Claudete da Silva Barreto Dantas, representando os homenageados;
- Cecilia Seravalli Soares, representando os Bandeirantes;
- Miriam Priscila Gangi, representando os Desbravadores;
- Edson Botelho do grupo, representando os Desbravadores;
- Lucia Aparecida Morando, representando os Aventureiros e
- Daniella Avino, Gerente do Escritório Regional Escoteiro.

ss dia escoteiros fuzariEm seu discurso, o vereador Julinho Fuzari ressaltou: "Nós precisamos de políticos que estejam alicerçados nesses valores, que são defendidos pelo escotismo. Valores que estão sendo esquecidos na nossa sociedade. “

ss dia escoteiros bandeirasParticiparam do eventos os grupos de escoteiros Guaianazes, Coaquira, Brogotá, Leão de Judá, I Juca Pirama, Billings, Tibiriçá, Muçulmano do Brasil, Pen Life, Petrópolis, Jean Philippe Cousteau, Tropa Escoteira Autônoma Joaninha e SP Alcatéia Autônoma Joaninha.

Uma das principais características do Escotismo é o aprendizado baseado na experiência. Os escoteiros aprendem fazendo, assumindo responsabilidades e enfrentando desafios. Por meio de atividades ao ar livre, jogos, discussões em grupo e projetos comunitários, eles desenvolvem habilidades de liderança, trabalho em equipe, resiliência e resolução de problemas.

ss dia escoteiros cantando hinoNo Escotismo, os jovens aprendem a ser líderes responsáveis, cidadãos ativos e amigos leais, ao mesmo tempo em que desenvolvem uma profunda conexão com a natureza e o mundo ao seu redor.

O Escotismo também enfatiza o desenvolvimento do caráter dos jovens, incentivando-os a serem cidadãos ativos e engajados em suas comunidades. Os escoteiros são encorajados a servir aos outros, a proteger o meio ambiente e a contribuir para a construção de um mundo mais justo e fraterno.

Além disso, o Escotismo é uma organização inclusiva, aberta a todas as crianças e jovens, independentemente de sua origem étnica, religião, sexo ou condição social.

Valoriza a diversidade e promove a igualdade de oportunidades para todos os participantes.

ss dia escoteiros raphael raiza

Durante a cerimônia, Raphael Tadeu Ramos Raiza, escoteiro, autista, artista e educador, recebeu a Medalha João Ramalho em reconhecimento à sua dedicação e compromisso em orientar e inspirar crianças e jovens.

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA ACESSAR:

A GRAVAÇÃO EM ÁUDIO DA SESSÃO SOLENE