ss brasilitalia abreA partir da esquerda, Dr. Moreira Salata, Renato Aparecido Rosa e o vereador Minami participaram do ato de lançamento do selo postal personalizado e do carimbo comemorativo dos 50 anos da Sociedade Cultural Brasilitália durante a solenidade. Foto: Thiago Taberna

A entidade, responsável por difundir as tradições e costumes ítalo-brasileiros no município, celebrou seu 50º aniversário em uma sessão solene na noite de quinta-feira (25/04), no Plenário Tereza Delta. O vereador Hiroyuki Minami (Republicanos) presidiu a cerimônia, conforme dispõe a Resolução n° 3440/2024.

ss brasilitalia minami 2“Desde sua fundação, a Brasilitália desempenha um papel fundamental na promoção da cultura italiana, além de contribuir para fortalecer os laços com Maróstica, cidade-irmã de São Bernardo do Campo, localizada na província de Vinceza, na Itália”, destacou o vereador Minami. Foto: Thiago Taberna

Em seu pronunciamento, o parlamentar reconheceu o esforço e a dedicação dos fundadores da Brasilitália. Em seguida, destacou a relevância dos serviços prestados pela entidade para a transmissão e preservação da herança cultural italiana. “Um povo que enfrentou diversas dificuldades para chegar ao Brasil e se tornou uma comunidade bastante unida e importante para o desenvolvimento do nosso município”, afirmou.

Sediada em São Bernardo do Campo, na Rua Dr. Baeta Neves, nº 232, no Bairro Baeta Neves, a Sociedade Cultural Brasilitália foi fundada e constituída em 21 de abril de 1974, com o objetivo de reunir italianos, descendentes e simpatizantes em reuniões, eventos sociais, cívicos e festivos, cursos e seminários; além de representar a cidade em festas, palestras e comemorações.

Atualmente é representada pelo Dr. Luiz José Moreira Salata, presidente da Diretoria Executiva e demais membros, componentes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, como também pelos diretores de Departamentos e adjuntos, com o corpo de funcionários e associados em geral, interessados na causa da conservação e divulgação das tradições da Itália.

​Com um projeto de divulgação da língua e da cultura italiana, através dos cursos regulares e livres, existentes há décadas, ministrados na sede da entidade, é filiada na Fecibesp - Federação das Entidades Culturais Ítalo-brasileiras do Estado de São Paulo, contando com alunos matriculados nos diversos níveis, orientados por professores especializados.

ss brasilitaria salataPara o Dr. Moreira Salata, presidente da Diretoria Executiva da Sociedade Cultural Brasilitália, o curso de italiano oferecido pela entidade é a atividade preferida da diretoria e dos associados, formando milhares de alunos ao longo de 45 anos. Foto: Thiago Taberna.

Além do vereador Minami, as seguintes personalidades compuseram a mesa de honra:

▪️ Dr. Luiz José Moreira Salata, presidente da Diretoria Executiva da Sociedade Cultural Brasilitária;

▪️ Renato Aparecido Rosa, diretor-superintendente dos Correios;

▪️ Dra. Luciana Laspro, conselheira do Comites – Comitê dos Italianos no Exterior; responsável pelo Patronato Enasco em São Paulo; vice-presidente eleita do Circolo Italiano de São Paulo; presidente da Associação Maie Brasile - movimento associativo dos italianos no exterior -, presidente do Circolo Lucano do Brasil e suplente ao Senado italiano;

▪️ Pierluigi Pega, presidente de honra da comissão organizadora do evento, acompanhado de sua esposa, Leila Sanches Pega;

▪️ Ricardo de Moraes Ferrari, representante da Deputada Estadual Carla Morando;

▪️ Dra. Dolores Zacharias Valério, representante do Presidente da 39ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, e

▪️ Franco Di Bisceglie, diretor-tesoureiro do Circolo Italiano de São Paulo.

Veja, nas imagens a seguir, alguns momentos da cerimônia:

ss brasilitaria pierluigiPierluigi Pega, um dos organizadores da cerimônia, discursou na tribuna em nome das famílias italianas que receberam certificados de honra ao mérito e reconhecimento cívico. Foto: Thiago Taberna

ss brasilitalia musicos

A partir da esquerda, o Coral Bicchieri D’oro, do Círculo Italiano de Toscana do Riacho Grande, e o cantor Evandro Gallão se apresentaram durante a solenidade. Foto: Thiago Taberna

ss brasilitaia 3O casal de apresentadores Ana Hickmann e Edu Guedes prestigiaram a solenidade. Foto: Thiago Taberna

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA ACESSAR:

O ÁLBUM DE FOTOS DA SESSÃO SOLENE

A GRAVAÇÃO EM ÁUDIO DA SESSÃO SOLENE