Sessão Ordinaria 15022024 Foto Oscar jupiraci 17 TopoFoto: Oscar Jupiraci.

Quinta-feira (15/02/2024), foi declarado vago o cargo de vereador e Vice-Presidente da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, após o falecimento do vereador Afonso Torres - Afonsinho. Conhecido por sua dedicação à cidade, faleceu na data de ontem (14/02/2024), quarta-feira.

 

afonso torresssAfonso Torres - Afonsinho. Foto: Assessoria/Afonsinho

O Sr. Afonso Palhano Torres Filho, conhecido como Afonso Torres - Afonsinho, era Vereador em São Bernardo do Campo e Vice-Presidente desta Casa de Leis.

Era natural de São Bernardo do Campo, formado em Administração de Empresas e Pós-Graduado em Gestão Pública.

Iniciou sua vida profissional aos 15 anos de idade, atuando como office boy em uma empresa metalúrgica, onde trabalhou por mais de 14 anos. Neste local, ocupou o cargo de Gerente de Suprimentos.

Paralelamente, sempre manteve um comércio no bairro Rudge Ramos.

Sua atuação junto à comunidade local, levou o então Deputado Estadual e atual Prefeito de nosso município, Sr. Orlando Morando, a convidá-lo para assessorá-lo na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Sua principal função era acompanhar e apoiar o trabalho das diversas entidades assistenciais da região, inclusive com a destinação de emendas parlamentares, melhorando as condições de atendimento às crianças, jovens e idosos assistidos pelas instituições.

Em 2016, se candidatou à Vereança de São Bernardo do Campo e, com 2.168 votos, foi eleito o primeiro suplente da coligação de seu partido.

Em reconhecimento à sua liderança, o Prefeito Orlando Morando nomeou Afonsinho para o cargo de Subprefeito do Bairro Rudge Ramos. Em sua gestão frente à Subprefeitura, implantou o “Programa Vizinhança Solidária” em várias regiões; implementou rondas com bicicletas da Guarda Civil Municipal; foi responsável pelo recapeamento asfáltico em quase cem ruas e avenidas do Rudge Ramos e Vila Vivaldi e reabriu o retorno da Praça São João Batista.

Além do trabalho realizado na Subprefeitura, Afonso Torres - Afonsinho continuou apoiando, de forma voluntária, o trabalho de dezenas de entidades beneficentes, assistenciais, culturais e religiosas, pois acreditava que essas instituições realizam um trabalho muito importante para a comunidade.

Nas eleições municipais ocorridas em 2020, Afonso Torres – Afonsinho foi eleito Vereador em São Bernardo do Campo pelo PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira, tendo obtido 4.077 (quatro mil e setenta e sete) votos.

Nos anos de 2021 e 2022, foi Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania; Vice-Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, além de ter ocupado os cargos de Secretário na Comissão de Obras e Serviços Públicos e na Comissão de Assuntos Metropolitanos desta Câmara Municipal.

Em dezembro de 2022 foi eleito Vice-Presidente deste Poder Legislativo Municipal, para o biênio 2023/2024.

Seu falecimento causou grande consternação aos familiares e aos amigos que cultivou durante sua trajetória de vida. (Requerimento N° 06/2024, de autoria de todos os vereadores)

 

Foi eleito Vice-Presidente o vereador Dr. Manuel (CIDADANIA), após o cargo ter sido declarado vago com o falecimento do vereador Afonso Torres - Afonsinho.

Sessão Ordinaria 15022024 Foto Oscar jupiraci 203 MesaDa esquerda para a direita: Jorge Araújo, Dr. Manuel, Danilo Lima e Bispo João Batista. Foto: Oscar Jupiraci.

Nova composição da Mesa Diretora:

Presidente: Danilo Lima (PSDB)

1° Secretário: Jorge Araújo (PSD)

2º Secretário: Bispo João Batista (Republicanos)

Vice-Presidente: Dr. Manuel (Cidadania)

 

Dado conhecimento ao plenário da eleição do vereador Dr. Manuel para a Vice-Presidência, foram declaradas vagas as posições:

- Secretário da Comissão de Educação, Cultura e Esportes

- Presidente da Comissão de Saúde e Promoção Social

- Suplente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente

- Vice-Presidente da Comissão do Idoso, do Aposentado, do Pensionista e da Pessoa com Deficiência

- Vice-Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor

 

Após acordo de liderança, foram indicados os seguintes vereadores para ocuparem as posições vagas:

- Almir do Gás (PSDB) - Secretário da Comissão de Educação, Cultura e Esportes

- Gordo da Adega (Republicanos) - Presidente da Comissão de Saúde e Promoção Social

- Ana Nice (PT) - Suplente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente

- Palhinha (Avante) - Vice-Presidente da Comissão do Idoso, do Aposentado, do Pensionista e da Pessoa com Deficiência

- Paulo Chuchu (PRTB) - Vice-Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor

 

....................................

 

Após o momento de merecida homenagem e novas eleições para os cargos declarados vagos, os vereadores deram aval as seguintes propostas:

- Projeto de Lei N°. 05/2024, de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre dispõe sobre autorização legislativa para a concessão de subvenção à Associação Cultural Tocando a Vida sem fins lucrativos, nos termos da Lei Federal n.º 13.019, de 31 de julho de 2014 e suas alterações, que dispõe de forma geral sobre a parceria com organizações da sociedade civil, e dá outras providências.

- Projeto de Lei N°. 06/2024, de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre dispõe sobre autorização legislativa para cessão de uso qualificada, com determinação de prazo, de próprios municipais à Fazenda do Estado, e dá outras providências.

- Projeto de Lei N°. 07/2024, de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre dispõe sobre a alteração da Lei Municipal n.º 6.598, de 11 de outubro de 2017, que dispõe sobre a desvinculação de receitas correntes do Município de São Bernardo do Campo, em conformidade com a Emenda Constitucional n.º 93, de 8 de setembro de 2016, e dá outras providências.

Matérias aprovadas por acordo de lideranças

- Projeto de Resolução N°. 08/2024, de autoria do vereador Danilo Lima (PSDB), que transfere bens móveis para o patrimônio da Prefeitura Municipal.

- Projeto de Decreto Legislativo N°. 03/2024, de autoria do vereador Ary de Oliveira (PSDB), que Dispõe sobre a concessão de “Medalha João Ramalho” à Casa de Apoio a Crianças com Câncer do ABC – Casa Ronald McDonald ABC.

- Projeto de Lei N°. 08/2024, de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre dispõe sobre a denominação oficial de logradouro Estrada de Mogi das Cruzes, e dá outras providências.

- Projeto de Lei N°. 09/2024, de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre dispõe sobre alteração da Lei Municipal n.º 6.483, de 24 de junho de 2016, que trata do Conselho Municipal do Idoso, e dá outras providências.

- Requerimento N°. 07/2024, de autoria do vereador Eduardo Ginez Tudo Azul (PSDB), de Moção de Repúdio à Escola de Samba Vai-Vai.

 

Saiba mais em:

➡ 2ª Sessão Ordinária de 2024

➡ CLIQUE AQUI e ouça o áudio desta Sessão Ordinária

Canais online de atendimento ao munícipe
Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa.