ss gilda abrePor iniciativa do vereador Ary de Oliveira (à esquerda), a Sra. Gilda Pena de Rezende Andrade recebeu o Título de Cidadã São-Bernardense na noite de sexta-feira (26/01), durante uma sessão solene no Plenário Tereza Delta. Ela estava acompanhada do marido e de Marcelo Lima. Foto: Gabriel Souza

A diretora-geral do Grupo GAPI, formado por 5 segmentos interligados com a educação especial e a saúde mental, recebeu a honraria em uma sessão solene na noite de sexta-feira (26/01), no Plenário Tereza Delta. A iniciativa do vereador Ary de Oliveira (PSDB), autor do Decreto Legislativo nº 1.800/2023, que instituiu a cerimônia, reconheceu os relevantes serviços prestados pela homenageada ao município.

ss gilda aryO vereador Ary de Oliveira (acima), responsável pela solenidade, destacou que “a Câmara Municipal aprovou por unanimidade o Título de Cidadã São-Bernardense à Dra. Gilda, que faz jus a esta homenagem”. Foto: Gabriel Souza

“Hoje é uma noite especial, dedicada a uma profissional que devotou sua vida ao cuidado do próximo. Colocar-se à serviço da educação e reabilitação de crianças e jovens com múltiplas deficiências e transtorno do espectro autista exige muito comprometimento, empenho e disposição. Os pais e responsáveis podem ter certeza de que os alunos matriculados no GAPI são bem atendidos”, afirmou o parlamentar.

“Estou muito feliz e lisonjeada com esta surpresa maravilhosa e ao constatar a importância deste título. Para mim, é uma diversão trabalhar todos os dias. Claro que tive o privilégio de estudar muito, inclusive fora do país. Aprendo cada dia mais com minha equipe e com todos os alunos. Vou continuar realizando as minhas atividades com a mesma alegria que eu tinha quando comecei, há 34 anos”, declarou a Sra. Gilda Rezende Andrade em seu discurso de agradecimento.

Além de amigos, familiares, pais, alunos, pacientes e a equipe do GAPI, a solenidade também contou com a presença de Eduardo José Rezende Cardoso e Fábio Pena Rezende de Cardoso, filhos da homenageada; José Antônio Bertoldo Sá Nunes, representante do prefeito Orlando Morando; Ricardo Ferrari, representante da deputada estadual Carla Morando, e Marcelo Lima, que ocuparam lugares de destaque na mesa de honra.

Trajetória profissional

ss gilda homenageadaSegundo a Sra. Gilda Pena de Rezende Andrade, “a ‘menina dos olhos’ do GAPI hoje é a cafeteria que, há 7 anos, insere jovens autistas a partir de 16 anos de idade no mercado de trabalho”. Foto: Gabriel Souza

A Sra. Gilda Pena de Rezende Andrade sempre estudou em colégio público. Terminou o Ensino Colegial no Colégio João Ramalho e prestou vestibular para Psicologia.

Ao concluir a graduação na Senador Fláquer, em Santo André, ingressou na Pós-Graduação em Psicopedagogia da Educação Especial, na Universidade Metodista.

Com pós-graduações em análise do comportamento aplicada, continuou estudando, realizando pesquisas e escrevendo artigos. Cursou complementação pedagógica em Franca (SP); psicomotricidade em São Paulo; Filosofia na PUC; relaxamento autógeno na Associação Brasileira de Dislexia, na Santa Casa, em São Paulo; Distúrbios de Aprendizagem, na Associação Brasileira de Dislexia; neuropsicologia no Hospital das Clínicas de São Paulo, além de várias especializações na Universidade de São Paulo, onde concluiu o curso de Neuropsicologia, para estudos em neurociências - sua área favorita

Desenvolve trabalho de Doutorado sobre a reabilitação neuropsiquiátrica, e pretende fazer um curso avançado sobre alunos autistas mais graves (nível 3).

Na época de estudante universitária, compôs o GAPI - Grupo de Atendimento Psicológico Integrado, formado por uma equipe multidisciplinar composta por neurologistas, terapeutas, fisioterapeutas, psicólogos, ortopedistas e fonoaudiólogos para atender crianças e adolescentes com síndromes raras, transtornos de aprendizagem e, em alguns casos, paralisia cerebral.

A pedido dos pais dos pacientes, o grupo de profissionais que atendia na clínica abriu uma sala de aula, que posteriormente foi transferida para outro espaço e se tornou uma escola de educação especial.

Atualmente, a clínica dispõe de cerca de 22 consultórios para atendimento em 18 especialidades, além de contar com uma supervisão ABA - Análise do Comportamento Aplicada.

A escola conta com 600 alunos matriculados em três unidades de ensino, sendo uma de Ensino Infantil, outra de Ensino Fundamental 1 e outra de Ensino Fundamental 2.

Há, ainda, um prédio destinado exclusivamente à realização de oficinas para alunos que não atendem mais a idade escolar (acima de 20 anos de idade).

Uma ONG, nos mesmos moldes do Grupo, foi fundada há 13 anos com o intuito de aproximar as crianças e a comunidade e uma cafeteria ajuda adolescentes autistas a ingressarem no mercado de trabalho.

A Sra. Gilda Pena de Rezende Andrade atende em um dos consultórios da clínica, onde atua como Supervisora e Diretora-geral. Recentemente, recebeu um prêmio da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo em reconhecimento à sua atuação.

(Com informações do Decreto Legislativo nº 1.800, de 13 de novembro de 2023)

ss gilda mosaico

Além do título de cidadania, a Sra. Gilda Pena de Rezende Andrade recebeu uma placa em homenagem aos 34 anos de dedicação à Escola GAPI, flores e presentes, entregues por alunos e familiares. Fotos: Gabriel Souza

 

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA ACESSAR:

O ÁLBUM DE FOTOS DA SESSÃO SOLENE 

A GRAVAÇÃO EM ÁUDIO DA SESSÃO SOLENE

 

mini 6

Canais online de atendimento ao munícipe
Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa.