ss manoel cano abreA partir da esquerda, o vereador Reginaldo Burguês, a Sra. Dirce Rubal Lopes, esposa do homenageado, Sr. Manoel Lopes Cano Filho, e Mateus Ferreira, assessor parlamentar. A história do depósito de materiais de construção “Irmãos Lopes” começou em 1956, em São Caetano do Sul, e, em 1967, migrou para São Bernardo do Campo, onde permanece até hoje. Foto: Ariel Camilo

Na presença de familiares e amigos, o Sr. Manoel Lopes Cano Filho, proprietário do depósito “Irmãos Lopes”, no bairro Alves Dias, recebeu o Título de Cidadão São-Bernardense em uma sessão solene realizada na noite de sexta-feira (17/11), no Plenário Tereza Delta. A iniciativa do vereador Reginaldo Burguês (Podemos), autor da Resolução n.° 1.781/2023, que instituiu a honraria, destacou a trajetória pessoal e profissional do homenageado.

ss manoel cano vereador“Prestamos nossa homenagem a um homem que, não apenas prosperou em seu negócio, mas também nutriu e inspirou a comunidade ao seu redor. O Sr. Manoel Lopes Cano Filho é, sem dúvida, um dos grandes pilares da nossa cidade”, afirmou o vereador Reginaldo Burguês na tribuna. Foto: Ariel Camilo

“O legado do Sr. Manoel vai além do sucesso empresarial. Ele construiu uma vida que nos inspira, provando que a força de vontade e o trabalho duro podem superar quaisquer obstáculos. Seu amor pela família e pelo próximo, sua humildade e capacidade de ver beleza em nosso país são lições valiosas para todos nós. Que sua história continue a iluminar nossos caminhos e inspirar as gerações futuras”, declarou o parlamentar em seu pronunciamento.

Thiago Lopes Brolacci e Jaqueline Souza Lopes, netos do homenageado, agradeceram a condecoração em seu nome. “Neste momento significativo e especial, estamos gratos e emocionados. Este título reconhece não só sua contribuição individual, mas também celebra os laços que unem esse cidadão ao município de São Bernardo do Campo. Seu comprometimento com a comunidade é realmente inspirador e exemplar”, destacaram.

O Sr. Manoel Lopes Cano Filho, acompanhado de sua esposa, a Sra. Dirce Rubal Lopes; Thiago Lopes Brolacci e Jaqueline Souza Lopes, netos do homenageado; Mateus Ferreira, assessor parlamentar, representando o deputado federal Marcelo Lima, e Nilton Moreno, chefe de gabinete, compuseram a mesa de honra.

Biografia

ss manoel cano homenagemA iniciativa do vereador Reginaldo Burguês reuniu familiares e amigos do Sr. Manoel Lopes Cano Filho no Plenário Tereza Delta na noite de sexta-feira (17/11). Foto: Ariel Camilo

O Sr. Manoel Lopes Cano Filho nasceu no dia 15 de fevereiro de 1941, na cidade de São Caetano do Sul. Um dos quatro filhos de Manoel Lopes Cano e Maria Cano Parra, imigrantes espanhóis. Estudou até a 4ª série do ensino fundamental.

Em 1956, ainda em São Caetano do Sul, inaugurou o comércio de materiais para construções “Irmãos Lopes”, iniciando, assim, uma vida profissional vitoriosa, com um negócio que emprega muitos funcionários, colaborando para o sustento de várias famílias.

Casou-se com Dirce Rubal Lopes em 1961. Juntos, formaram uma família constituída por 5 filhos: Eliana, Claércio, Clóvis, Eliete e Érica, e 8 netos.

Em 1967, mudou-se para São Bernardo do Campo, trazendo o depósito de materiais de construção para a cidade.  Instalou-se no município e cresceu junto com ele, tornando-se um comerciante conhecido no bairro Alves Dias.

Para que o negócio prosperasse, o Sr. Manoel acordava às 4h da manhã para buscar areia em Itaquaquecetuba todos os dias. Trabalhou muito, sem demonstrar cansaço ou preguiça.

Seus filhos são, hoje, responsáveis por cuidar do depósito, e o Sr. Manoel aproveita para viajar e conhecer novos lugares, embora sempre enfatize que nada se compara às belezas do Brasil.

Aos 82 anos, está convicto de que ter firmado moradia em São Bernardo do Campo foi a melhor escolha.

Seu legado supera o progresso da família e se estende às pessoas à sua volta, como familiares, amigos e funcionários. É um homem empreendedor, que conseguiu erguer do zero um negócio promissor, que prospera há quase 6 décadas.

(Com informações do Projeto de Resolução nº 10/2023)

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA ACESSAR:

O ÁLBUM DE FOTOS DA SESSÃO SOLENE

A GRAVAÇÃO EM ÁUDIO DA SESSÃO SOLENE