ss rh abreOs palestrantes da sessão solene em comemoração ao Dia do Profissional de Recursos Humanos exibem os certificados entregues pelo vereador Julinho Fuzari (ao centro). Foto: Oscar Jupiraci

Em comemoração à data, o plenário Tereza Delta sediou, na tarde de quinta-feira (14/09), um encontro sobre gestão corporativa, presidido pelo vereador Julinho Fuzari (PSC), nos termos da Resolução n.° 3.396, de 29 de junho de 2023, de sua autoria.

Ao defender a inserção de indivíduos com transtorno do espectro autista no mercado de trabalho, uma de suas bandeiras, o parlamentar citou, em seu discurso, dados estatísticos que indicam um aumento dessa população. “Há 10 anos, quando comecei a trabalhar nesta pauta por conta do diagnóstico de TDAH leve do meu filho, um universo se abriu para mim. Naquela época, a cada 106 crianças nascidas, uma era autista. Atualmente, a cada 36 crianças nascidas, uma é autista. Segundo pesquisadores norte-americanos, a estimativa é de que, após 2025, a cada 2 crianças nascidas, uma será autista”.

Para ele, “os profissionais de Recursos Humanos podem contribuir para a inclusão por meio da contratação dessa mão de obra. O autista é apenas diferente, com inúmeras potencialidades a serem exploradas. Tenho certeza de que as empresas já têm funcionários autistas, laudados ou não, e muitos deles sofrem bullying - e suas famílias sofrem junto. O trabalho de vocês é importante para prevenir a ocorrência de práticas de assédio ou exclusão nos ambientes corporativos. Se esses locais se tornarem mais inclusivos e abordarem mais esse assunto, isso se refletirá na sociedade. A inclusão acontece de dentro para fora”, concluiu.

ESPECIALISTAS

Para discutir temas de interesse do setor, os organizadores do evento convidaram:

ss rh palestra 1Sandra Leite, gerente executiva de Recursos Humanos na Scania. Foto: Oscar Jupiraci

Sandra Leite atuou na área de Tecnologia por mais de 20 anos no Brasil e Suécia. É coach e assume a posição de Gerente Executiva de Recursos Humanos na Scania.

Possui grande vivência nas áreas de Recrutamento & Seleção, Treinamento & Desenvolvimento, Business Partner, Employer Branding, Análise de Sistemas, Gestão de Projetos, desenvolvimento de software, segurança da informação e serviços de TI.

Graduada em matemática com especialização em gestão de pessoas, gestão de projetos, administração de negócios e coaching; se considera uma eterna aprendiz e apaixonada pelo desenvolvimento humano.

ss rh palestra 2Antonio Ferreira, diretor de Recursos Humanos da América Latina na Epson. Foto: Oscar Jupiraci

Antonio Ferreira é diretor de Recursos Humanos América Latina na Epson, com mais de 35 anos de experiência em empresas multinacionais de médio a grande porte dos segmentos automotivo, serviços, alimentação, elevadores e tecnologia, ocupando posições de comando na área de Recursos Humanos no Brasil e América Latina.

Extremamente focado na adição de valor ao negócio e forte espírito de liderança, network e orientação para resultados.

Perfil generalista, cobrindo todas as atividades de RH, capaz de desenvolver, adaptar e conduzir planos e implementação de programas para assegurar as competências de Recursos Humanos no intuito de atingir os objetivos, estratégias políticas e normas/procedimentos da companhia.

Formado em Administração de Empresas com especialização em Gestão de Negócios – ênfase em Gestão de Pessoas pela USP e Gestão de Empresas pelo IBMEC.

ss rh palestra 3Clóvis Souza, fundador e CEO da Giuliana Flores. Foto: Oscar Jupiraci

Fundador e CEO da Giuliana Flores, o maior e-commerce de flores da América Latina, Clóvis Souza tem história de empreendedorismo e sucesso nesse mercado.

Sempre visionário e determinado, com apenas 8 anos de idade, ele vendeu flores nas ruas e em um cemitério da Zona Leste de São Paulo. Aos 10, trabalhou em uma floricultura para ajudar no sustento da família.

A loja on-line surgiu nos anos 2000 e hoje é líder do segmento como a maior loja de flores e presentes da internet do Brasil e da América Latina.

ss rh palestra 4Sheila Fonseca, executiva sênior de RH, designer de soluções, coach de carreira e mentora de talentos. Foto: Oscar Jupiraci

Sheila Fonseca, executiva sênior de RH – AGCO, Termomecânica, Chemtura, Pirelli Pneus, Recursos Humanos Business Partner de Estratégias Globais, designer de soluções para capital humano, coach de carreira para mulheres e mentora em programa de desenvolvimento de talentos, é profissional com forte background generalista em Recursos Humanos, adquirido em empresas multinacionais e nacionais, líderes de mercados em seus segmentos.

Com foco em desenhar e liderar soluções e estratégia em capital humano, nas principais áreas core de RH, que proporcionem uma experiência significativa aos colaboradores, assim como sejam alinhadas a estratégia do Business.

Tem como expertise, liderar processos de transformação cultural através de metodologias e ferramentas inovativas em RH. Como competências é orientada a pessoas, diversidade e inclusão, focada em resultados e em construir parcerias sustentáveis.

Acredita que resultados e mudanças acontecem através das pessoas. Psicóloga de formação, se especializou em Recursos Humanos, Liderança, Change Management e Business.

PRONUNCIAMENTOS

Discursaram na tribuna do plenário:

ss rh vereadorVereador Julinho Fuzari, autor da Resolução n.° 3.396/2023, que instituiu a comemoração do Dia do Profissional de Recursos Humanos, presidiu o evento. Foto: Oscar Jupiraci

ss rh aroaldoAroaldo Oliveira da Silva, presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC. Foto: Oscar Jupiraci

ss rh rogerioRogério Sariev, presidente da Associação dos Gestores de Recursos Humanos – AGERH. Foto: Oscar Jupiraci

ss rh adilsonAdilson Silveira, vice-presidente da Associação dos Gestores de Recursos Humanos – AGERH. Foto: Oscar Jupiraci

DESTAQUES

ss rh destaque 1 O vereador Julinho Fuzari recebeu um presente da Associação dos Gestores de Recursos Humanos – AGERH. Foto: Oscar Jupiraci

ss rh destaque 2O evento contou com a apresentação do coral do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para pessoas com 60 anos ou mais, da Associação Metodista de Ação Social – AMAS. Foto: Oscar Jupiraci

ss destaque 3Detalhe dos certificados de honra entregues aos palestrantes do evento. Foto: Oscar Jupiraci

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA ACESSAR:

O ÁLBUM DE FOTOS DA SESSÃO SOLENE

A GRAVAÇÃO EM ÁUDIO DA SESSÃO SOLENE

 

mini 6

Canais online de atendimento ao munícipe
Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa.