Topo editFotos: Oscar Jupiraci.

Na noite da última sexta-feira, 28 de julho, a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo celebrou o aniversário do Bairro Ferrazópolis, presidida pelo vereador Henrique Kabeça (PSDB), nos termos da Resolução n° 3.281, de 3 de março de 2021. O evento foi marcado por uma atmosfera festiva, onde a comunidade se uniu às autoridades municipais para comemorar mais um ano de história e progresso.

Mesa editFotos: Oscar Jupiraci.

Junto com o vereador, compuseram a Mesa de Honra: Sra. Daniela Faustino, esposa do vereador Henrique Kabeça; Dr. Roberto Krasovic, Delegado da Polícia Cívil do 6º Distrito; Diácono Sidney, Igreja Nossa Senhora do Rosário; Sr. Mateus Ferreira, representando o Deputado Federal Marcelo Lima e o Sr. Marcos Miranda, Presidente da CUFA (Central Única das Favelas) São Bernardo.

Henrique Kabeça EditVereador Henrique Kabeça. Fotos: Oscar Jupiraci.

Henrique Kabeça expressou sua gratidão a todos os presentes e parabenizou os homenageados da noite por suas valiosas contribuições para o desenvolvimento do bairro. Em seu discurso, ressaltou a importância de reconhecer e honrar essas personalidades enquanto estão vivas, destacando o impacto positivo que têm deixado na comunidade. Sua fala inspiradora reforçou a valorização das pessoas que fazem a diferença, evidenciando o compromisso em celebrar o esforço e dedicação daqueles que tornam o Bairro Ferrazópolis um lugar melhor para todos.

Homenageados EditFotos: Oscar Jupiraci.

Durante a cerimônia, Claudemir Santos, Francineide Maria dos Santos Leite , Francisco Cardoso da Silva , Francisco Pereira do Nascimento, Gleide Maysa Rodrigues Roma, Higino Fonseca Nascimento, , Irene Zampieri Dantas, José Jacinto dos Santos, Josevaldo Caetano Rodrigues, Kleber de Angelo Antunes, Maria Bernadete Abrão Caruso, Maria Sobreira Cardoso, Moises Simão, Neusa Maria Santin do Nascimento, Sonalia Iona da Silva, Vanderlei dos Santos Mascarini, Vicente de Paulo Sobral e Iderval Oliveira dos Santos foram homenageados por contribuírem para o desenvolvimento e bem-estar do Bairro Ferrazópolis.

MosFotos: Oscar Jupiraci.

Bairro Ferrazópolis

A data oficial de sua fundação foi estabelecida em 4 de janeiro de 1972, com a promulgação do Decreto nº 2829/1972.

No término da Rua Marechal Deodoro, com frente para a antiga Estrada do Mar, existiam dois sítios. O primeiro, da família Tosi (onde hoje está localizada a Indústria Brastemp) e o segundo, da família Arsuff, denominado Sítio dos Couros, que abrangia áreas que hoje compreendem a Vila Formosa, São Bernardo do Campo Mirim, Vila Boa Viagem, Ferrazópolis, Vila São José e toda faixa ao lado do Jardim Silvina até a Pedreira São Bernardo.

O inventário dos bens da família Arsuff foi extenso e preparado pelo advogado Dr. Oswaldo Ferraz Alvim, que recebeu seus honorários em terras e, a seguir, adquiriu parte da área dos herdeiros (Carlos, João Arsuff e outros) para a Sociedade Civil Imobiliária Nacional Ltda., sob controle da Organização Imobiliária Alvim, projetando o loteamento denominado Ferrazópolis.

O nome Ferrazópolis se deu pela junção do nome dos sócios, qual seja “Ferraz”, com o termo “polis”, que significa cidade, resultando em “cidade Ferraz”.

Para a execução do loteamento, foi contratado o Escritório Técnico de Agrimensura de Otto Pereira de Carvalho e Newton Ataliba Madson Barbosa que, por meio do Processo nº 2538/52, aprovado pelo Decreto Municipal nº 2829, de 4 de janeiro de 1972, iniciou sua primeira etapa.

Por meio de uma ação judicial, proposta pela loteadora, os técnicos da execução do loteamento foram afastados e o loteamento prosseguiu, tempos depois, sob a orientação de outros técnicos, quando a Sociedade Anônima Imobiliária Guarani adquiriu o remanescente e reloteou a segunda parte, por meio do Processo n° 1933/57, também aprovado pelo Decreto n° 2829/1972.

A terceira parte do loteamento ficou a cargo da Sociedade Imobiliária Nacional Ltda., a qual deu entrada ao Processo n° 5150 em 16 de novembro de 1959, que ficou sem aprovação definitiva.

O primeiro morador do bairro Ferrazópolis foi o Sr. João Gobo, que se mudou da Vila Balneária para a referida região. Além disso, o primeiro corretor de lotes foi o Sr. Alfredo Negri.

Hoje, o mencionado bairro, que teve vertiginosa expansão, é formado pelas seguintes localidades: Vila Ferrazópolis, São Bernardo Mirim, Vila Formosa, Jardim Sabatini, Vila Boa Viagem, Vila do Tanque, Jardim Leblon, Jardim Novo Horizonte, Núcleo Jesus de Nazareth, Núcleo Jardim Regina, Jardim Regina e Limpão.

A Vila Formosa foi adquirida pelo Sr. José Carlos Siqueira, cujo Processo nº 941 foi aprovado em 1947.

São Bernardo Mirim, que era propriedade do Sr. Niels E. Hedeager, foi aprovado em 1962, por meio do Processo nº 6703.

Quanto à Vila Boa Viagem, que foi adquirida pelo Sr. Manuel da Silva Rocha e outros, teve seu loteamento regularizado pelo Processo nº 6804, de 4 de outubro de 1967, aprovado definitivamente pelo Decreto Municipal nº 3651, de 29 de outubro de 1973.

Com relação ao Jardim Leblon, que era propriedade do Sr. Salvador Garufi e outros, teve seu loteamento regularizado pelo Processo nº 8138/67, que foi aprovado pelo Decreto nº 2483, em 3 de fevereiro de 1971.

O Jardim Regina, que era propriedade da Jacal Administração, Comércio e Indústria, por meio do processo nº 2040/67, teve seu loteamento parcialmente aprovado (Ruas E, F, Viela 4 e quadras G, H, I).

Por fim, a Vila do Tanque, pertencente às famílias de imigrantes italianos, teve seu loteamento regularizado por meio do processo nº 1938/52, aprovado definitivamente em 13 de fevereiro de 1953. Referido loteamento originou-se do Lote Colonial nº 30 da linha São Bernardo Novo.

Dedicados à agricultura, esses colonos represaram o Córrego São Bernardo Novo que nascia na altura do Lote Colonial nº 50, passando pela região onde hoje se situa a Pedreira Municipal, e em vários trechos da região abrangida pelos lotes nº 36 e 40, formando açudes que abasteciam as propriedades e serviam como fontes de irrigação.

Nessa época, havia um moinho pertencente à família Cerchiari, para onde eram levados os grãos de milho e trigo, para produção de fubá e farinha para as demais famílias da localidade.

No período de 1948 a 1950, esses terrenos foram parceladamente negociados, e a área a esquerda da Rua Tiradentes, onde se encontravam os açudes, passou a ser propriedade do Sr. Jaime Algranti, enquanto que a faixa à direita passou para a Empresa Auxiliadora de Terrenos em Prestações Ltda.

Junto aos açudes, existia um tanque com paredão de alvenaria, que permitia a prática de natação pelos moradores de São Bernardo do Campo, dada a proximidade do centro da cidade, razão pela qual o local deixou de ser conhecido como São Bernardo Novo ou Montanhão, destacando-se pela expressão: “ir até o tanque”, daí o nome adotado por aquela Empresa e pelos moradores para designar o loteamento “Vila do Tanque”, cuja aprovação foi solicitada em 1952, por meio do Processo nº 1938 e deferida em 13 de fevereiro de 1953, sendo o Sr. Eduardo Cruz, vendedor de lotes da Empresa citada, quem se interessou e tomou as providências para a sua regularização.

Em 1952, no início da administração do Prefeito Lauro Gomes, o acesso àquela região era muito precário, já que a Rua Tiradentes, antiga Estrada do Montanhão, era acidentada, estreita e não pavimentada, inexistindo na época a Av. Rotary.

A referida Vila iniciou seu ciclo mais progressista quando da instalação da Pedreira Municipal, da execução de melhoramentos na Rua Tiradentes e da abertura da Av. Rotary, inaugurada em 1955, ano do Jubileu do Rotary Internacional.

Na mesma época, foi fundado o Clube de Futebol Palmeirinha, hoje Esporte Clube Palmeirinha, sob o incentivo e a presidência do Sr. Henrique Trindade, mais conhecido como “Bigode”, que foi um dos primeiros moradores e dono do primeiro bar da Vila, em 1949.

Outros eventos importantes foram se sucedendo, tais como: a criação do GESC 1° Grau (originário da primeira escola provisória da região); instalação da primeira extensão de rede de energia elétrica domiciliar em junho de 1959; iluminação pública incandescente em 1961, substituída por luminárias a vapor de mercúrio em 27 de janeiro de 1973; pavimentação; rede de água e esgoto entre outras melhorias.

 

Multimídia

CLIQUE AQUI e veja as fotos desta Sessão Solene 

CLIQUE AQUI e ouça o áudio desta Sessão Solene 

Canais online de atendimento ao munícipe

Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa.