ss aventureiros abreNa primeira solenidade em comemoração à data realizada pelo Legislativo, integrantes dos Clubes Amigos do Coração, Estrelinhas, Formiguinhas, Luz do Luar, Mensageiros Mirins, Tigrinhos do Riacho (acima) e Thumbérgia Jr. receberam certificados de congratulação. Foto: Oscar Jupiraci

Na tarde de sábado (06/05), dezenas de crianças acompanhadas por seus pais, familiares ou responsáveis participaram de uma sessão solene no Plenário Tereza Delta. A iniciativa do vereador Julinho Fuzari (PSC) visava reconhecer o projeto desenvolvido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD).

ss aventureiros vereador 2“Neste Parlamento, defendo valores que acredito serem inegociáveis em uma sociedade: dignidade, lealdade e fraternidade - presentes no trabalho ímpar realizado pelos Clubes de Aventureiros”, afirmou o vereador Julinho Fuzari. Foto: Oscar Jupiraci

“Parabenizo e agradeço o empenho e o trabalho dos organizadores para que esta sessão solene fosse realizada. Esta é uma oportunidade muito valorosa para mim e para os princípios que sempre defendi ao longo da minha vida e dos meus três mandatos nesta Câmara Municipal. Nós, muitas vezes, andamos na contramão daquilo que as pessoas atualmente entendem que é comum, correto e natural. Não é fácil ser um verdadeiro cristão em uma sociedade mundana, é ‘percorrer o caminho da pedra”, ressaltou o parlamentar.

Inspirado em seu “irmão mais velho”, o Clube de Desbravadores, o Clube de Aventureiros, criado em 1972, nos Estados Unidos, foca na educação infantil auxiliar, com atividades espirituais, esportivas e civis para meninos e meninas com idades entre 6 e 9 anos.

Segundo o Pastor Eduardo Giglio, departamental de Aventureiros e Desbravadores, existem mais de 1,2 milhão de Aventureiros cadastrados no mundo, divididos em quase 60 mil Clubes. Atualmente, São Bernardo do Campo possui aproximadamente 220 inscritos no programa.

“Eles plantam árvores, estudam a palavra de Deus, fazem trabalho missionário, levam cestas básicas para os necessitados, auxiliam quem tem mobilidade reduzida a atravessar a rua, cuidam dos animais, ajudam a servir marmitas para as pessoas em situação de rua e se divertem também porque, afinal de contas, são crianças”, detalhou Lucia Aparecida, regional da 1ª Região de São Bernardo do Campo.

De acordo com o Projeto de Resolução nº 06/20, que propõe a cerimônia, a iniciativa tem como base o tripé família, comunidade e espiritualidade, com o objetivo de fortalecer cada uma destas instituições, auxiliando os pais no processo de desenvolvimento de seus filhos, de modo a torná-lo mais rico e significativo, além de contribuir para a formação de cidadãos conscientes.

Destaques

Confira, nas imagens abaixo, os principais momentos da solenidade:

ss aventureiros mesaA partir da esquerda, Edson Botelho, coordenador para Assuntos Públicos e Liberdade Religiosa do Ministério da Terceira Idade da IASD; Lucia Aparecida Morando, regional da 1ª Região de São Bernardo do Campo; o vereador Julinho Fuzari e o Pastor Eduardo Giglio Mattos, departamental de Aventureiros e Desbravadores, compuseram a mesa de honra. Foto: Oscar Jupiraci

ss aventureiros votos

Nicoly Campos Araújo, do Clube Estrelinhas; Lucas dos Reis Lins, do Clube Mensageiros Mirins, e Melina Dinitrov Francica, do Clube Tigrinhos do Riacho, fizeram a leitura do voto e lei dos Aventureiros e de fidelidade à Bíblia. Foto: Oscar Jupiraciss aventureiros bandeiraExibição das bandeiras dos Clubes de Aventureiros em plenário. Foto: Oscar Jupiraci

ss aventureiros lenco 2Detalhe da cerimônia de Admissão de Lenço, quando o aspirante passa a fazer parte oficialmente do Clube de Aventureiros. Foto: Oscar Jupiraci

ss aventureiros coralApresentação do coral do Clube Tigrinhos do Riacho. Foto: Oscar Jupiraci

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA ACESSAR:

O ARQUIVO DE FOTOS DA SESSÃO SOLENE

A GRAVAÇÃO EM ÁUDIO DA SESSÃO SOLENE

 

História

logo aventureiros CopiaImagem: Divulgação/IASD

Foi em 1972 que a Igreja Adventista do Sétimo Dia tentou, pela primeira vez, criar um programa específico para as crianças menores de dez anos. Isso aconteceu em Washington (EUA), sob a direção de Carolee Riegel.

Em 1975, outra Associação (a do Nordeste – EUA) realizou um programa focado neste grupo especial e, cinco anos mais tarde, várias Associações já estavam seguindo estes exemplos pioneiros. A ideia ganhou força e foi copiada em muitos outros lugares.

Em 1988, a Divisão Norte-Americana convidou as Associações interessadas e pessoas especializadas em crianças para estudar a oficialização do Clube de Aventureiros - em algumas localidades já se usava este nome.

Uma comissão se reuniu, um ano mais tarde, para atualizar o currículo, as especialidades e estabelecer normas para a organização e funcionamento do Clube. Participaram deste trabalho líderes da Escola Sabatina infantil, educadores, coordenadores do Ministério da Criança (das Uniões e Associações), e outros especialistas em família e educação infantil.

Ainda em 1989, a Associação Geral oficializou as Classes dos Aventureiros (Abelhinhas Laboriosas, Luminares, Edificadores e Mãos Ajudadoras), confirmando o trabalho feito por Teresa Reeve. Ela escreveu o currículo dos Aventureiros com o objetivo de “facilitar a criança partilhar sua fé, se preparar para esta vida e para a vida eterna”.

Em 1990, o plano piloto do Clube de Aventureiros foi iniciado nos Estados Unidos, na Divisão Norte-Americana.

Em 1991, a Associação Geral o autorizou, como programa mundial, estabelecendo seus objetivos, currículo, bandeira, uniforme e ideais.

(com informações do site www.adventistas.org)

   

mini 6

Canais online de atendimento ao munícipe
Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa.