02 Topo Entronização EditA Entronização das Bandeiras em Plenário foi executada pelos grupos de escoteiros: Guaianazes – 68, Caoquira – 158, Leão de Judá – 167/SP, Jean Philippe Cousteau – 173, Billings – 227, Tibiriçá – 243, Penlife – 488, Petrópolis – 520 e Brogotá – 162. Fotos: Oscar Jupiraci.

Na tarde do último sábado (22/04/2023), foi comemorado o Dia do Escoteiro. A solenidade foi presidida pelo vereador Julinho Fuzari (PSC), no Plenário Tereza Delta, nos termos da Resolução n° 871, de 27 de setembro de 1985.

Junto com o vereador, compuseram a Mesa de Honra: Vera Lucia de Souza Maman, Grupo Escoteiro Guaianazes – 68; Ellen Regina Giroto Arsky, Grupo Escoteiro Coaquira – 158; Clotilde Simões Pereira de Souza, Grupo Escoteiro Leão de Judá – 167; Allan Ribeiro de Lima, Grupo Escoteiro Jean Philippe Cousteau – 173; Fernanda Ribeiro da Mota, Grupo Escoteiro Billings – 227; Fernando Andreoli Caldeira, Grupo Escoteiro Tibiriça – 243; Priscila Savio Gobi Balarin, Grupo Escoteiro Pen Life - 488, representada pelo Sr. Raphael Tadeu Raiza; Ricardo Gaspar, Grupo Escoteiro Petropolis – 520, representado pela Sra. Priscila Oriani de Carvalho e Elza Terra Cotrim – Grupo Escoteiro Brogotá – 162.

03 Julinho Tribuna EditVereador Julinho Fuzari. Foto: Oscar Jupiraci.

“Gratidão e felicidade em poder por mais um ano realizar essa sessão solene e homenagear o escotismo. Só nos damos conta da alegria que é estarmos unidos novamente, depois de passarmos momentos tão difíceis como nós passamos com a pandemia de covid-19. E como é importante estarmos reunidos enquanto sociedade e celebrando segmentos e instituições como o escoteiro e o escotismo.

E hoje nós estamos aqui para celebrar essa importante data. Amor à pátria, empatia, amor ao próximo, respeitar a natureza e aprender a conviver com ela e com a diversidade, lealdade, honra e dignidade, são valores que infelizmente estão adormecidos em nossa sociedade, e que impactam diretamente na nossa vida. Sei da importância do escotismo para reavivar e semear esses valores na vida dessas crianças, jovens e adultos, para que possam fazer o enfrentamento a todo esse modismo, a todo esse novo momento que a sociedade vive.

Esse é o momento para celebrar essas pessoas que lutam dia-a-dia para continuar semeando esses valores no coração dessas crianças, independente das posições que venham a ocupar no futuro. Por isso me sinto honrado em presidir essa sessão, pois eu sei o bem que cada um de vocês fazem em nossa sociedade.” Vereador Julinho Fuzari.

04 Homenagens EditFoto: Oscar Jupiraci.

Homenageados do Dia

 

Distintivo Cruzeiro do Sul – Insígnia Máxima do Ramo Lobinho:

- Grupo Escoteiro Guaianazes:

Daniel Claudino de Lima

Gabriela Amadio Silva

Julio Marincolo Manta

Lucas Garbim Borges

Pedro Henrique Pasquini

 

- Grupo Escoteiro Leão de Judá

Mariana Santos Araujo

Rafael Gaspar Savioli

 

- Grupo Escoteiro Jean Philippe Cousteau

Amanda Ramos

Arthur Bezerra

Guilherme dos Santos

Icaro Francioni Silva

Isabely Emily Batista

Mariana Soares Souza

Miguel Rodrigues de Oliveira

Pedro Corrêa

Pedro Maciel

Raphael Ribeiro Nunes

 

- Grupo Escoteiro Tibiriça

Amanda de Carvalho Alves

Cecilia de Andrade Galindo

Enzo Frazão Martines

 

Distintivo Lis de Ouro - Insígnia Máxima do Ramo Escoteiro

- Grupo Escoteiro Leão de Judá

Eduarda Ryna Pradella Sawaki

Giovanna Santos Araujo

Rita Maciel Scarpazza Conrado Bordim

 

- Grupo Escoteiro Jean Philippe Costeau

Gabrielle Caroline Menezes

 

- Grupo Escoteiro Tibiriça

Gabriela Bom Cirello

Mariana Fautisno Faia

Thor Corrêa Neto

 

Distintivo Escoteiro da Pátria - Insígnia Máxima do Ramo Sênior

- Grupo Escoteiro Guaianazes

Leticia Rocha

 

- Grupo Escoteiro Coaquira

João Victor Giroto Arky

 

- Grupo Escoteiro Tibiriça

Luiz Henrique Monteiro Gomes

Patrick Emmanuel da Silva Gouveia

Murilo Dessoti Capelossa

Norio Bruno Oshiro

Pietra Palma Prati

 

Distintivo Escoteiro – Insígnia de BP (Baden Powell) - Insígnia Máxima do Ramo Pioneiro

- Grupo Escoteiro Guaianazes

Heitor Teruo Shimamura Simizu

Lucca Michelato Silva

 

- Grupo Escoteiro Tibiriça

Beatriz Bom Cirello

 

Adultos Homenageados 

Vera Lucia de Souza Maman – Grupo Escoteiro Guaianazes – 68

Sempre alegre, disposta, “Pronta para Servir” com um sorriso lilás é a homenageada de lençó vermelho e amarelo Vera Lúcia de Souza Maman, a “Vera Lilás”! É casada, tem dois filhos, e desde 2004 resolveu abraçar nossa missão de deixar o mundo um pouco melhor. Lá se vão 19 anos de ações, vivências e vidas tocadas por sua dedicação desde sua promessa escoteira em 01 de maio de 2004. O escotismo se abriu pra Vera no Grupo Escoteiro Tibiriçá, onde espalhou seu amor pela vida e compromisso com os Lobinhos, e depois com os pioneiros. No final de 2018 passa a semear novos campos, transferindo-se para o Grupo Escoteiro Guaianazes, dedicando-se ao ramo pioneiro. Comprometida e sempre disposta a fazer seu melhor, Vera dedicou-se à sua formação escoteira, sendo Insígnia de Madeira na linha escotista, tanto no ramo lobinho quanto no ramo pioneiro. Acumula no seu currículo de vida voluntária, escotista do ramo lobinho, Akela, escotista do ramo pioneiro, chefe de seção do ramo pioneiro, integrante da equipe de formação, e atualmente é nossa coordenadora distrital do ramo pioneiro e também integrante da equipe regional do ramo pioneiro. Vera pisa suave por esse mundo, mas demonstra sua força e potência por onde passa. Tudo é mais lilás com sua presença! Obrigada Vera por ser e estar entre nós! Sinta-se abraçada por cada lobinho, por cada pioneiro, pelas famílias deles, por sua família, pela família Guaianazes, pela fraternidade escoteira! Encha o seu coração com nosso grato, grato gratíssimo!

 

Ellen Regina Giroto Arsky – Grupo Escoteiro Coaquira – 158

Ela foi chegando devagar como quem não queria nada. Perguntando discretamente como as coisas funcionavam, depois passou a ajudar na lojinha do grupo, dando apoio na administração e, assim que precisamos de um novo mestre, ela não hesitou em aceitar. Fez toda a sua formação no Ramo Pioneiro, chegando rapidamente a sua IM. Dizia para não contarmos com ela para acampamentos e trilhas, mas aceitou o desafio de ser chefe da tropa sênior, onde se destaca por uma visão ampla das atividades a serem propostas aos jovens. Por fim, conquistou a todos com seu jeito corporativo, mas com um toque carinhoso e feminino. Muito obrigado, chefe Ellen, por tantos anos de dedicação aos jovens.

 

Clotilde Simões Pereira De Souza – Grupo Escoteiro Leão de Judá – 167

Chefe Tida, ela presta serviço voluntario a mais de 11 anos em nosso grupo. Ela entrou no nosso grupo por causa da faculdade de pedagogia, da qual se formou, ela precisava fazer voluntariado para concluir o curso e aqui ficou até agora. A chefe Tida neste período trabalhou, e ainda trabalha, sempre com dedicação, responsabilidade e amor. Foi coordenadora do ramo lobinho do distrito no período de 2019 a 2021 e agora ela é coordenadora do mundo melhor. A chefe Tida sempre fez do lema do ramo, MELHOR POSSIVEL, uma de suas virtudes tanto dentro do grupo escoteiro como para sua vida. A SEGURANÇA de seus lobinhos é prioritária, ela é capaz de transformar-se em uma feroz loba para protege-los, NADA ESCAPA de seu olhar e de seus ouvidos sempre abertos. A chefe Tida é um EXEMPLO para toda a chefia, para as pessoas que a cercam e para seus lobinhos. Obrigado chefe Tida por fazer parte de nossas vidas e de nosso grupo escoteiro.

 

Allan Ribeiro De Lima – Grupo Escoteiro Jean Philippe Cousteau – 173

Alan Ribeiro de Lima, tem 43 anos, nasceu em São Bernardo do Campo e está no movimento escoteiro e no grupo Jean Philippe Cousteau fazem 10 anos, sempre foi do ramo escoteiro, sua esposa hoje é Akela, seu filho mais velho Gabriel foi membro jovem e já atuou como chefe também no ramo escoteiro, seu filho mais novo Kauan hoje está atuante como membro jovem no ramo escoteiro, todos sempre com muito empenho e dedicação. O chefe Alan sempre está pronto para ajudar em diversos momentos e áreas, seja dentro ou fora do movimento escoteiro e tem maneiras bem especiais de mostrar seu carinho e principalmente amor por aqueles que o cercam. Temos enorme gratidão por tê-lo conosco e desejamos que assim permaneça por muitos anos.

 

Fernanda Ribeiro da Mota – Grupo Escoteiro Billings – 227

A chefe Fernanda entrou em outubro de 2013. De início foi apenas levar as três filhas para conhecer o movimento escoteiro e duas semanas depois já era mãe de apoio. Ela desempenha um excelente papel de chefe do ramo lobinho há pelo menos 8 anos. E é nítido sua paixão pelo escotismo.

 

Fernando Andreoli Caldeira – Grupo Escoteiro Tibiriça – 243

O chefe Fernando, mais conhecido pelo apelido carinhoso de “Digimon”, é nascido em São Bernardo do Campo em 12 de abril de 1990. Ingressou no Movimento Escoteiro trazido pelas mãos de sua mãe Dona Leila Marisa, quando tinha entre onze e doze anos de idade, no nosso Grupo Escoteiro, era um menino quieto e recatado que com o tempo e o convívio com seus colegas de tropa se desenvolveu muito. Dona Leila e Sr. José Maria, pais do filho único Fernando, muito colaboraram na área institucional do nosso Grupo. Realizou sua promessa escoteira em 24 de março de 2001 e não parou mais, foi Sênior sob a Chefia do Jorge Buso, quando conheceu sua atual esposa Juliana, carinhosamente conhecida como “Girla”, ela tinha migrado do Grupo Escoteiro irmão Caoquira para a Tropa de Guias Escoteiras e com o desenrolar das atividades foram se conhecendo e hoje são casados e pais de gêmeas nascidas em novembro de 2020. Estudou no Senai onde ingressou aos quatorze anos de idade e formou-se em Logística na Faculdade Metodista em São Bernardo do Campo. Hoje é um exemplar funcionário da empresa LATAN companhia aérea. Por tudo isso e pelo excelente trabalho realizado atualmente como Mestre Pioneiro de nosso Clã Pioneiro Villas Boas, em que desempenha um trabalho muito importante exatamente no momento em que os jovens mais precisam de orientação é que indicamos seu nome para essa homenagem. Nosso Mestre Pioneiro Digimon é digno dessa honraria e de ser lembrado pelo seu Grupo Escoteiro nessa sessão solene.

 

Priscila Savio Gobi Balarin – Grupo Escoteiro Pen Life - 488 (Representada por Raphael)

Priscila Ballarin, 51 anos, Ceo e Mantenedora da PEN Life International School Nascida na cidade de São Paulo em 12/06/1971, casada, mãe de três filhos Caio, Fernanda e Flávia. Formada em Ciências Econômicas pela Universidade de São Caetano. Acreditou no projeto de escotismo desde a abertura da escola em 2020 e realizou sua promessa escoteira em 01 de outubro de 2022. Hoje representada pelo Diretor de escotismo da escola Raphael Tadeu Raiza.

 

Ricardo Gaspar – Grupo Escoteiro Petrópolis – 520

Ricardo Gaspar, Graduado em odontologia, pesquisador na área de intervenção no desenvolvimento Psicológico e educação e é master Trainer para implantação de educação do caráter. Com 34 anos de experiência na área da educação, foi fundador de diversas instituições e atualmente é diretor-geral do Colégio petropolis, da escola aquarela , da PEN Life Internacional School e da Genium High School, além de trabalhar com formação de educadores em diversas instituições de ensino. Incentiva o processo educacional do caráter e une a educação formal ao processo de educação do indivíduo por completo. Acreditou no projeto de escotismo desde a abertura da escola PEN Life em 2020, realizou sua promessa escoteira em 01 de outubro de 2022, com o sucesso do projeto na PEN Life International School, integrou o escotismo na grade do Colégio Petrópolis em 2023. Hoje representado pela Diretora de escotismo da escola Priscila Oriani de Carvalho.

 

Elza Terra Cotrim – Grupo Escoteiro Brogotá – 162

Elza Terra Cotrim, brasileira, casada com Augusto Cotrim, ora com 71 anos de idade. Quem te conhece bem, diria que dispensaria as homenagens, ainda que se sentisse honrada e alegre por saber que alguém nutre por ela alguma admiração. Quem conhece bem a chefe Elza sabe que ela, ao longo de sua vida não teve Tempo Perdido com futilidades não deixou de fazer o bem, sem olhar a quem; Sempre pugnou pela igualdade das pessoas e sempre teve um apurado e elevado senso de justiça. Sabe ainda que às crianças, dedicou muito do seu amor, procurando educá-las visando sempre proporcionar a elas conhecimentos que as guiem pelo melhor caminho. Sabe ainda que o escotismo também foi para ela mais um caminho encontrado para guiar os jovens a serem bons cidadãos sentimento esse que continua embalando sonhos que carrega de há muito. Enfim, quem conhece bem a chefe Elza sabe que ela é um doce, distribuindo amor e carinho às pessoas que com ela convivem, as pessoas que servem desinteressadamente, pretendendo apenas o melhor para elas. Essa é a chefe Elza desde o início cuidando de nós com todo amor e carinho.

 

Diretores Presidentes dos Grupos

- Geraldo José Pinto

Diretor Presidente Do Grupo Escoteiro Guaianazes -68

 

- Marcos Cunha

Diretor Presidente do Grupo Escoteiro Coaquira – 158

 

- Katia Eriko Sawaki Nascimento

Diretor Presidente do Grupo Escoteiro Leão De Judá – 167/SP

 

- Aline de Cassia Cruz de Souza

Diretor Presidente do Grupo Escoteiro Jean Philippe Cousteau – 173

 

- Beatriz Santos da Silva

Diretor Presidente do Grupo Escoteiro Billings – 227

 

- Ana Rita Moura Cunha

Diretor Presidente do Grupo Escoteiro Tibiriça – 243

 

- Raphael Tadeu Raiza

Diretor Presidente do Grupo Escoteiro Pen Life – 488

 

- Priscila Oriani de Carvalho

Diretor Presidente do Grupo Escoteiro Petrópolis – 520

 

- Marta Cotrim

Diretor Presidente do Grupo Escoteiro Brogotá – 162.

 

- Eliezer Becker de Melo

Comissário Distrital – 14° Distrito Escoteiro Caminho do Mar (Representando pelo Sr. Raphael Tadeu Raiza)

 

Ao final da sessão o vereador Julinho Fuzari realizou a entrega de dois cordões girassol para: Levi Ramos Raiza – Grupo Guaianazes e para Arthur dos Santos Bello – Grupo Jean Philippe Cousteau.

 

Multimídia

 CLIQUE AQUI e veja as fotos desta Sessão Solene 

 CLIQUE AQUI e ouça o áudio desta Sessão Solene 

Canais online de atendimento ao munícipe

Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa.