abreA entrega da honraria foi no Plenarinho da Câmara Municipal na manhã desta sexta-feira (24/02). Foto: Oscar Jupiraci.

Na manhã de sexta-feira (24/02), no Plenarinho da Câmara Municipal, o presidente Danilo Lima (PSDB) entregou a Medalha João Ramalho ao Sr. Roberto Xausa. A iniciativa foi do próprio vereador e a homenagem foi realizada nos termos do Decreto Legislativo n° 1.773, de 08 de fevereiro de 2023.

Compuseram a Mesa de Honra do evento: Sr. Gabriel Zabala, presidente do São Bernardo do Campo Norte; vereador Danilo Lima; Sr. Roberto Xausa, homenageado e Sr. Fernado Guimarães, presidente do CAMP.

Em seu pronunciamento, Danilo Lima comentou sobre as experiências novas que a vida na política lhe trouxe. “Quando eu iniciei minha trajetória na política foi para ajudar nossa cidade, trazer melhores condições de vida à nossa população. Estar na vida pública, me trouxe experiências que eu não imaginava, como essa relação com os italianos, com a sua cultura, principalmente com essa irmandade entre Marostica e São Bernardo do Campo. Achei muito interessante essa troca de cultura, esse relacionamento, esse estreitamento de laços”, destacou o parlamentar.

danilo“Nada mais justo e honroso do que entregar essa medalha hoje. Agradeço aos descendentes de italianos que há muito tempo se estabeleceram aqui e nos ajudaram a construir a São Bernardo que temos hoje”, comentou Danilo. Foto: Oscar Jupiraci.

entrega medalhaDanilo Lima entrega a Medalha João Ramalho ao homenageado, Sr. Roberto Xausa. Foto: Oscar Jupiraci.

O homenageado

O Sr. Roberto Xausa reside em Marostica, cidade italiana declarada cidade-irmã do município de São Bernardo do Campo, nos termos da Lei Municipal nº 2.794, de 9 de setembro de 1986.
É Arquiteto, autônomo e, atualmente, ocupa o cargo de Presidente da Comissão Distrital da CIP (Comitês Interpaíses).

É autor de numerosos artigos e participante de entrevistas em meios de comunicação nacionais e estrangeiros sobre temas relacionados com cultura, arquitetura e paisagem.

Realizou conferências sobre Marostica e Veneto em Los Angeles, no Consulado Italiano; em Chicago, na sede da Delegação do ENIT; em Nova York, no Instituto Cultural Italiano; em Vancouver, no Consulado Italiano; em Toronto, no Instituto Cultural Italiano e em Tóquio/Tendo, na Sede da Delegação do ENIT.

É Presidente da Banca Popolare di Marostica Foundation - Volksbank.

Atuou em diversos órgãos e associações situados na Itália e em diversos países, tendo sido:

- Conselheiro de Planejamento Urbano e Turismo do Município de Marostica, no período de 1980 a 1995;

- Entre os anos de 1998 e 2012, foi Presidente da Veneto Marketing srl, empresa de turismo receptivo fundada por Administrações Municipais, Empresários e a Associação de Comerciantes da região de Bassano;

- Membro fundador da Associação European Walled Towns "Walled Towns Circle" - 1992 Cardiff (Inglaterra);

- Membro fundador da Associação das Cidades Muralhadas do Vêneto - 1994, Veneza;

- Membro do Conselho Deliberativo da Fundação CISA - Centro Internacional de Estudos de Arquitetura "Andrea Palladio" de Vicenza;

- Presidente da Associação Desportiva Marostica Ski Club de 2000 a 2012;

- Membro do Conselho de Administração do Ente Vicentini nel Mondo;

- Membro do Conselho da Ordem Profissional dos Arquitetos de Vicenza; e

- Vice-presidente da Associação Pro Marostica.

É membro atuante no Rotary Internacional, entidade na qual ocupou os seguintes cargos:

- Coordenadoria de Imagem Pública do Rotary Internacional - Itália, Espanha, Portugal e Malta, no período de 2018 a 2021;

- Treinador de Governadores Italianos, entre os anos de 2018 a 2021;

- Governador do Distrito 2060 no biênio 2013/2014;

- Representante de Presidentes Internacionais em Congressos Distritais: Gary Huang - Distrito 1730 - Sul/Leste da França e Corsega, no ano de 2015; Ian Riseley - Distrito Metropolitana 2041 - Milão - ano 2018; Barry Rassin - Distrito 2100 - Nápoles - ano 2019; Mark D. Maloney - Distrito 2072 - Bolonha - ano 2020 - Holger Knaack - Distrito 2120; Instrutor Distrital - Gov. Ricardo de Paola - Anos 2018 e 2019;

- Assistente Distrital de 5 Governadores: Posocco, Mosca, Benelli, Caronna e Maraschin;

- Representante Especial do Governador para a fundação dos novos Rotary Clubs Vicenza Palladio e Asiago Altopiano dei Sette Comuni;

- Presidente da Comissão Distrital "Projetos e Programas", no biênio 2015/2016;

- Presidente da Comissão Distrital "Comunicação e Informação", nos anos de 2016 a 2018;

- Delegado do Distrito 2060 à Comissão Nacional de Ética e Legalidade Paul Harris Fellow, com oito prêmios.

É Sócio Fundador, tendo atuado como Presidente do Rotary Club Bassano Castelli nos anos de 2001 e 2002.

Foi organizador de várias edições da "Mostra do Jogo de Xadrez com Personagens Vivos" na Itália e no exterior. O jogo de xadrez humano de Marostica ficou conhecido no mundo inteiro e reproduzido em algumas cidades, assim como aconteceu em 1991, em São Bernardo do Campo, "cidade-irmã" de Marostica no Brasil, quando recebemos a disputa com 131 figurantes marosticanos e de outros locais.

O castelo foi reproduzido em igual dimensão para um público de 20 mil espectadores. Na ocasião, o Senhor Roberto Xausa esteve presente em nossa cidade, estreitando os laços de irmandade entre Marostica e São Bernardo do Campo e enaltecendo a cultura e o esporte em nosso município.

➡ Clique aqui para acessar a Galeria de Imagens com as fotos desta sessão solene

Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa