ss cabeleireiro abreAcima, os integrantes da mesa de honra da sessão solene em comemoração ao Dia Nacional do Cabeleireiro, presidida pelo vereador Toninho Tavares. Estima-se que, atualmente, existam cerca de 3 milhões de profissionais do setor no Brasil, distribuídos em aproximadamente 400 mil salões localizados em todo o país. Foto: Oscar Jupiraci

Para comemorar a data, o vereador Toninho Tavares (PSDB) promoveu uma sessão solene na noite de segunda-feira (07/11), no Plenário Tereza Delta. Na ocasião, ele entregou Medalhas João Ramalho às cabeleireiras Maria Bonifácia Guimarães Amaro e Guiomar Pereira Maggio, além de certificados de honra ao mérito a diversos profissionais que se destacaram no corte, penteado, coloração, tratamento e embelezamento dos cabelos em São Bernardo do Campo.

Para o parlamentar, as pessoas que exercem atividades relacionadas à área da beleza em geral não recebem a devida importância, “por isso, tenho imensa alegria em presidir os trabalhos desta solenidade tão especial, voltando a atenção do poder público aos homenageados desta noite”.

ss cabeleireiro vereadorAcima, o vereador Toninho Tavares, autor da Resolução nº 3.343/2022, que instituiu a comemoração do Dia Nacional do Cabeleireiro em São Bernardo do Campo. Foto: Oscar Jupiraci

Ele ainda ressaltou o efeito positivo dos cuidados com a aparência no emocional dos clientes. “Todos temos nossas qualidades, e vocês têm o dom de enxergar isso e realçar nossos melhores traços. Fato é que, depois do atendimento no salão, outra pessoa se levanta da cadeira, com a autoestima revigorada”, afirmou.

Hiroyuki Minami, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo; Alessandro Ramos Vasconcelos, diretor comercial; Iderval Oliveira dos Santos, representante comercial, e Sônia Regina Penha, uma das organizadoras do evento, compuseram a mesa de honra ao lado de Toninho Tavares.

HOMENAGENS

Maria Bonifácia Guimarães Amaro

ss cabeleireiro maria bonifaciaA Sra. Maria Bonifácia Guimarães Amaro exibe o diploma que acompanha a Medalha João Ramalho, entregue por Hiroyuki Minami, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, e pelo vereador Toninho Tavares. Foto: Oscar Jupiraci

Nascida em 8 de maio de 1950, na cidade de São Paulo, no Bairro do Bexiga.

É filha do Sr. José Caetano Guimarães e da Sra. Elza Batista Gonçalves.

Casou-se com o Sr. Marco Antonio Amaro (in memoriam) no dia 15 de dezembro de 1971 e desta união, nasceu seu único filho, Rodrigo Guimarães Amaro (in memoriam).

"Nega", como gosta de ser chamada, frequentou a escola profissionalizante Akaoshi, localizada no Bairro da Liberdade, em São Paulo. Como era uma aluna dedicada, foi escolhida pelo diretor da escola para trabalhar fazendo penteados. Sendo uma menina de apenas 11 anos de idade e tendo toda a vida pela frente, não deixou a oportunidade passar.

No ano de 1976, sua madrinha decidiu abrir um salão de cabeleireiros na cidade de São Bernardo do Campo e a levou como ajudante. Após seis meses com o salão aberto, sua madrinha teve que retornar para a cidade de São Paulo, deixando o salão sob sua responsabilidade. E, a partir de então, "Nega" nunca mais deixou a cidade.

Profissional competente, qualificada, dedicada e capaz de zelar pelo cuidado e bem-estar de suas clientes, buscou e alcançou a excelência.

(Fonte: Decreto Legislativo nº 1.767, de 27 de outubro de 2022)

Guiomar Pereira Maggio

ss cabeleireiro guiomarA Sra. Guiomar Pereira Maggio exibe o diploma que acompanha a Medalha João Ramalho, entregue por Hiroyuki Minami, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, e pelo vereador Toninho Tavares. Foto: Oscar Jupiraci

Nascida em 16 de setembro de 1950, no distrito de Ouro, no sul de Minas Gerais, mudou-se na década de 1960 para a cidade de Santos, onde permaneceu durante um ano morando com seu tio e sua tia.

Posteriormente, mudou-se para a cidade de São Bernardo do Campo com seu irmão mais velho, Sr. José Gonçalves Pereira.

Casou-se com o Sr. Vitório Giovani Maggio e com ele teve dois filhos: Gabriel Pereira Maggio e Guilherme Pereira Maggio.

Desde criança, já mostrava interesse e aptidão para trabalhar como cabeleireira, cortando cabelo e fazendo a barba de seu pai e seus irmãos, mas sonhava em sair da área rural e melhorar de vida.

Quando se mudou para São Bernardo do Campo, passou a se profissionalizar no ramo, estudando em São Paulo e trabalhando em nosso município, até que no final da década de 1970, com muito esforço e dedicação, conseguiu montar seu salão no Bairro Planalto.

Desde sua criação até hoje, o Salão da Guiomar oferece serviços de qualidade, assim como os produtos utilizados, o que a tornou uma referência profissional.

Além disso, sua dedicação, carisma, determinação e bondade construíram incontáveis relações de amizade com suas clientes, e seu trabalho possibilitou ajudar sua família.

A história de Guiomar foi construída juntamente com diversas pessoas, pelas quais ela nutre um profundo sentimento de gratidão, em especial, as Sras. Maria do Carmo Pereira Assunção, Romilda de Fátima Laureano e Brenda Ferreira Assunção.

(Fonte: Decreto Legislativo nº 1.768, de 27 de outubro de 2022)

Dia Nacional do Cabeleireiro

ss cabeleireiro extraAlém de criar o Dia Nacional do Cabeleireiro, Barbeiro, Esteticista, Manicure, Pedicure, Depilador e Maquiador, a Lei Federal nº 12.592/2012 regulamentou as atividades desses profissionais da beleza. Foto: kaleido-dp/Pixabay

No Brasil , o Dia Nacional do Cabeleireiro é comemorado em 3 de novembro.  A data é celebrada no Dia de São Martinho de Porres, padroeiro dos(as) cabeleireiros(as).

Desde jovem, ele trabalhava como barbeiro-cirurgião, mas nunca deixou de ajudar os mais necessitados, aos quais dedicou toda a sua vida. Sua morte, em 3 de novembro de 1639, tornou-se um marco comemorativo, tamanha a importância do santo espanhol, protetor dos cabeleireiros e barbeiros.

Em alguns lugares do país, a homenagem é feita no dia 19 de janeiro, devido à data de oficialização que homenageia não apenas os cabeleireiros, como também barbeiros, maquiadores, manicures, esteticistas e profissionais afins.

Independentemente de ser celebrado em 3 de novembro ou 19 de janeiro, a verdade é que a data é uma forma justa de reconhecimento aos profissionais que dedicam sua carreira ao embelezamento dos clientes.

(Fonte: Projeto de Resolução nº 21/2022)

 

CLIQUE AQUI para ver as fotos desta sessão solene na Galeria de Imagens

CLIQUE AQUI para acessar a gravação em áudio desta sessão solene

 

mini 6

Canais online de atendimento ao munícipe
Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa.