ss padre adriano abreAo lado do vereador Julinho Fuzari, o padre Adriano Pereira da Silva exibe a Medalha João Ramalho e o diploma que acompanha a honraria concedida em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à população são-bernardense. Foto: Oscar Jupiraci

O pároco da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, na Vila Santa Luzia, recebeu a Medalha João Ramalho em uma sessão solene presidida pelo vereador Julinho Fuzari (PSC) na noite de segunda-feira (05/09), no Plenário Tereza Delta.

ss padre adriano vereadorAo justificar a homenagem, o vereador Julinho Fuzari, autor do Decreto Legislativo nº 1.754/2022, que instituiu a solenidade, ressaltou a importância de demonstrar admiração e respeito por aqueles que vivem, honram e ajudam os mais necessitados. Foto: Oscar Jupiraci

“É um reconhecimento merecido pela contribuição do padre Adriano em favor da nossa cidade; os feitos, o trabalho, a entrega, a ajuda à população carente, as creches para as crianças em situação de vulnerabilidade, o quanto é querido pela comunidade São Pedro Apóstolo. Durante a pandemia, arrecadou e distribuiu alimentos para os mais necessitados, acalentou e acolheu aqueles que perderam entes queridos. Hoje, nossa cidade homenageia o padre Adriano, mas ele homenageia nossa cidade todos os dias. Chegou a hora de São Bernardo fazer a ‘justa reparação’, como anuncia nosso hino, e conceder a maior honraria que um são-bernardense pode receber”, explicou Fuzari em sua fala na tribuna.

Em seu discurso de agradecimento, o padre Adriano admitiu que não foi fácil convencê-lo a aceitar a condecoração, mas ele encontrou uma motivação. “Vi uma oportunidade de representar todos que, assim como minha família, saíram do Nordeste do país e vieram para São Paulo construir uma vida melhor. Empresto minha voz a todos os jovens que, assim como eu, foram criados nas periferias de São Bernardo do Campo e, apesar de todas as lutas e dificuldades, escolheram o caminho do bem e se tornaram pessoas honestas, dignas e trabalhadoras”, declarou.

ss padre adriano tribunaA partir da esquerda, o Sr. Jaime Ramos Clemente, membro da comunidade São Pedro Apóstolo, e a Sra. Quésia Manfrinatto Dias, representando as obras sociais da paróquia (as creches São José, Maria Imaculada e Jesus Bambino), foram convidados a fazer uso da tribuna durante a solenidade. Fotos: Oscar Jupiraci

Além de Julinho Fuzari e do padre Adriano, a mesa de honra da solenidade reuniu a Sra. Valdelice Pereira Gonçalves e o Sr. Fernando Claudino da Silva, pais do homenageado; Valdinei Pereira Gonçalves e Eliana Gonçalves, irmãos do homenageado; o Sr. Rubens Adauto, representando a diretoria das diversas obras sociais; a Sra. Marta Baldi, representando a Paróquia São Pedro Apóstolo, e o assessor Sr. Yasuda, representando o deputado federal Alex Manente.

Trajetória

ss padre adriano homenageado“Precisamos cuidar das periferias de São Bernardo para que nossas crianças e jovens não caiam na marginalidade, nem se percam nas drogas”, defendeu o Padre Adriano Pereira da Silva. Foto: Oscar Jupiraci

O Padre Adriano Pereira da Silva nasceu em 7 de agosto de 1986, em São Bernardo do Campo, no extinto Hospital Príncipe Humberto.

Filho da Sra. Valdelice Pereira Gonçalves e do Sr. Fernando Claudino da Silva, é o caçula de uma família de cinco filhos que chegou a São Bernardo do Campo oriunda do Nordeste do país, do estado de Pernambuco, cidade de Garanhuns, na tentativa de se estabelecer e procurar melhores condições de vida.

Sua vida religiosa se desenvolveu no bairro Areião, à época, pertencendo à Paróquia Jesus de Nazaré, na vila São José, especificamente à Capela São João Batista, hoje pertencente à Paróquia Imaculada Conceição Aparecida, do Parque Selecta.

Naquele ambiente religioso, desenvolveu trabalho com jovens, serviços de caridade e realizou visitas e acompanhamento de famílias.

Ingressou no seminário diocesano de Santo André em 2008. Em 2011, formou-se em Filosofia no Centro Universitário Assunção - UNIFAI e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica - PUC-SP.

Desenvolveu trabalhos e estágios em Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema e Mauá.

Ordenado Diácono Transitório, trabalhou no bairro Alves Dias, em São Bernardo do Campo e, em seguida, no bairro Serraria, em Diadema.

Ordenado Padre em 16 de julho de 2016, foi enviado à Paróquia São Pedro Apóstolo, no Taboão, em São Bernardo do Campo, onde desenvolve trabalhos com jovens e famílias e está engajado nas demandas sociais do bairro, encabeçando a gestão da reforma da Igreja.

Em 2018, assumiu a Presidência das Obras Sociais São Pedro Apóstolo e passou a desenvolver um trabalho social com a Educação Infantil, em convênio com a Secretaria de Educação e a Secretaria de Serviço Social do Município.

Em 2021, formou-se em Pedagogia na Faculdade Estácio de Sá e, em 2022, obteve o Registro de Historiador, em razão da sua formação em História.

Observando as demandas do Município, aceitou o desafio de abrir novas unidades de atendimento e Educação Infantil e, assim, inaugurou, em parceria com o Município, a Creche Maria Imaculada, no bairro Alvarenga, e a Creche Jesus Bambino, no bairro Orquídeas.

Nesta parceria, o Município atende quase 300 crianças na Educação Infantil e famílias em situação de vulnerabilidade social.

É, ainda, professor de Filosofia e Sociologia na rede particular de ensino.

Em 2021, foi eleito e nomeado Coordenador da Região Pastoral São Bernardo do Campo - Rudge Ramos, missão que exerce até então.

(Com informações do Decreto Legislativo nº 1.754, de 29 de junho de 2022)

ss padre adriano santaNo início da cerimônia, os convidados acompanharam a entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Plenário Tereza Delta. Foto: Oscar Jupiraci

➡ CLIQUE AQUI para ver as fotos desta sessão solene

➡ CLIQUE AQUI para acessar a gravação em áudio desta sessão solene