abreParticiparam da cerimônia membros de lojas maçônicas de outras localidades, além de autoridades, como o Sereníssimo Grão Mestre Fernando Fernandes (ao centro) e o Soberano Grande Comendador José Aparecido Lopes (à direita), que receberam o pin com o brasão do município do presidente do Legislativo, Estevão Camolesi. Foto: Oscar Jupiraci.

Solenidade realizada na noite de terça-feira, 23/08, na Augusta e Respeitosa Loja Simbólica Fraternidade de São Bernardo do Campo comemorou o Dia do Maçom. A iniciativa foi do vereador e presidente da Casa, Estevão Camolesi (PSDB) e realizada nos termos das Resoluções n° 1.250, de 06 de junho de 1994 e n° 3.339, de 04 de maio de 2022.

Recordemos a data de 20 de agosto de 1822, quando irmãos maçons, reunidos nas dependências de um templo maçônico no Rio de Janeiro deram o maior passo para o futuro do nosso país, articulando e decidindo naquele momento a proclamação da Independência do Brasil, que foi levada a cabo pelo Imperador Dom Pedro I às margens do rio Ipiranga, em 7 de setembro do mesmo ano. Deste modo, 20 de agosto, ficou sendo no Brasil o Dia do Maçom, pela altiva decisão tomada no seio da maçonaria.

O prefeito do município, Orlando Morando Júnior, esteve presente à cerimônia. “Eu celebro esse momento, após dois anos de pandemia, porque não existe nada mais importante do que o convívio social. O convívio social se dá em família, nos clubes esportivos, nas lojas maçônicas. O mundo parou e, felizmente, este ano a gente teve a oportunidade desta retomada. Eu venho à maçonaria em sinal de respeito a essa comunidade unida e organizada. Vocês são importantes para a cidade. Muitos aqui empreendem, empregam e fazem parte da sociedade civil organizada de São Bernardo”, destacou o prefeito.

orlando“Eu venho à maçonaria em sinal de respeito a essa comunidade unida e organizada”, comentou o prefeito Orlando Morando em visita à loja maçônica. Foto: Oscar Jupiraci.

Em seu pronunciamento, Estevão Camolesi comentou sobre os desafios que a pandemia trouxe para a humanidade. “Vivemos tempos difíceis, desafiadores. Desafios morais, espirituais, mentais. A maçonaria nos ensina a acreditar em Deus e em nós mesmos e na nossa fraternidade. A nossa força vem da união: de propósitos, de desejos, de coragem. A maçonaria, em obstante manter as suas tradições seculares, teve que mudar ao longo do tempo. É a lei do progresso que nos convida a crescer, lutar e vencer. Eu fiz questão que essa comemoração fosse feita aqui, para que nós pudéssemos, de portas abertas, gritar ao mundo que nós o defendemos, com unhas e dentes, com ideais, o desejo de libertação no mundo que tenta escravizar os seus irmãos, no mundo que tenta subjugar aqueles que pensam diferente”, mencionou o parlamentar.

camolesi“A maçonaria nos ensina a acreditar em Deus e em nós mesmos e na nossa fraternidade. A nossa força vem da união: de propósitos, de desejos, de coragem”, exprimiu Camolesi. Foto: Oscar Jupiraci.

CLIQUE AQUI para acessar a Galeria de Imagens com as fotos desta Sessão Solene

Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa