abreA entrega aconteceu após a realização da missa pelo Padre Jean Rafael. Foto: Flavio Lopes.

Na noite da última sexta-feira, 05/08, o Padre Diocesano Dr. Jean Rafael Eugênio Barros foi condecorado com o Título de Cidadão São-Bernardense na paróquia onde exerce suas atividades, a Igreja São José, no bairro Baeta Neves. A iniciativa foi do vereador Toninho Tavares (PSDB) e realizada nos termos do Decreto Legislativo n° 1.681, de 24 de fevereiro de 2021, de autoria do parlamentar.

Além do vereador e do homenageado, compuseram a Mesa de Honra, os deputados estaduais Alex Manente e Vicentinho e Ricardo Ferrari, assessor parlamentar, representando a deputada estadual Carla Morando.

entrega tituloFoto: Flavio Lopes.

O homenageado

O Reverendíssimo Padre Diocesano Dr. Jean Rafael Eugênio Barros nasceu no dia 11 de agosto de 1972, na cidade de Santa Rita do Sapucaí, no estado de Minas Gerais. É filho da Sra. Terezinha Eugênio de Barros e do Sr. Antônio Raimundo de Barros (in memoriam).

Com forte formação educacional, iniciou seus estudos na Escola Estadual Dr. Delfim Moreira, localizada em Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, onde estudou da pré-escola até a 4ª série do Ensino Fundamental, no período de 1978 a 1983.

No período de 1984 a 1987, cursou da 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Sinhá Moreira.

Nos anos de 1988 a 1990, cursou o Ensino Médio no Colégio São José (Seminário Arquidiocesano), localizado em Pouso Alegre, Minas Gerais.

Graduou-se Bacharel em Teologia, em 1997, pela Faculdade Dehoniana de Taubaté, em São Paulo. Foi ordenado padre no ano de 1998.

Fez Pós-Graduação em Direito Matrimonial Civil Canônico pela Faculdade São Bento do Rio de Janeiro, localizada no centro do município do Rio de Janeiro, curso que concluiu em 2010.

Concluiu, ainda no ano de 2012, Mestrado em Direito Canônico pelo Instituto de Direito Canônico Padre Dr. Giuseppe Benito Pegoraro, agregado à Pontifícia Universidade Lateranense de Roma.

Também no ano de 2012, iniciou o curso de Doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, concluindo os estudos em 2013.

Ocupou vários cargos em diversas paróquias, localizadas nos municípios de Monte Sião, Poço Fundo, Brasópolis e Santo André, até ser designado pároco em São Bernardo do Campo, no tradicional bairro Baeta Neves, que nesse ano completa 96 anos de formação.

Atualmente, é pároco da Paróquia de São José, situada no bairro Baeta Neves.

Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa