02 abreFotos: Oscar Jupiraci.

Na noite da última segunda-feira (06/06), foi comemorado o Dia Internacional do Meio Ambiente. A solenidade foi presidida pelos vereadores Maurício Cardozo e Jorge Araújo, no Plenário Tereza Delta, nos termos da Resolução n° 887, de 29 de maio de 1987.

03 mesa de honraMesa de Honra. Fotos: Oscar Jupiraci.

A Mesa de Honra foi composta pelos vereadores e pela Sra. Cláudia Rodrigues, esposa do vereador Jorge Araújo; pelo Sr. José Carlos Gobbis Pagliuca, Secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal, representando o Poder Executivo Municipal; pelo Sr. Ricardo Ferrari, Assessor representando a Deputada Estadual Carla Morando; pelo Cel. Aparecido Chaves, Secretário Adjunto da Secretaria de Segurança Urbana e pelo Vereador Joilson Santos.

04 maurícioVereador Maurício Cardozo. Fotos: Oscar Jupiraci.

“Uma enorme satisfação estar aqui com todos vocês e homenageá-los. Pessoas, empresas e entidades que contribuem com a manutenção e o bem-estar das nossas vidas. Preservando todos os recursos naturais para uma melhor sobrevivência da sociedade. E, nada mais justo que homenageá-los novamente. Lutando em paralelo com algumas atividades comerciais, para que possamos contar com um mundo melhor e mais saudável de se viver. Aplicando tecnologia de ponta para que não haja agressões à natureza e coibindo a poluição”, comentou o vereador Maurício Cardozo.

Destaques na defesa do meio ambiente que foram agraciados com a Medalha de Honra ao Mérito Ambiental:

05 sabespSr. Emerson José Dos Santos (Superintendente), representando a SABESP. Fotos: Oscar Jupiraci.

- SABESP: Uma das maiores empresas de saneamento do mundo em população atendida. São 28,4 milhões de pessoas abastecidas com água e 25,2 milhões de pessoas com coleta de esgotos. A Sabesp é responsável por cerca de 30% do investimento em saneamento básico feito no brasil. Para o período 2022-2026, planeja investir aproximadamente R$ 23,8 bilhões, com foco na ampliação da disponibilidade e segurança hídrica, sem prejuízo dos avanços conquistados nos índices de coleta e tratamento de esgotos.

06 trianguloSr. Eduardo Shiguemi Maki (Fundador), representando o Instituto Triângulo de Desenvolvimento Sustentável. Fotos: Oscar Jupiraci.

- INSTITUTO TRIÂNGULO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: O Instituto Triângulo é uma ONG, certificada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), e desde 2003 atua desenvolvendo uma ampla rede de mobilização ecológica em prol da reciclagem de óleos e gorduras residuais, que nos dias atuais conta com mais de 5000 PEV´s (Ponto de Entrega Voluntária), divididos em 126 cidades do Brasil. Em 2019, por meio de uma grande campanha de mobilização social, contribui para inserir a cidade de São Bernardo do Campo no Guinness World Records, como a cidade que mais arrecadou óleo de cozinha usado em único mês – 50.088 litros.

07 ecolmeiaSra. Elaine Santos (Diretora Executiva e Gestora), representando o Instituto Ecolméia. Fotos: Oscar Jupiraci.

- INSTITUTO ECOLMÉIA: A Ecolméia é uma OSCIP fundada em 2006, sediada em São Bernardo do Campo, que por meio de seus programas socioambientais desenvolvidos no Brasil, busca a promoção da igualdade social e qualidade ambiental, em benefício da coletividade.

08 gcmSr. Alexandre Bispo Martins (Subinspetor da GCM), representando o Sr. Edney Bento (GCM Ambiental). Fotos: Oscar Jupiraci.

- GCM AMBIENTAL 2° CL. EDNEY BENTO: Edney é filho de Margarida Bento e de Alcino Bento, casado e pai de 02 filhos, ingressou na GCM em 07 de março de 2013 e desde então, presta relevantes serviços à Guarda Ambiental de São Bernardo do Campo. Nasceu em 31 de março de 1973 em São Bernardo do Campo e foi criado dentro do Parque Estadual Serra do Mar, onde viveu até os 20 anos de idade e cresceu explorando a mata e vendo o pai, aqui já citado, combatendo diversos crimes ambientais como guarda parque, função esta iniciada pelo avô Camilo Bento e seguida pelo pai e mais cinco tios. Edney tem participação na maioria das grandes ocorrências ambientais desde seu ingresso na corporação e sua experiência e vivência na mata contribuem com o sucesso das operações desta especializada. Edney Bento já foi homenageado por três vezes, sendo uma delas a Medalha João Ramalho por esta Câmara Municipal, a Medalha GCM e Placa de Mérito por ocorrência de destaque também pela GCM.

09 jorgeVereador Jorge Araújo. Fotos: Oscar Jupiraci.

“Educação começa em casa. E todos nós precisamos ser responsáveis nesse propósito. Fazendo um ciclo virtuoso de responsabilidade com o meio ambiente, em nossa casa, no nosso bairro, no nosso Estado, no nosso país e no mundo. As crianças são especialistas em nos corrigir em relação ao meio ambiente, pela sua inocência, mas também pelo seu amor a sociedade e a humanidade. A sociedade é um reflexo do que se está acontecendo dentro de cada um de nós. O processo de valorização do meio ambiente passa pela valorização do ser humano, pela valorização do outro. Cada um de nós é importante”, comentou o vereador Jorge Araújo.

Mais destaques na defesa do meio ambiente que foram agraciados com a Medalha de Honra ao Mérito Ambiental:

10 sbaSr. Jaime Simplicio Toloza (Coordenação Operacinal), representando a SBA. Fotos: Oscar Jupiraci.

- SBA AMBIENTAL: O Consórcio São Bernardo Ambiental é uma parceria entre as empresas: Lara Central de Tratamento de Resíduos Sólidos e Revita Engenharia, que se uniram para atender exclusivamente a cidade de São Bernardo do Campo com os serviços de coleta e transporte de resíduos sólidos, além de conservação e limpeza urbana em todo município. Essa parceria é responsável por cuidar da cidade e mantê-la mais limpa e bem cuidada. Tudo isso é realizado com investimento em profissionais, oferecendo diferenciais, disponibilizando serviços de qualidade e promovendo convívio saudável entre funcionários, visando o sucesso das atividades da empresa.

11 cooperluzSra. Maria Lucia de Souza Santos, representando a COOPERLUZ. Fotos: Oscar Jupiraci.

- COOPERLUZ: A cooperativa de reciclagem Cooperluz, atua em nossa cidade, reciclando o lixo que para muitos não tem utilidade. Além de dar o destino correto para os resíduos, a Cooperluz gera emprego e oportunidades para várias famílias de São Bernardo do Campo.

12 pq imigrantesSr. Marcio Koiti Takigushi (Diretor), representando o Parque Ecológico Imigrantes. Fotos: Oscar Jupiraci.

- PARQUE ECOLÓGICO IMIGRANTES: O Parque Ecológico Imigrantes é uma grande área preservada em São Bernardo do Campo, ás margens da Rodovia dos Imigrantes. Se considerarmos o estado de degradação da Mata Atlântica, e sua biodiversidade importante no contexto ambiental internacional, o Parque Ecológico Imigrantes assume um papel estratégico e importante no sentido de preservar e fornecer informações sobre este bioma tão relevante.

13 danSr. Dan Robson. Fotos: Oscar Jupiraci.

- SR. DAN ROBSON DIAS: O Sr. Dan Robson possui 20 anos de experiência em projetos ambientais. Consultor de projetos especiais para redes de televisão, dois prêmios internacionais, chanceler ambiental 2011 até 2013 pelo IBDN (Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza). Navegou mais de 20.000 quilômetros de rios e repesas no Brasil e no mundo. É colaborador no Projeto IPH (Índice de Poluentes Hídricos) que monitora a qualidade das águas nos reservatórios de nossa região.

14 martaSra. Marta Angela Marcondes. Fotos: Oscar Jupiraci.

- SRA. MARTA ANGELA MARCONDES: Marta é bióloga, mestre em políticas públicas ambientais e doutoranda pelo Programa de Medicina Translacional da UNIFESP, professora e pesquisadora da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, coordenadora do laboratório de análise ambiental do Projeto IPH)/USCS (Índice de Poluentes Hídricos), integrante do coletivo A Voz dos Rios  e do MDV (Movimento em Defesa da Vida), coordenadora das expedições mananciais Billings e Guarapiranga, e das expedições ao Rio Tietê, Rio Pinheiros, Rio Tamanduatei e Ribeirão dos Meninos. Elo da Rede Paulista de Educação Ambiental – REPEA, e da Rede Brasileira de Educação Ambiental – REBAE.

15 pagliucaDr. José Carlos Gobbis Pagliuca (Secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal). Fotos: Oscar Jupiraci.

- DR. JOSÉ CARLOS GOBBIS PAGLIUCA: A proteção ao meio ambiente é um desafio e precisa ser uma meta de todos os orgãos públicos. Precisamos destacar o papel importante desempenhado pela Secretaria de Meio Ambiente de São Bernardo do Campo, chefiada pelo Dr. José Carlos Gobbis Pagliuca desde 2018, bacharel em direito e licenciado em letras. Mestre em direito das relações sociais. Especialista em direitos humanos. Procurador de Justiça aposentado do Ministério Público do Estado de São Paulo. Lecionou em diversas universidades e foi residente do Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo em 2016 e 2017. Desde 2018 atua como secretário de meio ambiente e proteção animal em São Bernardo do Campo e durante esse tempo realizou diversas ações.

19 mos.fechaFotos: Oscar Jupiraci.

 

Multimídia

 CLIQUE AQUI e veja as fotos desta Sessão Solene 

 CLIQUE AQUI e ouça o áudio desta Sessão Solene 

Canais online de atendimento ao munícipe

Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa.