ss agua abreAcima, os integrantes da mesa de honra da sessão solene em comemoração ao Dia da Água, ocasião para discutir a despoluição da represa Billings, que completa 97 anos no próximo domingo (27/03). Foto: Oscar Jupiraci

A conservação de um dos principais reservatórios da região metropolitana de São Paulo ganhou destaque no Dia da Água, comemorado pelo Legislativo em uma sessão solene no Plenário Tereza Delta, na noite de terça-feira (22/03), por iniciativa do vereador Netinho Rodrigues (PP).

“A data também é uma mensagem de advertência. Pode-se dizer que é uma convocação global para o combate à perturbadora estatística que aponta que, ainda hoje, 2 bilhões de pessoas vivem sem acesso à água potável, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Somente 3% da água do planeta é doce, sendo que, desta pequena quantidade, cerca de 2,5% estão nas geleiras, indisponíveis, ou seja, apenas 0,5% de água doce do mundo está disponível para consumo”, explicou o parlamentar.

ss agua vereador“Torna-se mais do que necessário sair em defesa da represa Billings, uma verdadeira pérola hídrica. Preservá-la é obrigação de toda a sociedade”, afirmou o vereador Netinho Rodrigues, autor da Resolução nº 3.278, de 3 de março de 2021, que dispõe sobre a comemoração do Dia da Água no município. Foto: Oscar Jupiraci

Ele complementou sua fala citando a Billings. A represa que atualmente é responsável pelo abastecimento de 1,5 milhão de pessoas, surgiu em 1925 com a finalidade de gerar energia elétrica para atender às crescentes demandas da urbanização e da industrialização na época. “Hoje em dia, a ocupação ilegal das suas margens e o despejo in natura do esgoto doméstico em suas águas são os dois principais vilões da represa. Por isso, medidas como a Lei Estadual nº 13.579/2009, que definiu diretrizes e parâmetros de ocupação das Áreas de Proteção e Recuperação dos Mananciais da bacia Hidrográfica do Reservatório Billings, são tão importantes”, ressaltou Netinho Rodrigues.

billings internaVista geral da represa Billings na Grande São Paulo. Foto: Divulgação/Sabesp

Em uma palestra gravada em vídeo, a engenheira Nercy Bonato, coordenadora do Programa Pró-Billings e gerente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp, apresentou aspectos relevantes das ações implementadas para a melhoria da água da represa. “Devemos ter consciência da importância e do uso racional desse recurso primordial, para que seja um legado às futuras gerações”, enfatizou.

Segundo informações da Prefeitura de São Bernardo do Campo, o Programa Pró-Billings, executado pela Sabesp, tem investimento de R$ 133 milhões, sendo uma das maiores obras de saneamento básico do Estado de São Paulo. As intervenções visam tratar 100% do esgoto do Grande Alvarenga, reduzindo em 700 mil metros cúbicos o volume de materiais despejados mensalmente na represa, beneficiando 250 mil moradores.

Estão previstas a construção de estações elevatórias de esgotos de pequeno e médio porte, linhas de recalque, condutos forçados, redes coletoras de esgotos, ligações domiciliares e coletores-tronco para exportação dos dejetos até a Estação de Tratamento de Esgoto do ABC (ETE ABC).

Clique aqui e saiba mais sobre a Represa Billings

Durante a cerimônia, Netinho Rodrigues entregou diplomas de Honra ao Mérito a alguns funcionários da Sabesp pelos relevantes serviços prestados à sociedade em geral pelo trabalho em prol da preservação da água.

O vice-prefeito Marcelo Lima; Ary de Oliveira, Afonso Torres/Afonsinho, Lucas Ferreira e Danilo Lima, vereadores de São Bernardo do Campo; José Carlos Pagliuca, secretário municipal de meio ambiente e proteção animal; subtenente Rocha, do Tiro de Guerra nº 02-078; Ramos de Oliveira, ex-vereador e vice-presidente da Associação dos Empreendedores do Riacho Grande; o Dr. João Carlos, médico ortopedista; Emerson José dos Santos superintendente da Unidade Sul da Sabesp, e Noemi Cristina, gerente de departamento da Unidade Billings, fizeram parte da mesa de honra da solenidade.

Você pode contribuir com a conservação da represa Billings:

✅ Cuide das árvores e áreas verdes presentes na área de manancial;

✅ Antes de construir, ampliar, comprar casas ou terrenos na área de manancial, procure orientações na Prefeitura;

Ajude a manter os rios, a represa e suas margens limpas, jogando lixo e entulho nos locais adequados.

(Fonte: Prefeitura de São Bernardo do Campo)

Clique aqui para ouvir o áudio desta sessão solene

Clique aqui para ver as fotos desta sessão solene