ss romu abre Agentes da ROMU no Plenário Tereza Delta durante a sessão solene em comemoração aos 5 anos de criação do grupamento da GCM. Foto: Oscar Jupiraci

Para comemorar os cinco anos de existência da equipe especial da Guarda Civil Municipal (GCM), o vereador Danilo Lima (PSDB) propôs, por meio da Resolução nº 3.310/2021, uma sessão solene, realizada na noite de quinta-feira (16/12), no Plenário Tereza Delta. Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo grupamento no município, ele entregou diplomas de Honra ao Mérito a diversos integrantes da ativa.

ss romu vereador“Com certeza vocês viveram muitas histórias nesses 5 anos. Enfrentaram diversas situações com bravura e honradez, sempre tentando preservar a vida do próximo antes da sua. Que venham 10, 15, 20 anos de ROMU”, parabenizou o vereador Danilo Lima, responsável pela solenidade. Foto: Oscar Jupiraci

O parlamentar iniciou sua fala citando diferentes ocasiões em que teve um contato mais próximo com a GCM: em um assalto na loja em que trabalhava; como diretor da Secretaria de Serviços Urbanos, no setor responsável pela frota do município, e atualmente como representante eleito da população.

“Pelos acontecimentos que passei junto a vocês, me vi na obrigação de retribuir de alguma forma. Isso, de maneira nenhuma, recompensa totalmente o que vocês fazem nas ruas todos os dias pela nossa cidade e pelos nossos moradores. Mas é um jeito singelo de tentar agradecer o excelente trabalho de grandes homens e mulheres que defendem nosso município e nossa sociedade. Acredito que não é só uma profissão, e sim uma missão a cumprir, que vocês desempenham com louvor”, ressaltou.

ss romu tribuna Além do vereador Danilo Lima, convidados da solenidade também discursaram na tribuna do Plenário Tereza Delta. Fotos: Oscar Jupiraci

As seguintes personalidades e autoridades prestigiaram a cerimônia e ocuparam lugares de destaque na Mesa de Honra ao lado de Danilo Lima: Marcelo Lima, vice-prefeito de São Bernardo do Campo; coronel PM Carlos Alberto dos Santos, Secretário Municipal de Segurança Urbana, representando o prefeito Orlando Morando; comandante Carlos César Ferreira da Silva; subcomandante Flávio Leão Rafael; subinspetora Gleicis Fernandes Januário; GCM 2ª classe M. Neto, da escolta do vice-prefeito Marcelo Lima; a deputada estadual Letícia Aguiar, Glauco Braido e Dr. Manuel, vereadores de São Bernardo do Campo.

ss romu slide Até dezembro de 2016, a ROMU se chamava Ronda Cidadã. Além de ganhar nova formação, a corporação passou a atender mais aos chamados de criminalidade, além de proteção aos equipamentos públicos e aos munícipes. Entre as ações realizadas pela ROMU está a “Operação Noite Tranquila”, programa de combate a “pancadões” e ocorrências de perturbação do sossego na cidade. Foto: Oscar Jupiraci

HISTÓRICO DA ROMU

A ROMU – sigla para Ronda Ostensiva Municipal – foi criada no dia 07 de dezembro de 2016 pelo Decreto nº 19.854 com o intuito de ser uma equipe de pronto emprego, motorizada, com formação voltada para o policiamento preventivo e ostensivo, especializada em técnicas e equipamentos específicos, treinada para o atendimento de ocorrências de maior complexidade.

Uma equipe que constantemente está em treinamento e que tem como uma de suas missões apoiar as demais unidades da Guarda Civil Municipal, além de atuar em ações planejadas em locais com altos índices de criminalidade, agindo ainda no controle de distúrbios civis e, mais notadamente, no programa “Noite Tranquila”, que tantos elogios recebe da população.

A ROMU iniciou seus trabalhos contando com 32 guardas civis, escolhidos de acordo com seu histórico na corporação, perfil e postura. Em 2018, ganhou sede própria no Bairro Assunção, e hoje possui em seu quadro 40 guardas civis qualificados para atuar nas mais diversas situações.

Graças à resposta rápida e efetividade das ações, a ROMU obteve da população de São Bernardo o respeito e admiração, o que enaltece a Guarda Civil Municipal como um todo.

Desde o início de seus trabalhos, foram mais de 26 mil abordagens e quase 500 dispersões e atendimentos relativos à perturbação de sossego, além de inúmeras ocorrências como tráfico de entorpecentes, roubos, furtos, veículos localizados, entre tantas outras.

A ROMU tem, em seu DNA, a vontade de fazer prevalecer a lei. Seus integrantes não medem esforços para cumprir sua missão, ainda que, não raro, faltem os meios necessários.

Parafraseando Euclides da Cunha: O romuriano é, antes de tudo, um forte, pois nele resiste a capacidade de sobreviver às mais duras adversidades. Não tem cansaço, não tem frio e nem fome fortes o suficiente para abater um romuriano.

(Reprodução do discurso da Subinspetora Gleicis Fernandes)

ss romu miniaturaO vice-prefeito Marcelo Lima e o secretário de Segurança Urbana, coronel Carlos Alberto, presentearam a ROMU com um modelo da viatura utilizada pela corporação, confeccionado especialmente para a ocasião. Foto: Oscar Jupiraci

camara foto CLIQUE AQUI e veja as fotos desta Sessão Solene

somCLIQUE AQUI e ouça o áudio desta Sessão Solene